COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A importância da segunda opinião médica

Por Pixeon em 26 de agosto de 2014

, A importância da segunda opinião médicaUma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) revelou que quatro em 10 pacientes procuram uma segunda opinião médica antes de iniciar um tratamento. Mas essa prática também está se tornando comum entre os profissionais da saúde, que recorrem à opinião dos colegas profissionais para se certificarem do diagnóstico.

 

A segunda opinião médica deve ser solicitada sempre que o paciente ou o profissional possuem alguma dúvida ao interpretar os exames. É importante ressaltar que o auxílio do segundo médico deve ter a função complementar, para contribuir e tornar o diagnóstico mais assertivo, proporcionando mais segurança ao paciente.

 

Para a área de diagnóstico por imagem, o compartilhamento das imagens e dos pedidos médicos pode ser feito por meio da telerradiologia, prática regulamentada em 2009 pela resolução no 1890 do Conselho Federal de Medicina (CFM). A resolução define a telerradiogia “como o exercício da Medicina, onde o fator crítico é a distância, utilizando a transmissão eletrônica de imagens radiológicas com o propósito de consulta ou relatório”.

 

Um dos grandes benefícios é praticidade com que os médicos conseguem acessar as imagens compartilhadas. Com isso, é mais fácil e rápido solicitar uma segunda opinião médica sempre que necessário. Para acessar as imagens, basta que o médico possua um equipamento conectado à internet. O download dos arquivos pode ser feito pelo médico de qualquer lugar, que consegue reconstruir as imagens para interpretá-las e emitir o laudo ou um parecer.

 

Além de possibilitar a segunda opinião médica, a telerradiologia também contribui para os atendimentos de emergência, uma vez que o médico não precisa estar na instituição para acessar as imagens e emitir o laudo. Nesse caso, sua utilização traz vantagens ainda para os pacientes que não têm acesso a médicos especialistas em sua cidade, pois com a transmissão de imagens, é possível realizar uma avaliação a distância.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo.

 

 

Conheça também:

 

, A importância da segunda opinião médica

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *