COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Hospital de Clínicas Unicamp otimiza setor de imagem com PACS Aurora

Por Pixeon em 26 de janeiro de 2016

Hospital se tornou filmless com auxílio do software de gestão de imagens médicas

 

HC-Unicamp

Para reduzir custos e tempo antes utilizados para revelação e impressão de exames de imagem em filme, o Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas adotou o sistema PACS Aurora (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), desenvolvido pela Pixeon. O sistema foi adquirido com o objetivo de otimizar a gestão do fluxo de imagem e atender a necessidade da qualidade de imagem do hospital após a compra de novos equipamentos.

 

A instituição é responsável por mais de mil atendimentos ambulatoriais e de emergência por dia, possui 44 especialidades, cinco serviços de diagnóstico e realiza uma média de 40 cirurgias diárias nos 15 municípios que atende. Em um hospital desta amplitude, que atualmente treina e ensina em torno de mil alunos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia, 442 residentes e 500 pós graduandos, se faz necessário ter um software completo, amigável e de fácil integração para a otimização da gestão de imagens.

 

O HC-Unicamp passou a utilizar a solução da Pixeon em 2009 procurando reduzir ao máximo o uso de filmes dentro do hospital e a otimização em toda a cadeia de gestão das imagens, desde a armazenagem dos exames até a entrega ao paciente, passando inclusive por toda a distribuição dentro do hospital. Com auxílio do  PACS Aurora, o HC, a partir de 2013, iniciou o processo de se tornar filmless, atingindo este objetivo em janeiro de 2014.

 

Em 2009 foi instalado um tomógrafo de 64 canais no HC-Unicamp, nesse momento havia necessidade urgente de buscar uma solução de PACS para abrigar as imagens do novo equipamento e dos outros existentes, foi quando conhecemos a Pixeon”, explica Edson Kitaka, diretor de TI do hospital. “Conseguimos uma redução importante de custos com a diminuição do tempo de realização dos exames, eliminação da impressão das imagem em filme, eliminação das áreas e equipamentos de revelação com posterior reaproveitamento desses espaços para outras atividades da área de imaginologia”, completa o executivo.

 

Com a implementação da solução, que reestruturou toda a cadeia de gestão das imagens médicas, o HC-Unicamp fez treinamento detalhado de sua equipe para que todos estivessem totalmente capacitados e inteirados das funcionalidades da solução. Além disso, a Pixeon ouviu a equipe de radiologia do HC para ajustar o sistema à realidade do hospital, que é de alta complexidade, para trazer os resultados esperados. “O fator crucial para o sucesso da implantação, foi a disposição da direção da Pixeon e do seu corpo técnico em trabalhar junto com nossas equipes para vencer cada desafio que aparecia. A palavra chave é parceria. Para o sucesso do projeto e para a superação das dificuldades a parceria entre as equipes é fundamental até hoje”, salienta Kitaka.  

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Aplicações da inteligência artificial na radiologia

Aplicações da inteligência artificial na radiologia

Em plena e rápida expansão no mundo todo, a inteligência artificial é uma tecnologia com potenciais e funcionalidades inimagináveis. Ela irá impactar profundamente todos os setores da sociedade. Não é exagero dizer que, na área da saúde a IA deve […]

O que você deve saber sobre um sistema de gestão hospitalar

O que você deve saber sobre um sistema de gestão hospitalar

É comum que as instituições médicas estejam mais preocupadas com a aquisição de equipamentos para otimização de atendimento, procedimentos, etc. Porém, uma questão que nem sempre é levada em consideração é a necessidade primordial de um sistema de gestão hospitalar […]

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A onda de especializações na área da medicina, como fisioterapeutas, neurologistas, cardiologistas, permite atender com mais profundidade determinados problemas e males. No entanto, o excesso de expertise acabou deixando um pouco de lado a humanização. Nesse sentido, a saúde do […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias