COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

5 vantagens de disponibilizar exames pela internet

Por Pixeon em 6 de junho de 2014

, 5 vantagens de disponibilizar exames pela internet

Muitas clínicas e hospitais estão buscando alternativas para entregar os exames dos pacientes. Alguns motivos, como o custo dos insumos e o fato de nem todas as pessoas buscarem os exames, estão ocasionando essa procura. Uma opção é disponibilizar exames pela internet, uma novidade no segmento de diagnóstico por imagem. Separamos para você 5 vantagens ao oferecer o acesso aos exames no meio online. Confira.

 

1. Redução de custos com insumos
Essa é a vantagem mais fácil de ser percebida e a que mais gera resultados econômicos na sua instituição, porém não a única. Como os exames ficam disponíveis na internet, ocasionando a redução de custos com filmes, além de papel e envelopes.

 

2. Menor movimentação na recepção e estacionamento
Com o facilidade da internet, as pessoas não precisam mais se dirigir até a recepção das clínicas somente para retirar os exames. Isso diminui o número de pacientes circulando nesses locais, permitindo um atendimento de melhor qualidade para o paciente que vem fazer o exame.

 

Esse foi o caso da rede de medicina diagnóstica Alliar, que procurava por uma opção de serviço para diminuir o fluxo de pessoas nas clínicas, pois a recepção fica no mesmo local de retirada de exames, deixando o ambiente bastante cheio. Após passar a disponibilizar exames pela internet, os resultados apareceram em poucos meses: cerca 50% das entregas de exames de ressonância, 30% de tomografia e 20% de raios-x são feitas pela web. “Percebemos mais tranquilidade no fluxo de pessoas na clínica. Com os exames disponíveis pela internet, os pacientes notaram melhoria na qualidade de atendimento”, conta o diretor de operações da Alliar, Eduardo Margara.

 

3. Menor infraestrutura para armazenar exames
Os resultados dos exames precisam de um espaço adequado para ficar armazenados. Quando o paciente não volta para buscá-lo, esse material fica guardado por meses, o que faz com que as clínicas necessitem cada vez mais de espaço. Outro benefício é não haver a necessidade de se ter um colaborador exclusivo para a entrega de exames.

 

4. Conforto para o paciente
Com a correria do dia a dia, quanto menos as pessoas precisarem se deslocar de sua residência ou trabalho, melhor. Por isso, disponibilizar exames pela internet proporciona conforto e tranquilidade ao paciente, que pode acessá-los de casa. Lembre-se que nesse momento é importante ter um portal que viabilize a comunicação entre médico e paciente para que possam trocar informações e tirar dúvidas. Nesses casos, o médico solicitante tem acesso ao exame à distância, podendo já enviar mensagens ao paciente avisando que está tudo bem ou que será necessário um retorno.

 

5. Histórico eletrônico
Ao disponibilizar exames pela internet, automaticamente é gerado um histórico eletrônico do paciente, no qual os exames ficam armazenados e podem ser facilmente acessados quando necessário. O maior benefício é para o próprio paciente, que não precisa mais guardar exames em casa. Na web, as imagens estão seguras, sem risco de deterioração desses documentos.

 

Antes de sair contratando soluções que possibilitem a entrega de exames pela internet, sua instituição deve analisar a necessidade e benefícios de cada solução para depois oferecer esse serviço aos seus clientes.

 

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Compartilhe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

, 5 vantagens de disponibilizar exames pela internet

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *