COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A importância do uso de cálculos automatizados na interpretação de exames e laudos

Por Pixeon em 3 de Março de 2015

Expressões matemáticas são a base do mundo moderno – desde construções como pontes e edifícios, até o posicionamento das estrelas no céu utilizam cálculos como base para iniciar qualquer teoria ou esboço. E mesmo os leigos sabem que a precisão dos dados é de extrema importância para minimizar ao máximo a margem de erro, fornecendo dados e colaborando para que a engenharia e a astronomia sejam cada vez mais seguras e precisas.

 

Assim como são cruciais para a construção de uma ponte de vários quilômetros, as expressões matemáticas também são extremamente importantes para a elaboração de um diagnóstico preciso e estão presentes no dia a dia da medicina moderna. Em clínicas de diagnóstico por imagem é comum e crucial para um laudo mais assertivo efetivo o uso de cálculos automatizados na interpretação de exames. Basicamente, eles são utilizados para otimizar e agilizar o diagnóstico de cada paciente, ainda economizando o tempo do médico – ao invés de ele fazer o processo manualmente, alguns aplicativos da área permitem incluir no sistema uma tabela pré-determinada, que leva em consideração diversas variáveis e usa expressões matemáticas para fazer cálculos complexos. Assim, o sistema analisa as variáveis e fornece algumas possibilidades de diagnóstico para o médico de acordo com os dados inseridos.

 

A utilização de cálculos automatizados na interpretação de exames depende da qualidade e quantidade de dados, pois, quanto mais informação, maior é a precisão dos resultados do sistema. Para fazer cálculos tão específicos e importantes, como o de uma placa de ateroma, por exemplo, o sistema usa as informações cadastradas e utiliza a Escala de Hounsfield para medir a densidade dessa placa eliminando outras possibilidades de diagnóstico. Desta forma, se houver alguma patologia no exame pode ser mais facilmente identificada e medida.

 

Um exemplo da dinâmica que o sistema pode fornecer ao diagnóstico é percebida neste exemplo: o paciente foi à clínica de diagnóstico por imagem fazer uma tomografia de tórax e o técnico percebeu uma possível massa durante o exame. O técnico aplica a Escala de Hounsfield pela elipse e chama o médico para verificar. Para eliminar ou confirmar a possibilidade de patologia, o médico pode solicitar a injeção de contraste para analisar melhor a massa.

 

Concluindo, listamos os principais benefícios de utilizar cálculos automatizados na interpretação de exames são:

• Dinâmica: ao perceber uma possível patologia durante o exame, o técnico pode chamar o radiologista imediatamente para analisar e este pode solicitar um outro procedimento, ou a aplicação de contraste para entender se há ou não patologia;

• Rapidez: fazer os cálculos necessários para cada exame inserindo dados em uma planilha, ou mesmo manualmente, é um processo trabalhoso e que leva tempo. Com o uso das expressões automatizadas, o próprio sistema faz os cálculos imediatamente após o procedimento e indica possíveis patologias;

• Assertividade: ter a possibilidade de usar cálculos automatizados que podem ser aplicados ao exame dentro do sistema praticamente elimina dúvidas sobre a existência de uma patologia e, consequentemente, otimiza o laudo.

 

Quer saber mais sobre a utilização de cálculos automatizados na interpretação de exames e laudos? Entre em contato com a nossa equipe!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

  O termo inteligência artificial (IA) refere-se à ciência e capacidade de programar habilidades cognitivas às máquinas, computadores. Como em muitos filmes de ficção científica que assistimos, computadores dotados de IA são capazes de realizar tarefas antes apenas desempenhadas pelo […]

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Não há apenas uma forma de avaliar a saúde no Brasil. Há diversas variáveis que podem e devem ser levadas em consideração. Falar sobre crise, por exemplo, está bastante relacionado com uma combinação entre o cenário do produto interno bruto […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias