COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Acreditações na área da saúde servem para quê?

Por Pixeon em 20 de julho de 2016

Em todos os ramos nos deparamos com as avaliações de qualidade de serviço. Elas servem para garantir que os processos feitos pelas empresas estejam à altura dos consumidores. E é claro que na área da saúde não seria diferente. Nesse âmbito, elas são chamadas de acreditações, porque certificam a segurança dos processos e procedimentos realizados pelas instituições e laboratórios. Hoje, abordaremos o porque elas servem e qual sua importância. Acompanhe.

 

 

Para as instituições, a acreditação assegura a qualidade do cuidado com o paciente ao permitir um ambiente livre de riscos e ações preventivas para que não ocorra nenhum evento adverso ou falha em um procedimento ou processo relacionado à saúde. Hoje, existem certificações nacionais e internacionais.    

 

 

Hoje, no Brasil, não há nenhuma lei que obrigue que as instituições a buscarem acreditações. Embora seja de extrema importância para manter um padrão de segurança ao paciente. Segundo o estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas 4,61% dos hospitais do país possuem algum tipo de selo de qualidade.

 

 

Nos Estados Unidos, o cenário é diferente, já que tanto o governo quanto as operadoras de saúde exigem acreditação. Hoje, 90% dos hospitais americanos têm selo de qualidade, segundo o órgão do governo CMS.

 

 

Todas as acreditações além de trazer mais segurança ao paciente também permitem que as instituições aprimorem seus objetivos e serviços oferecidos. Durante o processo de acreditação, ocorrem visitas mensais e avaliações dos processos realizados.

 

 

A partir disso, a instituição pode contar com treinamentos, compras de sistemas automatizados, padronização de documento e melhorias na infraestrutura. Isso possibilita que você entenda o que pode ser melhorado dentro da sua instituição para não só garantir o selo de qualidade, mas também atender os padrões de saúde.

 

 

Depois de receber a acreditação, seja ela internacional ou nacional, as equipes de consultores de qualidade realizam visitas anuais ou semestrais as instituições para garantir que o padrão continue sendo oferecido aos pacientes.

 

 

No final, o processo de acreditação traz um aumento na eficiência e eficácia na gestão de uma instituição para assegurar uma melhor assistência à saúde das pessoas.

 

Conheça também:

acreditações, Acreditações na área da saúde servem para quê?

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *