COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Confira estratégias de como conseguir pacientes para consultórios

Por Pixeon e Boa Consulta em 16 de setembro de 2021

conseguir pacientes

Quando um médico investe em uma instituição, seja uma clínica ou um consultório, um dos grandes desafios é torná-la conhecida e conseguir pacientes. Para isso, é importante estar atento ao que é permitido no marketing médico, uma vez que possui normas próprias, e estar pronto para administrar a clínica.

Além disso, tão importante quanto investir em atrair novos pacientes, é fidelizar aqueles que já conhecem os serviços da clínica. Tendo isso em mente, é possível trabalhar aspectos essenciais para o sucesso da instituição, como a excelência no atendimento e a visibilidade.

Para auxiliar médicos que estão buscando destaque para a sua clínica, preparamos este conteúdo com algumas dicas de como conseguir pacientes e como garantir que eles voltarão em outras oportunidades. Continue a leitura e fique por dentro!

 

Para conseguir pacientes, entenda o que eles avaliam na escolha da clínica

O primeiro ponto que precisa ser considerado quando o objetivo é conseguir pacientes é observar aquilo que é mais valorizado por eles. Será que a sua clínica está levando em consideração os pontos que os pacientes avaliam ao escolher uma instituição para se consultarem?

Entenda alguns dos aspectos que os pacientes consideram no momento de escolher onde procurar por assistência em saúde. Isso envolve tanto o local em si quanto os profissionais.

 

Experiência dos profissionais

Anos atrás, quando o número de profissionais especialistas era menor, eram comuns os chamados médicos de família: profissionais de saúde que eram verdadeiras referências para determinada família, acompanhando todos os membros dela.

Com o avançar do tempo e a melhora na gestão da saúde populacional, aumentou o número de médicos especialistas, bem como a necessidade das pessoas receberem cuidados especializados. Portanto, ao detectarem uma questão de saúde, as pessoas já têm uma noção melhor de qual especialidade procurar.

No entanto, mais importante que a especialidade, hoje os pacientes buscam por profissionais de referência. Com o advento da internet, a pesquisa por médicos tornou-se muito mais fácil, sendo possível identificar desde a formação profissional, passando por avaliações feitas por outros pacientes e até mesmo possíveis processos judiciais que envolvam o profissional.

Sendo assim, é importante que o profissional construa uma imagem positiva, já que a experiência dos médicos é um quesito bastante avaliado e contribui para conseguir pacientes para a clínica.

 

Localização da clínica

Para escolher um profissional, os pacientes também consideram a localização onde ele atende. Por isso, é importante que a clínica esteja em um local de fácil acesso para o público-alvo. Isso significa que a clínica também já deve ter desenhado qual é o perfil de pacientes que busca atender. Afinal, é com base nesse perfil que é possível saber se a localização contribui para atraí-lo.

Para avaliar a localização, estude as redondezas: quais são os estabelecimentos ao redor? Existem outras clínicas por perto com o mesmo segmento?

Em seguida, avalie o trânsito: como estão as vias públicas? Os serviços de ônibus e metrô atendem à região? Existe estacionamento disponível? Os aplicativos de transporte conseguem acessar a área?

Essas são algumas questões que podem ajudar a identificar se a localização ajuda ou atrapalha a clínica a conseguir pacientes.

 

Limpeza e comodidade

Além de uma localização de fácil acesso, o ambiente interno também é determinante para conseguir pacientes para a clínica.

Imagine uma pessoa que chega para a consulta e depara-se com uma sala de espera lotada, com pacientes em pé e nenhum sinal de que a clínica preza pelo conforto deles. Qual seria a percepção dessa pessoa? O ambiente interno pode ser decisivo para a experiência do paciente.

Além disso, a limpeza é outro aspecto essencial, ainda mais por se tratar de um ambiente de saúde. Então, é preciso orientar bem o setor responsável pela limpeza e escolher produtos adequados para manter o ambiente sempre higienizado.

 

Qualidade do atendimento

Considerando que os pacientes avaliam tanto os profissionais quanto o ambiente da clínica, é fundamental atentar-se para a qualidade do atendimento da recepção. Os princípios básicos para conseguir pacientes por meio de um atendimento de excelência são a cordialidade e a empatia.

Portanto, para garantir a satisfação dos pacientes, ele deve sentir que recebeu um bom atendimento desde o momento do agendamento até a fase posterior à consulta. Por exemplo, contribui bastante para a percepção de qualidade quando a clínica dispõe de agendamento on-line, garantindo praticidade para o paciente marcar sua consulta a qualquer horário.

É necessário, ainda, que os profissionais estejam aptos a resolver as demandas dos pacientes de maneira efetiva, priorizando a humanização no atendimento.

 

Como ganhar visibilidade e conseguir pacientes novos?

Agora que você conhece os principais pontos que o paciente considera ao optar por determinada clínica, é importante saber o que fazer para a instituição ganhar destaque quando comparada a outras.

Veja a seguir medidas importantes para atrair o olhar dos usuários e conseguir pacientes novos.

 

Solicite avaliações do atendimento nas redes sociais e no Google

Destacar-se diante de outras clínicas do mesmo segmento é uma missão que exige uma série de medidas. Com uma estratégia de marketing médico bem estruturada, é possível alcançar visibilidade.

A indicação de pacientes satisfeitos, por exemplo, é muito importante para atingir outros possíveis usuários por meio do boca a boca, mas ela nem sempre está relacionada com uma conversa casual.

É fundamental solicitar que os pacientes avaliem o atendimento nas redes sociais e no Google, o que permite atingir um público muito maior.

 

Invista na presença digital da clínica

Hoje, com a internet estando cada vez mais presente na vida das pessoas, é essencial contar com ela para o objetivo da clínica de conseguir pacientes. Manter uma presença digital significa se mostrar disponível para o usuário, nem que seja por um breve momento, para que ele reconheça e tenha a clínica como referência.

Portanto, crie perfis nas redes sociais, tenha um site com informações relevantes e de fácil usabilidade e publique conteúdos que agreguem valor para o público. Para isso, identifique os temas de interesse e que levarão valor para o usuário. Assim, será estabelecido um vínculo entre o paciente e a clínica.

Além disso, é importante se mostrar como uma clínica digital e inovadora, que oferece recursos pensando na comodidade do paciente, como as teleconsultas. Desde a pandemia, essa modalidade vem sendo bastante aceita e, para a clínica, é um diferencial possibilitar que o paciente faça uma consulta on-line, de onde estiver.

 

Atue no pós-consulta

Por fim, quando se trata de fidelização, mais importante que atrair o olhar do paciente é manter essa relação com ele. É indispensável atuar no pós-consulta, focando nos feedbacks, que são uma maneira de saber como o paciente enxerga a entrega do serviço prestado. A partir daí, é possível investir nos setores que requerem melhorias e investimentos.

Mas como buscar o feedback? Ele pode ser físico, como um breve questionário a ser preenchido logo após a consulta, ou pode ser digital, enviado por e-mail em forma de formulário.

Essas foram as nossas sugestões de estratégias para conseguir pacientes para a clínica. Os aspectos exigem planejamento para o sucesso na implementação. Alguns deles podem ser observados pelo próprio gestor, já outros têm melhores resultados com uma equipe especializada.

Por exemplo, você sabe como oferecer teleconsultas na sua clínica? Temos um material completo sobre esse assunto. Confira:

 

Teleconsulta Pixeon: sistema completo para o atendimento a distância com segurança

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários