COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como administrar uma clínica médica de médio porte no cenário brasileiro?

Por Werber Leite (Pixeon) em 20 de Fevereiro de 2018

como administrar uma clínica médica

 

Quando se pergunta como administrar uma clínica médica, independentemente do porte, estão sendo colocados em pauta desafios de gestões similares a muitas áreas. Com maior ou menor impacto, determinados setores acabam sofrendo consequências decorrentes do cenário do próprio país. E se, por ora, um segmento específico está em alta, a qualquer momento pode haver uma mudança nos rumos dos negócios. O que é possível fazer então?

 

Ensinar como administrar uma clínica médica não é uma tarefa simples. Existem inúmeras variáveis envolvidas. Porém, é possível distinguir quais são as situações e oportunidades mais comuns na área da saúde. Se elas acontecem com maior volume num hospital, é provável que também possam ocorrer numa densidade menor numa instituição de médio porte.

 

Em ambos os casos, em hospitais ou instituições menores, o “como administrar uma clínica médica” está associado com questões que fazem parte da rotina do gestor hospitalar. Por exemplo, há tópicos que estão bastante interligados com o que pode ser chamado de “área de produção”, ou seja, os processos que envolvem o paciente até sua chegada ao consultório médico e, inclusive, o pós-atendimento. Em outra ponta, encontramos financeiro, área fiscal, contabilidade: o chamado backoffice.

 

Os processos que estão mapeados pelas instituições são a base de como administrar uma clínica médica no cenário brasileiro. Eles irão nortear como aproveitar as ondas econômicas positivas e transformar possíveis crises do país em oportunidades. Num ambiente propício, se torna mais simples visualizar a gestão, mas é importante estabelecer que mesmo as ocasiões desfavoráveis podem ser vistas sob uma perspectiva diferente. Mas, para tanto, a casa precisa estar bem organizada.

 

Como administrar uma clínica médica: o que é mais importante?

 

Anteriormente, citamos que há duas áreas distintas que podem servir como base da gestão de uma clínica médica, a produção e o backoffice. Qual é mais importante? Essa é uma pergunta que muitos profissionais podem se deparar. Porém, mais do que dividir valores entre os dois, que englobam o funcionamento na prática e gerencial, é preciso considerar se o modelo adotado está promovendo satisfação para os pacientes e contribuindo para a sustentabilidade da instituição.

 

As análises realizadas pela gestão são o melhor caminho para chegar até gargalos que estão atrapalhando um bom desempenho e mostrar como administrar uma clínica médica com modelos mais adequados. O que envolve o estudo dos equipamentos, do investimento em inovações, capacitação da equipe até descentralização do conhecimento entre setores, negociação com operadoras de planos de saúde e escalabilidade de serviços.

 

De qual forma as informações produzidas pelos setores se encaixam em como administrar uma clínica médica de médio porte no Brasil? Quando a gestão é contemplada com soluções e sistemas que facilitam os processos e, principalmente, geram dados que auxiliam em tomadas de decisão. Com isso, o cenário econômico vivenciado naquele momento pode ser contornado ou aproveitado a partir de um conhecimento profundo dos profissionais sobre serviços e demandas.

 

Uma ferramenta de Business Intelligence é fundamental para monitorar e visualizar a performance da instituição. Isso é realizado em período integral: com demonstrativos contábeis, gestão fiscal, pagamento de impostos, se há prejuízo ou um resultado positivo no setor financeiro, qual o fluxo de caixa, se há necessidade de financiamento para trazer novos recursos e simultaneamente controlar o retorno que trarão.

 

Como o atendimento se encaixa na gestão de clínicas?

 

Uma resposta completa para “como administrar uma clínica médica de médio porte?” deve envolver mais do que números. A satisfação do paciente se encontra num patamar bastante elevado entre as peças-chave para obter melhores resultados. O foco no atendimento é que garantirá que as pessoas irão não apenas retornar, mas igualmente fazer uma propaganda para amigos e familiares de forma tão positiva que poderá despertar interessante. Como fazer isso?

 

São fatores simples que podem garantir que o atendimento forneça maior satisfação. Soluções mobile que permitem ao paciente marcar consultas, recebimento de SMS para confirmação e lembrete de horário na clínica, respeito aos horários agendados, humanização. O último tópico, inclusive, merece menção especial. Numa época em que a individualização deve ser respeitada, não basta apenas uma tecnologia que atende bem, mas friamente. É com soluções personalizadas, uma relação médico-paciente mais próxima, uma recepção ágil, que serão oferecidas experiências de qualidade.

 

Humanizar, no entanto, não exclui a busca pela inovação. Significa, na verdade, utilizar a tecnologia tanto para proporcionar diagnósticos ainda mais precisos quanto para aproximar pessoas e aumentar a satisfação. Pensando nesses pontos, o equilíbrio entre homem e máquina, a clínica poderá encontrar oportunidades e se manter sustentável no cenário da saúde no Brasil.

 

Tudo está baseado no monitoramento da gestão. Como administrar uma clínica médica de médio porte? Cuidando dos dados gerados pelo backoffice e transformando os números em informações que geram mais produtividade e impactam no atendimento ao paciente, com eficiência e empatia.

 

Na sua opinião, há algum outro fator que pode contribuir para a gestão de clínicas? Compartilhe a sua experiência nos comentários abaixo!

 

como garantir mais qualidade na gestão clínica

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

  O termo inteligência artificial (IA) refere-se à ciência e capacidade de programar habilidades cognitivas às máquinas, computadores. Como em muitos filmes de ficção científica que assistimos, computadores dotados de IA são capazes de realizar tarefas antes apenas desempenhadas pelo […]

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Não há apenas uma forma de avaliar a saúde no Brasil. Há diversas variáveis que podem e devem ser levadas em consideração. Falar sobre crise, por exemplo, está bastante relacionado com uma combinação entre o cenário do produto interno bruto […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias