COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A importância de monitores médicos para diagnóstico

Por Pixeon em 30 de julho de 2014

, A importância de monitores médicos para diagnósticoA maior parte das instituições de saúde utiliza monitores comuns para realizar exames de pacientes. Entretanto, esses equipamentos possuem algumas limitações que podem influenciar no trabalho dos profissionais, inclusive negativamente. Por isso, alguns locais estão optando pelos monitores médicos para diagnóstico.

 

O maior benefício ao utilizar os monitores médicos para diagnóstico é a qualidade da imagem. Para cada modalidade de imagem é recomendada uma resolução mínima de monitor. Por exemplo, para tomografia e ressonância, 1 ou 2 MB de resolução já são suficientes. Para um Raio-X, é preciso pelo menos 3 MB. Nos casos de mamografia, essa resolução mínima sobe para 5 MB. Quanto mais complexo o exame e maior a especificidade das características da imagem, mais resolução será necessária.

 

A orientação que os monitores médicos possuem, como visualização landscape ou portrait, também contribui para que o radiologista tenha mais detalhes nas imagens e consiga identificar possíveis lesões, melhorando o diagnóstico.

 

Além disso, alguns monitores médicos para diagnósticos possuem a calibração DICOM, que oferece as características adequadas para visualizar as imagens. As configurações e outras ferramentas de controle também são recursos importantes que não são encontrados nos monitores convencionais.

 

Outros aspectos também são melhorados com o uso de monitores médicos para diagnósticos, como a escala de cinza, os ângulos de visão e o contraste. Por isso, se a sua instituição ainda utiliza monitores comuns, é válido conhecer as opções mais especializadas disponíveis do mercado.

 

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

, A importância de monitores médicos para diagnóstico

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *