COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como a reconstrução de imagem auxilia o diagnóstico

Por Pixeon em 21 de outubro de 2014

reconstrução multiplanarNa medicina é comum que sejam feitos vários exames para identificar uma patologia. Alguns desses exames, como tomografias e ressonâncias, exigem que sejam tiradas várias imagens do mesmo local para que o médico tenha mais opções de análise. Essas imagens contém uma grande quantidade de informações que influenciam o diagnóstico. Contudo, 98% dessas imagens é feita apenas no plano axial, considerado o plano básico. Por isso, disponibilizar ferramentas para que o médico faça a reconstrução de imagem é fundamental no tratamento dos pacientes.

 

A reconstrução de imagem proporciona ao médico visualizar as imagens em outros planos além do axial, como coronal, oblíquo, curvo e radial. A partir da imagem inicial do exame, a ferramenta faz a reconstrução multiplanar, dependendo da necessidade. Além disso, é possível fazer a reconstrução volumétrica e tridimensional, facilitando mais ainda a análise das imagens.

 

Se o médico trabalhar apenas com as imagens no plano axial, ele terá a visualização de somente uma vista do paciente. Ou seja, não será possível ter a certeza do que há nos outros eixos de visualização da região examinada. Por exemplo, em casos de cálculo renal, no plano axial o cálculo pode ter 2 cm, mas no coronal pode ter 4 cm. Possuir as medidas exatas tem influência no diagnóstico e no tratamento. É a partir da reconstrução de imagem que é possível fazer um planejamento cirúrgico, se for necessário.

 

Em exames específicos, como os de tórax ou vasculares, para fazer reconstrução de imagem ainda é possível aplicar técnicas de Mip e Minip, que permitem aumentar ou diminuir espessuras de estruturas mais difíceis de identificar. Para a parte cardíaca, as ferramentas de reconstrução podem ter opções que destacam apenas as estruturas que o médico deseja analisar, como por exemplo, as coronárias ou vasos específicos ou somente a aorta.

 

Conheça também:

 

protocolo de mamografia

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

LGPD – Integridade, Privacidade e Inovação na Saúde

LGPD – Integridade, Privacidade e Inovação na Saúde

Um milésimo de segundo faz sim toda diferença nessa área. Agilidade, Inovação, Integridade e Privacidade, precisam estar em perfeita sintonia, focados no salvar vidas, aprimorar atendimento e transformar a saúde.   O Brasil está vivendo mais um marco legal, que […]

Como a gestão de custos hospitalares impacta na tomada de decisões

Como a gestão de custos hospitalares impacta na tomada de decisões

O gestor de uma instituição de saúde precisa ter em suas mãos a gestão de custos hospitalares de forma efetiva. A gestão de custos vai apontar os principais gargalos da instituição. Mais do que isso, a gestão de custos eficiente traz o questionamento: podemos fazer mais e melhor com os recursos que temos? É importante entender que a informação de custos pode ser aplicada como ferramenta de suporte à tomada de decisão gerencial e estratégica e não meramente como forma de controle e de cortes.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias