COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Painel de chamada de pacientes: quais as vantagens?

Por Pixeon em 1 de junho de 2023

​​A agilidade nos atendimentos e a organização da rotina de trabalho nas instituições de saúde dependem de recursos inteligentes, como o uso do painel de chamada. Esse monitor ajuda a gerenciar o fluxo de atendimentos na clínica por meio de chamadas para a recepção, cadastro, pré-avaliação e encaminhamento médico em si.

Assim, os pacientes ficam mais atentos quando chega a vez de serem chamados, evitando atrasos nos procedimentos protocolares da clínica – como registro, autorização de convênios etc. – e otimizando também a rotina do médico. Este, inclusive, poderá chamar o paciente dentro de seu próprio consultório, com o auxílio de um sistema digital.

Neste conteúdo, explicaremos como funciona um painel de chamada e falaremos das vantagens desse recurso para uma gestão aprimorada e para a satisfação dos pacientes. Confira!

 

O que é um painel de chamada de pacientes?

Provavelmente você já conhece esse recurso. Sabe aquele monitor de TV que organiza a fila de atendimentos nas instituições de saúde, chamando os pacientes por ordem de chegada ou prioridade clínica? Essa é a função básica de um painel de chamada.

Esse recurso – que é um dos avanços trazidos pela saúde 5.0 – pode ser programado para funcionar conforme as necessidades da instituição, organizando as notificações com base em prioridades, horário de chegada ou agendamento prévio.

Qualquer que seja o caso, o painel de chamada se tornou uma ferramenta indispensável para gerenciar o fluxo de atendimentos e ajudar as equipes a se tornarem mais produtivas. Vale lembrar ainda que o monitor é bastante intuitivo, de modo que tanto as equipes quanto os pacientes possam identificar rapidamente as chamadas.

Saiba mais sobre os recursos inteligentes da saúde 5.0 e conheça as principais aplicações da tecnologia nesse setor!

 

5 vantagens de um painel de chamada de pacientes

Numeramos os principais benefícios de contar com um painel de chamada de pacientes na sua instituição. Vamos lá:

1. Agiliza os atendimentos

A agilidade nos atendimentos é um dos pontos mais funcionais do painel de chamada. Como os pacientes são notificados desde a hora do cadastro na recepção até o encaminhamento ao consultório, todo o processo ganha rapidez, já que eles estarão mais atentos ao momento da chamada no painel.

2. Diminui filas de espera

Com o auxílio do painel de chamada, os colaboradores não precisam mais fazer o acompanhamento manual das consultas para chamar os pacientes. Isso otimiza o fluxo de trabalho e, ao mesmo tempo, reduz as filas de espera, devido à agilidade da notificação digital.

3. Organiza o fluxo de trabalho

Quando os recepcionistas precisam anunciar os pacientes com a própria voz, isso pode gerar falhas de comunicação, troca de nomes, entre outros inconvenientes que acabam atrasando as chamadas.

Com o suporte do painel, as chamadas são feitas a partir dos dados dos prontuários eletrônicos, sem o risco de falha e com muito mais rapidez. Tudo isso contribui para um fluxo de trabalho mais dinâmico e organizado.

4. Mantém a agenda em dia

A organização dos atendimentos por ordem de chegada ou conforme os agendamentos ajudam a manter o controle da agenda dos profissionais. O auxílio do painel de chamada digital é importante também nesse sentido, pois evita equívocos manuais que poderiam atrapalhar a agenda dos médicos, como a troca na ordem dos pacientes.

5. Melhora a experiência do paciente

Todos os benefícios citados acima contribuem para que a experiência do paciente na clínica seja a melhor possível. Afinal, sabemos que a eficiência e agilidade nos atendimentos vêm em primeiro lugar quando falamos em satisfação dos pacientes.

Não à toa, a implementação de recursos que ajudam a diminuir as filas de espera é uma das grandes preocupações dos centros de saúde. Hoje em dia, com o suporte das ferramentas digitais, ficou muito mais fácil organizar esse fluxo, bem como as outras demandas operacionais da clínica, como a estruturação de dados nos prontuários eletrônicos, o controle de glosas e o agendamento de consultas on-line.

Contar com um sistema digital integrado se tornou, portanto, uma prioridade nas instituições de saúde que desejam otimizar processos para fazer uma gestão mais efetiva e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação de seus pacientes.

Quer saber mais sobre os recursos de um sistema inteligente? Entenda como funciona o agendamento de consultas on-line e saiba por que essa é uma estratégia de marketing poderosa para as clínicas!

Painel de chamada de pacientes: quais as vantagens?

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *