COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Acreditações na área da saúde servem para quê?

Por Pixeon em 20 de julho de 2016

certificações para hospitais e clínicasEm todos os ramos nos deparamos com as avaliações de qualidade de serviço. Elas servem para garantir que os processos feitos pelas empresas estejam à altura dos consumidores. E é claro que na área da saúde não seria diferente. Nesse âmbito, elas são chamadas de acreditações, porque certificam a segurança dos processos e procedimentos realizados pelas instituições e laboratórios. Hoje, abordaremos o porque elas servem e qual sua importância. Acompanhe.

 

 

Para as instituições, a acreditação assegura a qualidade do cuidado com o paciente ao permitir um ambiente livre de riscos e ações preventivas para que não ocorra nenhum evento adverso ou falha em um procedimento ou processo relacionado à saúde. Hoje, existem certificações nacionais e internacionais.    

 

 

Hoje, no Brasil, não há nenhuma lei que obrigue que as instituições a buscarem acreditações. Embora seja de extrema importância para manter um padrão de segurança ao paciente. Segundo o estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas 4,61% dos hospitais do país possuem algum tipo de selo de qualidade.

 

 

Nos Estados Unidos, o cenário é diferente, já que tanto o governo quanto as operadoras de saúde exigem acreditação. Hoje, 90% dos hospitais americanos têm selo de qualidade, segundo o órgão do governo CMS.

 

 

Todas as acreditações além de trazer mais segurança ao paciente também permitem que as instituições aprimorem seus objetivos e serviços oferecidos. Durante o processo de acreditação, ocorrem visitas mensais e avaliações dos processos realizados.

 

 

A partir disso, a instituição pode contar com treinamentos, compras de sistemas automatizados, padronização de documento e melhorias na infraestrutura. Isso possibilita que você entenda o que pode ser melhorado dentro da sua instituição para não só garantir o selo de qualidade, mas também atender os padrões de saúde.

 

 

Depois de receber a acreditação, seja ela internacional ou nacional, as equipes de consultores de qualidade realizam visitas anuais ou semestrais as instituições para garantir que o padrão continue sendo oferecido aos pacientes.

 

 

No final, o processo de acreditação traz um aumento na eficiência e eficácia na gestão de uma instituição para assegurar uma melhor assistência à saúde das pessoas.

 

Conheça também:

gestão hospitalar

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Aplicações da inteligência artificial na radiologia

Aplicações da inteligência artificial na radiologia

Em plena e rápida expansão no mundo todo, a inteligência artificial é uma tecnologia com potenciais e funcionalidades inimagináveis. Ela irá impactar profundamente todos os setores da sociedade. Não é exagero dizer que, na área da saúde a IA deve […]

O que você deve saber sobre um sistema de gestão hospitalar

O que você deve saber sobre um sistema de gestão hospitalar

É comum que as instituições médicas estejam mais preocupadas com a aquisição de equipamentos para otimização de atendimento, procedimentos, etc. Porém, uma questão que nem sempre é levada em consideração é a necessidade primordial de um sistema de gestão hospitalar […]

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A onda de especializações na área da medicina, como fisioterapeutas, neurologistas, cardiologistas, permite atender com mais profundidade determinados problemas e males. No entanto, o excesso de expertise acabou deixando um pouco de lado a humanização. Nesse sentido, a saúde do […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias