COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

IA na saúde: aplicações e benefícios

Por Pixeon em 16 de fevereiro de 2023

Os avanços tecnológicos encontram terreno fértil na área da saúde. Embora a transformação digital tenha sido benéfica para diversos segmentos em geral, a IA na saúde ganha proporções ainda mais promissoras.

Isso porque, ao trabalhar com a inteligência artificial, os processos clínicos ficam mais acurados e rigorosos, o que é imprescindível para um setor que não permite erros ou negligências. Afinal, bons diagnósticos exigem avaliações criteriosas.

Pensando nas evoluções trazidas pela tecnologia, preparamos este conteúdo que explica o conceito de IA na saúde, trazendo os principais benefícios das ferramentas inteligentes nesse cenário.

Continue a leitura e entenda como aplicar a inteligência artificial para melhorar processos internos, desburocratizar a rotina corporativa e aprimorar a jornada clínica do seu paciente!
 

IA na saúde: como funciona?

A inteligência artificial (IA) consiste basicamente na utilização de recursos tecnológicos, como os softwares de gestão ou os dispositivos de IoT, para otimizar tarefas simulando habilidades cognitivas do nosso cérebro. Ou seja, as ferramentas inteligentes atuam de modo racional para facilitar o dia a dia das pessoas, deixando-as mais livres para focar em outras demandas prioritárias.

No caso da saúde, uma das aplicações mais conhecidas da IA é na interpretação de dados, gerando insights valiosos para que as equipes médicas possam tomar decisões mais assertivas. O objetivo é melhorar não só a rotina dos profissionais de saúde, mas, também, a experiência clínica do paciente, dando agilidade e eficiência aos encaminhamentos ou às tratativas.

Graças aos dispositivos que trabalham a partir da inteligência artificial já é possível, por exemplo, prever avanços para o tratamento de doenças. Por meio de algoritmos bem traçados, dá para identificar padrões em certas doenças de modo a propor tratamentos mais conclusivos. 

Não à toa, os dispositivos de IA na saúde são grandes aliados das pesquisas científicas e do desenvolvimento de novas medicações.

 

Benefícios de utilizar IA na saúde

A seguir, explicaremos as principais vantagens de utilizar a IA na saúde, explorando funcionalidades e diferenciais de ferramentas tecnológicas para otimizar rotinas de trabalho e promover mais qualidade de vida aos pacientes.

Permite trabalhar com a inteligência de dados

Os sistemas digitais são um bom exemplo do uso da IA na saúde. Com esse tipo de ferramenta, é possível trabalhar com a inteligência de dados de forma precisa e sem sobrecarregar as equipes. Afinal, os softwares especializados automatizam a coleta e análise de informações para gerar insights que vão embasar os processos decisórios.

Assim, caberá às equipes interpretar os indicadores a partir de relatórios estruturados e de fácil acesso nas ferramentas. Ou seja, é como se os softwares fizessem a parte burocrática da análise de dados para que os colaboradores consigam enxergar exatamente o que os indicadores estão querendo dizer. A partir disso, poderão tomar decisões clínicas com mais fundamento e rigor.

Reduz falhas e aprimora os diagnósticos

Como o processo de tomada de decisões passa a ser mais acurado, é natural que as falhas operacionais diminuam bastante. Erros administrativos também são bem menos frequentes quando a instituição conta com o suporte de ferramentas tecnológicas, as quais organizam o fluxo de trabalho e automatizam tarefas que antes eram manuais.

Esse processo se reflete também na qualidade da assistência prestada ao paciente, já que um trabalho baseado em indicadores sólidos resulta em encaminhamentos mais adequados. Assim, a relação médico-paciente se estreita e os diagnósticos se tornam mais precisos, pois já se saberá de antemão as minúcias de cada caso clínico.

Estimula a produtividade das equipes

Os dispositivos de inteligência artificial reúnem uma série de funcionalidades que impulsionam a produtividade dos colaboradores – seja nas tarefas administrativas, seja na assistência prestada ao paciente em si. 

Um exemplo são os dispositivos que automatizam tarefas na recepção, como o cadastro de pacientes, para evitar falhas humanas e permitir que as equipes possam aproveitar melhor o tempo em operação.

Outro exemplo são os dispositivos de monitoramento remoto de pacientes, como no caso de controle de diabetes ou outras doenças crônicas. Isso evita que o paciente precise se deslocar à clínica com frequência e, ao mesmo tempo, gera um registro de indicadores relevantes para que as equipes possam compreender a fundo o quadro evolutivo do indivíduo.

Melhora a jornada clínica do paciente

Todos os benefícios citados anteriormente convergem para uma experiência mais satisfatória do paciente nas instituições de saúde. Afinal, quando os encaminhamentos são ágeis e eficientes, o paciente se sente mais acolhido e engajado nos tratamentos. 

A humanização das relações também é um ganho importante da IA na saúde, pois permite que o paciente seja bem conduzido e bem orientado desde o primeiro contato com a clínica.

Quer saber mais sobre o contexto da saúde 5.0 e como a sua instituição pode se enquadrar? Conheça as tecnologias essenciais para promover um atendimento seguro, humanizado e acolhedor!

 

Aplicações da IA na saúde

Vamos agora às principais aplicações da IA nas instituições de saúde, considerando-se sobretudo o uso de sistemas digitais e dispositivos inteligentes que aprimoram o cuidado centrado no paciente.

Sistemas digitais para centros de saúde

Os sistemas digitais são ferramentas indispensáveis para uma gestão estratégica em saúde. Essas ferramentas trazem diversos recursos que aprimoram a rotina corporativa em clínicas, laboratórios, centros médicos e demais instituições que lidam com grande fluxo de informações e pessoas.

Entre as funcionalidades de um bom sistema de gestão podemos citar os recursos de agendamento online, envio automático de lembretes de consulta, controle de glosas e interface alimentada em tempo real para organizar o fluxo de trabalho. 

Todos esses recursos são imprescindíveis para reduzir falhas operacionais, evitando prejuízo financeiro, filas de espera ou tempo ocioso na agenda dos médicos.

Prontuários eletrônicos e processos digitalizados

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma das aplicações mais conhecidas da IA na saúde. Sabemos o quanto esse instrumento é importante para centralizar as informações clínicas dos pacientes e facilitar o acesso dos colaboradores a uma base de dados unificada.

Os prontuários são alimentados em tempo real a cada novo procedimento clínico, o que contribui para a precisão de diagnósticos, avaliação ágil de exames e outros documentos registrados na plataforma e personalização dos atendimentos caso o paciente seja atendido por outro profissional. Basta acessar o histórico para acompanhar a evolução dos quadros clínicos com agilidade, clareza e segurança.

Análise minuciosa de imagens médicas

Os dispositivos e inteligência artificial também são amplamente utilizados nas clínicas de diagnóstico por imagem. Devido ao rigor dessas ferramentas, é possível avaliar os exames de forma mais criteriosa, rastreando informações cruciais de maneira rápida. 

Também é possível encaminhar as imagens em tempo recorde para outros especialistas, de modo a obter uma segunda opinião para tornar os laudos mais acurados.

Desenvolvimento de pesquisas científicas

Outra aplicação bastante útil da IA na saúde é o suporte às pesquisas e ao desenvolvimento científico, como na produção de novos medicamentos. 

Sistemas inteligentes conseguem prever medicações potenciais para determinadas doenças a partir de um banco de dados de estruturas moleculares, por exemplo, entre várias outras vertentes que ajudam a corroborar hipóteses científicas.

Monitoramento inteligente dos pacientes

Os dispositivos de inteligência artificial ganharam ainda mais destaque no contexto da telemedicina. Isso porque, com o auxílio dessas ferramentas, é possível monitorar pacientes de forma remota, aliando praticidade, segurança e prevenção de riscos. 

Não por acaso, esses dispositivos são muito utilizados por pacientes portadores de doenças crônicas, de modo a identificar eventuais sinais de alerta nos quadros clínicos.

Quando o monitoramento é feito de forma manual, além de o paciente precisar se deslocar com frequência até o hospital, as equipes médicas acabam utilizando um tempo valioso para fazer uma avaliação que poderia ser automatizada, como no controle de diabetes ou de condições cardiovasculares.

Isso sem falar que os dispositivos de monitoramento inteligente aumentam a precisão nos resultados, permitindo compreender com mais clareza as evoluções de cada quadro clínico. É claro que, quando falamos em automatizar certas demandas, pode parecer que o fator humano fica em segundo plano. Mas o que acontece na aplicação da IA na saúde é justamente o contrário.

A automatização de tarefas – aliada ao rigor dos dados e ao fácil acesso aos prontuários eletrônicos – é o que possibilita às equipes aproveitarem melhor o tempo operacional para focar naquelas demandas em que o fator humano é indispensável. Esse processo resulta em colaboradores sempre bem dispostos e prontos para oferecer ao paciente o cuidado e a assistência que ele merece.

Gostou da ideia? Saiba mais sobre inteligência artificial na saúde e veja quais são as 10 dúvidas mais comuns sobre esse assunto!

IA na saúde: aplicações e benefícios

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *