COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

4 dicas para fazer gestão administrativa e financeira de clínicas

Por Pixeon em 6 de abril de 2023

A gestão administrativa e financeira de clínicas envolve uma série de critérios que não podem ser negligenciados. Afinal, quando esses departamentos estão mal gerenciados, a qualidade dos serviços oferecidos provavelmente também será afetada. Isso pode interferir no nível de satisfação dos pacientes e até mesmo na segurança dos procedimentos.

Portanto, cuidar bem da gestão administrativa e financeira nos centros de saúde deve ser uma prioridade dos gestores. Com o fluxo orçamentário em dia, o gestor terá mais autonomia para aprimorar outros aspectos na instituição, de modo a proporcionar uma experiência cada vez mais satisfatória para os pacientes.

Quer entender como um bom planejamento estratégico pode ajudar? Continue a leitura e veja 4 dicas para aperfeiçoar sua gestão a partir de soluções tecnológicas!

 

O que é a gestão administrativa e financeira de clínicas

O processo de gestão administrativa e financeira de clínicas envolve todas as atividades que interferem no caixa da empresa. Isso inclui controle de estoque, gerenciamento de glosas, fluxo de caixa, pagamento de funcionários, parcerias com fornecedores, entre vários outros aspectos relacionados à saúde financeira do negócio.

Como se trata de uma tarefa minuciosa, o controle dos fluxos orçamentários precisa ser o mais rigoroso possível. O registro detalhado das informações é o que permite ao gestor manter o controle sobre os processos e reorganizar o caixa sempre que necessário. A seguir, falaremos melhor da importância dessa tarefa.

Antes disso, que tal saber mais sobre a virada para a teleconsulta e as vantagens econômicas desse processo? Veja como adotar de vez esse modelo de atendimento e como sua clínica pode se beneficiar com ele!

 

Qual a importância de fazer uma boa gestão de clínicas?

O controle administrativo e financeiro é fundamental para a eficiência dos serviços oferecidos pelas clínicas de saúde. Se esses setores estiverem desorganizados, pode haver um encadeamento de problemas na instituição, desde a desmotivação dos colaboradores – o que interfere na qualidade dos atendimentos – até questões como falta de insumos ou outros recursos essenciais para os tratamentos.

Portanto, fazer uma gestão efetiva é imprescindível não só do ponto de vista do cuidado com o paciente, mas, também, da manutenção de um clima corporativo agradável. Afinal, quando as equipes estão motivadas e engajadas, o trabalho ganha fluidez e o nível de satisfação dos pacientes aumenta. A seguir, pontuamos os principais benefícios desse processo:

  • Rentabilidade e crescimento para o negócio;
  • Amplo controle de estoque e demais recursos;
  • Equipes mais produtivas e alinhadas;
  • Redução de filas e do tempo de espera;
  • Práticas de atendimento mais humanizadas;
  • Experiência diferenciada para os pacientes;
  • Aumento no índice de fidelização.

4 dicas fazer uma boa gestão administrativa e financeira de clínicas

Vamos agora às dicas para aprimorar sua gestão a partir de um planejamento estratégico certeiro e do apoio de sistemas digitais.

1. Contar com suporte tecnológico

Um controle financeiro efetivo envolve o registro de todas as transações que ocorrem na clínica. No entanto, devido ao extenso fluxo de dados, é muito difícil manter esse controle sem o auxílio de aparatos tecnológicos. 

Por isso, o investimento em sistemas digitais é primordial para registrar dados de forma automática e facilitar a gestão de insumos, pagamentos, parcerias etc.

2. Trabalhar com sistemas integrados

Os sistemas digitais operam de forma integrada para que todas as informações relativas ao setor administrativo e financeiro da instituição fiquem centralizadas em uma única base. Isso facilita também o acesso do gestor aos dados, de modo que ele possa identificar mais rapidamente os eventuais gargalos financeiros e, assim, propor medidas corretivas para não comprometer a receita da instituição.

3. Ter um bom planejamento estratégico

Um planejamento minucioso é essencial em qualquer área da clínica. Quando se trata do setor financeiro, isso ganha relevância extra, pois é preciso gerenciar uma série de tarefas custosas e ainda considerar os imprevistos que podem surgir pelo caminho. 

Uma boa dica nesse sentido é estruturar um fundo de reserva compatível com o porte da instituição e aprimorar a gestão de fornecedores, de modo a escolher as melhores parcerias com foco no custo-benefício das negociações.

4. Fazer um minucioso controle de glosas

A gestão das glosas é um dos maiores desafios das clínicas de saúde. Normalmente, as glosas acontecem por falhas no registro de dados e informações desencontradas entre uma planilha e outra. 

Nesse sentido, reforçamos a importância dos sistemas digitais no registro acurado dos dados clínicos, para que os colaboradores possam manter uma comunicação sem ruídos com as operadoras de saúde.

Com essas práticas corporativas e o investimento em recursos tecnológicos de ponta, o gestor poderá promover um controle financeiro efetivo e, ao mesmo tempo, melhorar o clima organizacional na empresa para que os pacientes tenham sempre uma jornada de excelência.

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia no setor de saúde? Entenda como a rastreabilidade e o controle de dados ajudam a eliminar de vez as glosas!

gestão administrativa e financeira de clínicas, 4 dicas para fazer gestão administrativa e financeira de clínicas

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *