COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Armazenamento de exames na nuvem melhora a prestação de serviços

Por Mallory de Souza Rodrigues em 10 de março de 2020

O lançamento constante de novas tecnologias permite que os procedimentos médicos evoluam, melhorando o atendimento aos pacientes, reduzindo erros e custos. Na área da saúde, o armazenamento de exames na nuvem integrado ao PACS vem demonstrando enormes benefícios para as instituições.

armazenamento de exames na nuvem, Armazenamento de exames na nuvem melhora a prestação de serviços


Apesar disso, um dos maiores desafios nas instituições de saúde ainda é a gestão de infraestrutura para armazenamento de exames a longo prazo. Além da dificuldade de gerir as informações e lidar com problemas de segurança, existe também o alto custo envolvido na aquisição e manutenção de servidores e datacenters locais. 

Nesse sentido, o armazenamento de exames em sistemas na nuvem, com o apoio de fornecedores especializados para área da saúde, é uma alternativa cada vez mais adotada pelas instituições do setor.

Confira algumas das vantagens do armazenamento de exames radiológicos na nuvem.

5 vantagens do armazenamento de exames na nuvem

1. Redução de custos

O Conselho Federal de Medicina prevê que os documentos do prontuário médico do paciente, que incluem os exames, precisam ser mantidos na instituição por no mínimo 20 anos. Assim, com o tempo, o custo da infraestrutura necessária e o investimento para mantê-la só aumenta. 

Os sistemas digitais permitem que os exames sejam enviados para a nuvem automaticamente por meio do PACS. Isso reduz a necessidade de datacenters mais robustos e, consequentemente, minimiza os custos envolvidos no processo.

2. Eficiência operacional 

Os serviços de armazenamento na nuvem eliminam a necessidade de recursos como CDs, fitas ou mesmo papel. O processo de gerir e armazenar a informação online é totalmente otimizado, facilitando a localização dos exames e evitando o retrabalho. 

Caso seja necessário localizar algum documento específico, basta utilizar os campos de busca, inserindo informações como nome, data, tipo de arquivo etc. Além disso, com o armazenamento em nuvem, as instituições não precisam contar com espaços físicos para manter os documentos.

Armazenamento de exames na nuvem melhora a prestação de serviços

3. Maior segurança e redução de erros

Da mesma forma, o armazenamento na nuvem também garante maior segurança da informação, já que o armazenamento físico pode levar a perda ou danificação dos arquivos por intempéries.

Além disso, toda a segurança do serviço na nuvem é garantido pelo fornecedor da tecnologia, que será responsável pelas atualizações e manutenções da plataforma. É o fornecedor que irá aplicar os recursos mais avançados para proteção das informações, evitando o vazamento de dados ou acesso indevido. 

Confira o nosso Checklist para compra de softwares na radiologia

4. Escalabilidade para a clínica

O modelo de armazenamento na nuvem permite que a instituição pague sob consumo, ou seja, somente pelo o que realmente utilizar. Não há limites para o crescimento. Mesmo com a aquisição de novas modalidades ou aumento na produção de exames não é necessário adquirir mais espaço, ou fazer adesão de um novo pacote. 

Basta enviar as imagens para a nuvem e, assim, a instituição pode crescer em seu próprio ritmo sem ficar amarrada ao fornecedor.

5. Ajuda a humanizar o atendimento na clínica

O atendimento humanizado envolve uma série de fatores e a percepção que o paciente tem é fundamental para determinar isso. Soluções que otimizam o tempo do paciente, proporcionam maior autonomia e facilitam sua rotina são vistos como benefícios imensuráveis. O armazenamento em nuvem permite que o paciente tenha acesso facilitado às suas informações, como por meio do Prontuário Eletrônico do Paciente

Além disso, quando a clínica elimina o tempo gasto em outras atividades, como o armazenamento e a manipulação de dados físicos, pode se dedicar a prestação de um atendimento mais cuidadoso e humano para o paciente. 

Nesse sentido, o armazenamento de exames na nuvem se torna um aliado dos processos administrativos, gerenciais e de atendimento ao paciente. Outros benefícios podem ser percebidos com a utilização dessa solução. 

Quer conhecer mais detalhes sobre o armazenamento de exames na nuvem? Entre em contato com a nossa equipe, e fale com os nossos consultores.

Leia também o eBook especial sobre
Gestão em centro de radiologia e saiba como organizar os processos de ponta a ponta.

armazenamento de exames na nuvem, Armazenamento de exames na nuvem melhora a prestação de serviços

Post publicado originalmente 31 de maio de 2016.

 

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *