COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Tecnologias para otimizar o atendimento humanizado

Por Jussimara Santos em 23 de outubro de 2018

A humanização na saúde tem sido um tema amplamente discutido nos meios de comunicação e redes sociais nos últimos anos. Do parto humanizado ao atendimento humanizado, diversas ideias equivocadas ou mitos podem surgir, reduzindo ou confundido boas práticas que realmente humanizam e aperfeiçoam a relação entre médicos e pacientes.

atendimento humanizado

Devemos lembrar que muitas pessoas chegam à recepção com dores e sofrimentos profundos, cheios de dúvidas e receios com os profissionais de saúde. Com os diversos casos de erros médicos ou tratamentos inadequados registrados em organizações públicas e privadas, divulgados pela mídia ou repassados “boca a boca”, a desconfiança com as unidades de saúde só cresce. Por esse motivo é essencial adotar medidas e ações que aumentem a segurança, a satisfação e o bem-estar dos pacientes nos centros de saúde.

É importante destacar que o atendimento humanizado de pacientes vai muito além da simpatia dos profissionais de saúde. Afinal, não adianta o enfermeiro ser ultra comunicativo a ponto de ser invasivo e incomodar o paciente, ou a recepcionista ser super simpática, mas digitar alguma informação incorreta no momento de cadastrar o usuário.

O atendimento humanizado é composto tanto pela empatia dos colaboradores quanto pela eficácia dos procedimentos. Falhas na recepção e erros médicos podem e devem ser evitados com o auxílio de ferramentas e tecnologias inovadoras, que vão desde a recepção digital até a gestão de ficha anestésica, por exemplo. O maior objetivo de qualquer instituição de saúde deve ser promover o bem-estar e a segurança dos usuários.

 

Ferramentas para apoiar o atendimento humanizado dos pacientes

 

Um dos principais instrumentos para ampliar a eficiência dos serviços prestados em unidades de saúde é o PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente. O sistema facilita a interação dos pacientes com os médicos e enfermeiros, e mantém um registro do histórico completo dos usuários. Ao invés de fazer perguntas repetitivas, estressando os pacientes, o médico tem à disposição todas as informações de procedimentos realizados anteriormente, inclusive de alergias e complicações de saúde.

Com os diversos recursos do PEP, o médico tem mais segurança e agilidade para realizar o atendimento, podendo explorar melhor o momento da anamnese dos pacientes. Mais do que fazer perguntas pré-definidas, o profissional deve prestar atenção à expressão e à linguagem corporal apresentada pelo paciente no momento da fala, que pode indicar medo, ansiedade ou dúvida, por exemplo.

Ao se deparar com tais situações, o médico deve questionar e ouvir o usuário sem menosprezar suas incertezas e temores, fornecendo todas as explicações necessárias para dar maior segurança aos pacientes. Nesse sentido, é fundamental ter “tato” e empatia no momento da fala, buscando se colocar no lugar de quem irá ouvir muitas vezes o resultado de um diagnóstico grave ou de risco. Isso vale também para o tratamento dos acompanhantes dos pacientes, que acabam sendo atendidos juntamente com os usuários.

Além do PEP, que fornece aos profissionais todo o histórico do paciente, existem outras ferramentas inovadoras que otimizam o atendimento humanizado, dão maior segurança e agilidade aos médicos, como:

  • Beira-Leito: aplicativo que permite controlar em tempo real os dados dos pacientes, como horários de medicação, alterações no estado clínico, sinais vitais, etc. Com o conjunto de informações coletadas pelo Beira-Leito, os eventos adversos registrados nas unidades de saúde, como erros de dosagem ou omissão de medicamentos, podem ser totalmente eliminados, garantindo maior segurança aos usuários;
  • Recepção digital: o atendimento humanizado, com certeza, começa na boa recepção dos pacientes na unidade. Para evitar problemas de filas, erros de agendamento, troca de nomes ou cadastro incorreto dos usuários, a instituição de saúde pode adotar um aplicativo de Recepção digital como o da Pixeon. A solução permite que o paciente faça o cadastro e o agendamento de procedimentos à distância, enviando fotos dos seus documentos e da requisição médica por celular.


Ao chegar na instituição, o usuário não precisa passar por filas ou fazer um novo cadastro: basta apresentar o QR Code fornecido pelo aplicativo e entrar direto para o exame ou consulta. Esse processo reduz o estresse dos usuários e agiliza o atendimento nas unidades.

Essas e outras ferramentas apoiam os profissionais no acolhimento seguro dos pacientes, aumentando a satisfação dos usuários e a credibilidade das instituições. Uma boa recepção e o atendimento humanizado garantem o retorno e a fidelização dos pacientes.

Acompanhe o Blog da Pixeon e saiba mais sobre novas tecnologias e ferramentas para apoiar a gestão e os serviços nos centros de saúde.

 

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inovações no laudo radiológico para aumentar a produtividade

Inovações no laudo radiológico para aumentar a produtividade

A análise de imagens para a emissão do laudo radiológico exige o máximo de eficiência, velocidade e precisão. Para isso, é fundamental contar com ferramentas digitais avançadas que apoiam a realização de diferentes atividades, eliminando o retrabalho e reduzindo pequenas […]

Os benefícios do interfaceamento com equipamentos laboratoriais

Os benefícios do interfaceamento com equipamentos laboratoriais

A integração entre sistemas digitais e equipamentos é cada vez mais importante nos laboratórios, pois amplia a produtividade e a segurança no atendimento. É com um sistema de interfaceamento laboratorial automatizado, que as máquinas para a realização de exames são […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias