COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

3 ferramentas para automação laboratorial

Por Pixeon em 25 de maio de 2023

A entrega de resultados online, a agilidade no encaminhamento dos pacientes e o controle efetivo de glosas financeiras são algumas vantagens trazidas pela automação laboratorial. Hoje em dia, as ferramentas de automação já se tornaram indispensáveis para a fluidez na rotina do laboratório e para a eficiência nos serviços prestados aos pacientes.

Contar com esses recursos tecnológicos é muito importante não só para otimizar processos internos, mas, sobretudo, para garantir a segurança e o bem-estar do paciente. Pensando nisso, preparamos este conteúdo que explica o conceito de automação laboratorial e lista 3 ferramentas que não podem faltar no dia a dia da sua instituição.

Continue a leitura e veja como transformar a rotina laboratorial com o auxílio da tecnologia!

 

O que é automação laboratorial

Denomina-se como automação laboratorial o uso de sistemas digitais que automatizam tarefas nos laboratórios, sejam elas administrativas ou operacionais em si. O objetivo é organizar o fluxo de trabalho, de modo que os pacientes sejam atendidos com mais agilidade e eficiência.

Da mesma maneira, um sistema de automação laboratorial preza também pelo trabalho com a inteligência de dados, pois assim é possível estreitar os laços com os pacientes e prestar um atendimento mais acolhedor, baseado nas particularidades de cada quadro clínico.

O ganho de tempo na automação laboratorial é bastante expressivo para as equipes, afinal, ao automatizar tarefas repetitivas que antes eram manuais, os softwares especializados evitam que os colaboradores fiquem sobrecarregados. Isso é fundamental para manter o engajamento com os pacientes e poder prestar uma assistência humanizada.

Será que o seu laboratório é eficiente o bastante nesse quesito? Faça nosso quiz e descubra!

 

Por que investir na automação laboratorial?

Já demos algumas pistas sobre os benefícios de investir na automação laboratorial. A seguir, vamos detalhar essas vantagens, com foco em um controle efetivo de dados e na promoção de uma jornada diferenciada para o seu paciente.

Permite realizar exames em tempo recorde

A digitalização dos processos internos do laboratório otimiza agendamentos, coletas e entregas de resultados, de modo que o paciente tenha uma experiência sempre satisfatória. As ferramentas de automação contam com mecanismos inteligentes para confirmar os agendamentos por meio do envio de lembretes automáticos aos pacientes.

Além disso, o processo de identificação das amostras passa a ser mais assertivo, pois o laboratório consegue gerar de forma automática as etiquetas das amostras a partir da base de dados do sistema. Isso evita erros operacionais como atrasos na realização das coletas ou troca de resultados devido a informações incorretas cadastradas manualmente no sistema.

Controla por completo o fluxo orçamentário

Como o risco de falhas é consideravelmente menor, o gestor não terá que se preocupar com desperdícios de materiais e recoletas de exames que levam a prejuízos financeiros. Outra vantagem nesse sentido é que as ferramentas de automação laboratorial contam com recursos para controle de glosas.

Assim, a comunicação com as operadoras de saúde fica mais alinhada, de modo que os colaboradores da recepção saibam exatamente quais procedimentos são ou não cobertos pelo plano e a elegibilidade do paciente. Mais do que evitar prejuízos financeiros por itens glosados, esse recurso é importante porque agiliza o encaminhamento do paciente para que ele aproveite melhor o tempo na instituição.

Estimula a produtividade das equipes

As ferramentas digitais automatizam uma série de tarefas relacionadas a cadastros e agendamentos, o que é fundamental para um trabalho acurado com a inteligência de dados. Os resultados desse processo são equipes mais produtivas e pacientes mais satisfeitos. Afinal, uma base de dados sólida permite atendimentos mais personalizados, além de evitar erros como cadastros duplicados em registros feitos de forma manual.

 

3 ferramentas para automação laboratorial

Vamos agora às três ferramentas que não podem faltar na hora de implementar a automação laboratorial na sua instituição.

1. Sistema de gestão administrativa e operacional

Laboratórios de análises clínicas trabalham com bases de dados extensas e que demandam amplo controle em termos de segurança. Um sistema de gestão laboratorial centraliza essa base de informações e opera em total conformidade com a legislação de proteção de dados. Esse aspecto, inclusive, ajuda o laboratório a conquistar as principais acreditações laboratoriais, como a ONA e PALC. 

Outras funcionalidades do sistema incluem o controle orçamentário e a organização do fluxo de trabalho, de modo a otimizar o tempo dos colaboradores e dar suporte aos processos decisórios do gestor, inclusive evidenciando padrões de sucesso.

Hoje em dia, na era da saúde 5.0, fazer um trabalho criterioso com os indicadores laboratoriais é crucial para identificar eventuais falhas na operação e corrigi-las antes de se tornarem agravantes que tragam prejuízo financeiro.

2. Sistema de informação laboratorial

Uma ferramenta de automação indispensável no dia a dia de um laboratório de análises clínicas é o Sistema de Informação Laboratorial (LIS). Esse tipo de sistema permite o interfaceamento entre o banco de dados da instituição e os equipamentos do laboratório, facilitando o trabalho das máquinas na condução dos exames.

Dessa forma, a comunicação entre os departamentos se dá de uma forma muito mais fluida, eliminando inclusive a necessidade de digitação e transcrição de dados, já que o próprio LIS se encarrega automaticamente dessa tarefa. Assim, as equipes conseguem aproveitar melhor o tempo operacional e ganham total segurança na liberação dos resultados para os pacientes, pois estarão livres do risco de falhas humanas.

3. Sistema de integração com laboratórios de apoio

Um sistema de integração com laboratórios de apoio é fundamental para os casos em que a instituição não realiza em no seu próprio Núcleo Técnico a análise de 100% das amostras coletadas. Isso geralmente acontece por falta de equipamentos específicos para análise de determinados exames. Nesses casos, é mais interessante para o laboratório terceirizar esses serviços do que fazer investimentos robustos para contemplar uma grande diversidade de exames.

Quando a instituição conta com uma ferramenta de integração, fica muito mais fácil fazer esses encaminhamentos, de modo que nem os pacientes nem os colaboradores percam tempo ao agendar o serviço. 

Normalmente, os recursos desse tipo de ferramenta abrangem a exportação das amostras e a importação dos resultados de um jeito rápido e prático, priorizando a jornada dos pacientes, além da impressão de etiquetas já no padrão do laboratório de apoio.

 

Automação laboratorial com a Pixeon: eficiência e qualidade

Agora que você já sabe quais são as ferramentas indispensáveis para automação laboratorial, é hora de compreender mais a fundo as funcionalidades de cada uma delas para fazer um investimento certeiro.

A Pixeon é especialista em sistemas de gestão para o mercado de saúde, disponibilizando soluções completas e integradas para proporcionar um atendimento de excelência ao seu paciente.

A tecnologia da Pixeon alia máxima produtividade dos colaboradores, redução de custos operacionais e total rastreabilidade dos processos. Dessa forma, o gestor consegue trabalhar com mais eficiência e qualidade tanto na gestão das equipes quanto na gestão dos indicadores do laboratório.

Os recursos proporcionados pelos softwares da Pixeon automatizam os processos laboratoriais desde o atendimento inicial até a coleta e a entrega de resultados online. Nossas soluções promovem o interfaceamento de equipamentos e fazem a integração com os principais laboratórios de apoio do país para que você ganhe máxima agilidade nas operações.

Com a digitalização dos processos, a eficiência aumenta e as chances de erros diminuem. Sem falar que as ferramentas de gestão operam em nuvem para tornar a rotina laboratorial mais econômica e flexível. 

A centralização de informações, inclusive, favorece uma gestão mais estratégica, pois as equipes terão acesso facilitado às informações laboratoriais em tempo real.

Ou seja, processos digitalizados permitem controlar todas as etapas da rotina no laboratório com precisão, rapidez e praticidade. A seguir, listamos alguns diferenciais das soluções laboratoriais da Pixeon para você compreender por que vale a pena o investimento:

  • Gestão otimizada de materiais: controle de Kits e Reagentes, garantindo custos laboratoriais mais acessíveis e racionais;
  • Área Técnica: a integração entre todas as áreas proporciona um aumento da eficiência operacional, rastreabilidade das amostras e segurança na análise de resultados;
  • Entrega de exames on-line: mais comodidade e praticidade para pacientes e médicos solicitantes, possibilitando acesso remoto aos resultados de exames realizados;
  • Coletas e recebimento de amostras: proporciona mais eficiência e segurança na execução de exames, permitindo a rastreabilidade total de ações e modificações;
  • Interfaceamento 100% integrado com os principais equipamentos laboratoriais: elimina a digitação e a transcrição de dados. Minimiza custos e aumenta a segurança na liberação de resultados;
  • Integração com os principais laboratórios de apoio do Brasil:  impressão de etiquetas de amostras já no padrão do laboratório de apoio, entre outras facilidades.

Com esses recursos e diferenciais, promover a automação laboratorial será mais fácil do que você imagina, alavancando os resultados da sua equipe e proporcionando uma experiência de primeira linha para o seu paciente.

Fale com um de nossos especialistas e transforme a rotina do seu laboratório com a tecnologia Pixeon!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *