Gestão em radiologia

Como a calculadora para radiologistas no PACS aumenta a produtividade

As ferramentas digitais são soluções que proporcionam maior produtividade para os profissionais de saúde. Os recursos mantêm as informações integradas e permitem que as atividades sejam realizadas de forma simultânea. Isso reduz os erros, retrabalho e o tempo perdido com tarefas simples. 

Além disso, as ferramentas digitais ajudam na redução do uso de recursos externos, como é o caso das calculadoras. Um recurso simples, mas capaz de impactar na produtividade dos profissionais. Ter uma calculadora para radiologistas dentro do próprio sistema de automação vai ajudar a agilizar as tarefas e aumentar a produtividade dos especialistas. 

Veja a seguir, como a calculadora para radiologistas no PACS aumenta a produtividade.

Calculadora para radiologistas e outros recursos para aumentar a produtividade e a segurança nos resultados

As tarefas manuais impactam diretamente dos profissionais, ainda mais na área radiológica, que envolve um grande volume de exames e análises diárias. De fato, os sistemas digitais são mais ágeis, efetivos e seguros, pois reúnem um grande volume de informações, são capazes de fazer análises e comparações de dados automaticamente, assim como cálculos.

Sem o uso da automação, os profissionais dependem exclusivamente de recursos analógicos, que não proporcionam agilidade e efetividade na entrega dos dados. Nesse sentido, a calculadora para radiologistas é uma solução que substitui o uso do recurso analógico, proporcionando maior produtividade para a atuação profissional. 

Calculadora de volume no PACS da Pixeon

Os recursos de cálculo disponíveis dentro do PACS da Pixeon, permitem a obtenção de medidas exatas para áreas específicas e volumes. O médico pode analisar uma área e, de acordo com a medida identificada, é capaz de reconhecer se há uma patologia no paciente. 

O cálculo de volume, por exemplo, é utilizado para medir o volume de elementos não esféricos. Se o médico encontrar um tumor ou nódulo na imagem do sistema, basta selecionar as áreas de medição com a régua e a ferramenta faz o cálculo do volume automaticamente, entregando um resultado rápido e preciso. 

Sem uma ferramenta de cálculo como essa, o profissional teria que usar uma calculadora física ou de seu dispositivo móvel, somar todos os valores apresentados no resultado por imagem e adicioná-los em sua calculadora para fazer o cálculo, manualmente.

Por ser um processo que depende totalmente da execução e atenção humana, o resultado é passível de erro. O profissional pode confundir na hora de digitar o número ou errar se estiver com pressa. Levando em consideração que o profissional realiza essa atividade muitas vezes por dia, também há bastante impacto na produtividade. 

Já com a calculadora para radiologistas, os cálculos são realizados sozinhos. Basta que o profissional selecione as informações e o resultado pode ser copiado e salvo diretamente no laudo radiológico. Ferramentas como essa permitem que o profissional conquiste maior agilidade e segurança na execução de suas tarefas. 

A calculadora para radiologistas permite a medição de nódulos, tumores, útero, próstata, fígado, rim, entre outros órgãos não esféricos.

Quais são os benefícios de automatizar o processo de cálculo nos centros de diagnóstico por imagem?

Utilizar os cálculos automatizados na interpretação de exames e diagnóstico dos pacientes vai proporcionar diversos benefícios para a sua instituição. Veja a seguir alguns deles:

Reduzir o tempo de análise clínica

A partir do resultado apresentado pelo cálculo, o profissional identifica uma possível patologia e, rapidamente, aciona um técnico ou especialista para fazer uma análise criteriosa no exame. Dependendo da situação, um novo exame pode ser solicitado ou o paciente é direcionado para outro procedimento para entender mais a fundo se há patologia ou não.

Agilidade na identificação de patologias

Os dados obtidos a partir dos cálculos, em geral, são adicionados em planilhas para o registro das informações. Esse processo é manual, gera trabalho e leva tempo. Instituições que usam recursos automatizados eliminam esse processo, pois o sistema entrega as informações de forma imediata e já indica as possíveis patologias. 

Com isso, a instituição consegue reduzir consideravelmente o tempo perdido nesse processo. 

Precisão na análise e entrega dos diagnósticos

Os cálculos automatizados entregam dados precisos. Dessa forma, o profissional consegue ter certeza se o paciente apresenta alguma patologia ou não. As dúvidas são eliminadas na hora e, em caso de divergências, na comparação com outros exames, os profissionais conseguem tomar decisões com maior agilidade sobre os procedimentos que serão realizados posteriormente. 

Quer saber mais sobre a calculadora para radiologistas e utilização de cálculos automatizados na interpretação de exames e laudos? Entre em contato com a nossa equipe!

Conheça também outras inovações e os diferenciais do PACS da Pixeon.

Luana

Recent Posts

Hospitais do futuro: conheça os principais avanços tecnológicos aplicados à medicina

Apostar em tecnologia é uma tendência a ser aplicada a todo e qualquer setor. Os…

2 de maio de 2024

O que é e como obter a Acreditação Laboratorial?

O processo de obtenção da Acreditação Laboratorial está relacionado a melhorias contínuas na gestão institucional.…

25 de abril de 2024

Relatório Hospitalar: Saiba como elaborar as instruções e regulamentações de forma prática

Um bom relatório hospitalar fornece ao gestor dados relevantes para implementar mudanças e aproveitar oportunidades.…

18 de abril de 2024

IoMT: o que você precisa saber sobre Internet das Coisas Médicas

A Internet das Coisas Médicas (IoMT) está revolucionando o setor de saúde. O uso de…

11 de abril de 2024

20 exemplos de texto para propaganda de clínica médica

Cada vez mais as pessoas estão atentas aos profissionais que as atendem e aos estabelecimentos…

4 de abril de 2024

30 nomes de clínicas médicas: Saiba como se destacar no mercado!

Os nomes de clínicas médicas são o primeiro ponto de contato com os pacientes, ou…

28 de março de 2024