COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Jornada do paciente: o que muda no fluxo de atendimento com as teleconsultas

Por Time Pixeon em 30 de março de 2021

São muitas as tarefas que hoje estão disponíveis para fazer on-line. Desde o início da pandemia, foram intensificadas as atividades a distância: reuniões de trabalho, aulas diversas, pedir comida, pedir carro, entre outras facilidades. E essa virtualização também chegou à saúde, transformando a jornada do paciente.

Jornada do paciente, Jornada do paciente: o que muda no fluxo de atendimento com as teleconsultas

Em março de 2020, o governo federal autorizou a modalidade de atendimento remoto, com a portaria nº 247, tendo como base a resolução nº 2228/19 do Conselho Federal de Medicina. Desde então, cresce a cada dia a busca pelas teleconsultas. A regulamentação desse tipo de atendimento contribui para que a jornada do paciente se torne ainda mais digital.

Até então, apenas o processo de agendamento de consultas poderia ser realizado on-line, por meio de aplicativos ou plataformas digitais. Hoje, com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de sistemas específicos para teleconsultas, o paciente tem a possibilidade de consultar um médico por videochamada, no conforto da sua casa ou onde estiver, bastando ter um smartphone ou computador e acesso à internet.

Sendo assim, percebe-se a necessidade de as instituições se adequarem a esse novo perfil de paciente digital. Para garantir uma jornada do paciente eficiente, segura e satisfatória, a adoção de uma solução tecnológica para apoiar as teleconsultas é indispensável.

O que um sistema precisa oferecer para essa nova jornada do paciente?

Para passar a realizar teleconsultas na sua instituição, é preciso entender que os sistemas tradicionais para videoconferências não são recomendados para o exercício da medicina. Afinal, é preciso garantir segurança tanto para o médico quanto para o paciente.

Portanto, é imprescindível que a instituição conte com um sistema que ofereça recursos para, por exemplo, gravar as videochamadas para que possam ser consultadas posteriormente. Além disso, é importante que o sistema também auxilie no processo de agendamento e possibilite a integração da teleconsulta com o prontuário eletrônico e da prescrição de medicamentos com farmácias parceiras.

Para saber mais, confira um infográfico que preparamos, mostrando como fica o fluxo de atendimento com as teleconsultas, as principais vantagens e outros pontos.


Jornada do paciente, Jornada do paciente: o que muda no fluxo de atendimento com as teleconsultas

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *