COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como diminuir a taxa de ausência dos pacientes em exames

Por Pixeon em 18 de dezembro de 2014

Entre o agendamento do exame de um paciente até o atendimento, muitas coisas podem acontecer. Por isso, é importante confirmar se ele poderá comparecer no dia e, se não, quando seria um melhor momento para se reagendar o exame. Isso evita que o paciente esqueça o compromisso, perca o horário marcado e ajuda a diminuir a taxa de ausência dos pacientes. Como muitos destes exames são de custo elevado, esta redução faz com que parte da renda da clínica provinda deles não seja perdida, ainda mais quando há uma impossibilidade de realocar outros pacientes nesta vaga.

 

O método mais tradicional de fazer esse tipo de contato é pelo telefone e precisa de mão de obra, ou seja, horas de trabalho de funcionários destacados apenas para a função de confirmar todos os pacientes agendados.

 

Para ajudar a rezudir a ausência dos pacientes, utilizar um sistema de RIS com opção de Central de Comunicação pode ser uma boa solução, pois ele permite enviar ao paciente mensagens por e-mail ou SMS. O sistema pode ser configurado para envio automático das mensagens nos dias que antecedem o procedimento solicitando a confirmação do comparecimento do paciente.

 

Além disso, o software possibilita enviar uma mensagem pedindo para o paciente entrar em contato com a clínica por telefone ou por mensagem de texto para reagendar o exame, caso seja necessário. Com essa opção o paciente responde o SMS através de um código de resposta, que é identificado pelo sistema. Caso a mensagem seja uma negativa, o sistema é notificado e um colaborador da clínica entra em contato com o paciente para reagendar o exame.

 

Com isso é possível diminuir a taxa de ausência dos pacientes em exames e otimizar o tempo dos funcionários da clínica, pois o contato por telefone é feito apenas com quem realmente precisa fazer um reagendamento. A automatização do processo também faz com que a clínica possa usar sua capacidade e equipe de maneira mais eficiente.

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *