COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Quais os benefícios da integração PACS e RIS

Por Paula Castilho em 24 de novembro de 2021

Quais os benefícios da integração PACS e RIS A radiologia é uma das especialidades da medicina mais maduras em termos de transformação digital, e hoje grande parte das clínicas radiológicas utiliza sistemas para gestão, armazenamento de imagens e comunicação. Com o uso do PACS e RIS, as instituições conseguem otimizar processos e oferecer um atendimento melhor para seus pacientes.  No entanto, os benefícios do uso de tecnologias podem ser ainda maiores com a integração dos sistemas. A necessidade de repetir alguns processos, como o cadastro do paciente em ferramentas diferentes, por exemplo, é eliminada, e também é possível ter mais dinamismo nas atividades e aumentar ainda mais a qualidade do atendimento. Continue acompanhando o texto e entenda as vantagens da integração PACS e RIS para a radiologia.

Com dúvidas sobre qual sistema de gestão adquirir para sua clínica? Confira o material “Processo de compra de software para radiologia:dicas para avaliação de sistemas (RIS)”

Quais os benefícios da integração PACS e RIS

Vantagens da integração PACS e RIS

Para garantir a qualidade da imagem, otimizar as atividades, organizar processos, gerir as equipes e o grande volume de exames, as clínicas radiológicas começaram a adotar sistemas inovadores. Com o PACS (Picture Archiving and Communication System) as organizações têm mais facilidade para capturar, armazenar, exibir e compartilhar imagens dos exames — que podem ser acessados e laudados à distância — enquanto o RIS (Radiology Information System) permite o rastreio e coleta de todas as informações do fluxo de atendimento — incluindo agendamento, realização do exame e faturamento. Essas duas soluções proporcionam, portanto, mais segurança, praticidade e agilidade nos processos, além de contribuir para a eliminação do papel e a redução de custos. Porém, quando PACS e RIS são utilizados apenas de forma independente — isto é, quando não há integração entre as soluções —, a clínica deixa de aproveitar mais benefícios. Nós listamos as vantagens dessa integração para que gestores e profissionais possam otimizar ainda mais suas atividades, tendo sempre como horizonte tornar o atendimento ao paciente mais eficiente e humanizado:

  • Cadastro único de paciente — eliminando a necessidade de registrá-lo em cada uma das ferramentas;
  • Registro de acesso universal;
  • Formação de uma base de dados mais confiável para apoiar a decisão clínica;
  • Mais eficiência e agilidade operacional;
  • Maior dinamismo no gerenciamento e distribuição de imagens;
  • Eliminação de filmes radiológicos — pois as imagens circulam apenas em formato digital;
  • Menor impacto ambiental causado pelo uso do filme e reveladores químicos;
  • Redução de custos;
  • Menor tempo de espera do paciente para realização e retirada do resultado do exame — que pode ser acessado pela internet;
  • Laudos  realizados mais rapidamente e até mesmo à distância;
  • Facilidade em ofertar os serviços de telemedicina;
  • Protocolos melhor definidos para tratamento das informações e atendimento.

Fica claro, portanto, que a integração RIS e PACS é positiva para gestores, profissionais e pacientes. É importante que a radiologia incorpore soluções para minimizar os erros e oferecer laudos cada vez mais precisos. Integrar essas soluções é uma estratégia essencial para atingir esses objetivos.

Saiba como aumentar a assertividade dos seus laudos no material “Central de Laudos: como a tecnologia ajuda a otimizar o trabalho nas clínicas”. Entenda os recursos da solução e sua importância para a prática da Telerradiologia.

 

Quais os benefícios da integração PACS e RIS

 

Diferenciais da integração PACS e RIS da Pixeon

A Pixeon é comprometida com o desenvolvimento de softwares de gestão para o mercado de saúde e oferece soluções completas para atender todo o fluxo de trabalho da radiologia.  O PACS da Pixeon foi eleito — pela terceira vez consecutiva —, o melhor da América Latina pelo Best in KLAS. Já o RIS é uma solução Web que contribui para reduzir ainda mais os custos e facilitar a escalabilidade.  Confira os principais diferenciais da integração PACS e RIS da Pixeon:

  • Central de Laudos: recurso que permite realizar laudos mesmo à distância, assim como centralizar a fila de trabalho de outras unidades na mesma ferramenta.
  • Acesso ao histórico de exames dos pacientes: o histórico dos seus pacientes pode ser consultado para fazer comparações com exames anteriores e, assim, aumentar o grau de assertividade do diagnóstico.
  • Worklist: a lista de todos os exames que precisam ser feitos em cada equipamento da clínica ficam a poucos cliques de distância com uso da integração.
  • Integração de pedidos médicos: sistema de digitalização de imagens, permitindo a integração do pedido médico com compatibilidade com redes DICOM.

Lembramos ainda que as nossas soluções podem ser integradas a sistemas de fornecedores diferentes e também ser contratadas individualmente, de acordo com as necessidades da sua instituição. Se você está a procura de soluções para inovar na sua clínica, preencha o formulário e baixe gratuitamente o eBook:  “Inovação nos laudos radiológicos com o PACS da Pixeon”. No material, você vai conhecer melhor o sistema, seus diferenciais e os principais resultados alcançados por nossos clientes. pacs e ris, Quais os benefícios da integração PACS e RIS


Quais os benefícios da integração PACS e RISSobre o autor
Paula Castilho é formada em gestão de Sistemas de Informação e Mestre em Tecnologia da Informação e Informática na Saúde pela UFSC, é Product Owner na Pixeon, sendo a responsável pela gestão do backlog do nosso PACS tricampeão do KLAS, o Pixeon Aurora.
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *