COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Fusão cria uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia para a saúde

Por em 4 de setembro de 2012

As empresas brasileiras Pixeon e Medical Systems anunciam fusão; nova empresa recebe mais um aporte de recursos da Intel Capital.

 

As empresas brasileiras Pixeon e Medical Systems anunciam nesta terça-feira, 4 de setembro, a fusão de suas operações, criando uma das maiores empresas nacionais de tecnologia voltada para o segmento de saúde. A nova empresa, chamada Pixeon Medical Systems, já nasce com uma carteira de mais de 1.200 clientes espalhados por todos os estados do Brasil, além de Argentina e Chile. A nova empresa também recebe mais um aporte da Intel Capital, braço de investimentos estratégicos da Intel, que já era acionista minoritária da Pixeon.

 

A Pixeon, com sede em Florianópolis (SC), é uma das maiores empresas brasileiras no segmento de PACS (sigla em inglês para Sistemas de Comunicação e arquivo de imagens), tecnologia que permite a gestão e processamento de imagens médicas de forma totalmente digital. Baseada em São Bernardo do Campo (SP), a Medical Systems possui a maior base instalada no país de sistemas de gestão com foco em centros de medicina diagnóstica – RIS (Sistema de informação radiológica) e LIS (Sistema de informação laboratorial). Juntas, as empresas são capazes de oferecer soluções completas para centros diagnósticos, clínicas e laboratórios de medicina diagnóstica. A nova empresa conta com 150 funcionários, 30% deles atuando diretamente em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

 

Roberto Ribeiro da Cruz, antigo CEO da Medical Systems, assume como CEO da nova empresa, enquanto Fernando Peixoto, ex-CEO da Pixeon, passa a atuar como presidente do conselho e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. Os outros sócios da empresa também continuam à frente do negócio, com Rodolfo Sini Ruiz (Medical Systems) como diretor Comercial e Iomani Engelmann (Pixeon) como diretor de Marketing. O processo de integração dos negócios será coordenado por Cláudia Goulart, ex-CEO da GE Healthcare na América Latina, que possui ampla experiência no mercado de saúde, e que também atuará como conselheira independente da nova empresa.

 

A união das duas empresas acontece em um momento de maturidade de ambos os negócios e de franco crescimento. A Pixeon registrou só no primeiro semestre de 2012 um crescimento de 120% em faturamento e foi apontada por pesquisa da consultoria Frost & Sullivan como a empresa do ano em PACS. “Esta fusão representa um grande avanço no mercado brasileiro de tecnologia para a área da saúde, pois fortalece um negócio nacional com pleno domínio tecnológico”, aponta Cláudia Goulart. “Nos últimos anos, percebemos uma desnacionalização desta indústria com o avanço das multinacionais. A Pixeon Medical Systems faz o movimento contrário, avançando, inclusive, na oferta de suas soluções para países latino-americanos”.

 

 

Integração e oferta conjunta de soluções para medicina diagnóstica

A Pixeon Medical Systems surge em um momento de forte consolidação do mercado de TI para a saúde, que conta com forte presença de empresas multinacionais. A empresa passa a ser a única com operações de pesquisa em software para medicina diagnóstica 100% radicadas no país. A sinergia gerada pela fusão das operações coloca a Pixeon Medical Systems em uma posição de vantagem para crescer no mercado brasileiro e latino-americano. As duas empresas já atuavam em parceria no atendimento de alguns clientes, onde identificaram a necessidade de integração entre as soluções de PACS da Pixeon com os RIS/LIS da Medical Systems.

 

A integração das soluções permitirá mais agilidade às atividades de medicina diagnóstica de clínicas e hospitais. No momento que um paciente faz um exame, por exemplo, todas as informações cadastrais ficam à disposição do estabelecimento por meio do RIS/LIS e as imagens médicas digitais armazenadas pelo PACS permanecem integradas a este cadastro. A solução conjunta acompanha todo o ciclo e fluxo de trabalho de um exame de um paciente em um centro de diagnóstico, trazendo agilidade e precisão ao atendimento.

 

“A proposta de valor da Pixeon Medical Systems é oferecer ao mercado uma solução que atenda amplamente a cadeia de medicina diagnóstica, proporcionando uma grande diferenciação na experiência dos usuários de nossas tecnologias. Inovação em mobilidade e cloud computing e usabilidade serão alguns dos nossos diferenciais”, explica Roberto da Cruz, CEO da nova empresa.

 

 

Reforço nos times comercial e de pesquisa e desenvolvimento

“A tecnologia será um dos principais diferenciais competitivos do produto final ofertado ao mercado, pois nosso time integrado dominará todo o processo de desenvolvimento de soluções”, explica Fernando Peixoto, diretor de P&D. Para ampliar o portfólio de soluções, a empresa já conta também com mais de R$ 3 milhões captados em projetos de P&D com recursos não reembolsáveis, principalmente do Governo Federal, e também irá intensificar as parcerias com universidades e instituições de pesquisa.

 

A expectativa é que em 2013, todas as soluções da nova empresa sejam ofertadas de forma integradas por meio da internet, utilizando recursos de computação nas nuvens (cloud computing), tecnologia que já está presente em algumas das soluções oferecidas pela empresa.

 

A fusão também traz vantagens para a força comercial, que passa a ter conhecimento completo do fluxo de trabalho dos clientes. A empresa irá aumentar sua atuação no país por meio de equipes comerciais e de suporte técnico descentralizado, nas principais regiões brasileiras. As soluções oferecidas continuarão a ter a possibilidade de integração com soluções de outras empresas – nacionais e internacionais.

 

“Queremos estar mais próximos de nossos clientes, atuando como consultores estratégicos capazes de auxiliá-los na escolha da melhor solução para suas necessidades particulares”, explicou Rodolfo Sini, diretor comercial. “Com a ampliação de nossa força de venda, seremos capazes de entregar serviços mais completos em todas as regiões do país.”

 

Nova rodada de investimento da Intel Capital

A Intel Capital, que adquiriu participação minoritária na Pixeon no final de 2011, realizou um novo aporte de capital na nova empresa. Para a Intel Capital, a Pixeon Medical Systems desponta como uma grande oportunidade para incentivar a inovação nacional e acelerar o desenvolvimento de um mercado ainda em maturação. “Enquanto nos Estados Unidos e na Europa os sistemas de gestão de imagens diagnósticas já apresentam alto grau de digitalização, no Brasil apenas 8% das clínicas e laboratórios possuem esse tipo de tecnologia. A Pixeon Medical Systems reúne a expertise e a tecnologia necessária para ajudar a modernizar o sistema de saúde do país”, comentou David Thomas, diretor geral da Intel Capital para a América Latina.

 

O aporte permitirá que a nova empresa expanda sua atuação com bastante agilidade, e também disponibiliza recursos para a futura aquisição de empresas com atuação complementares ao negócio, bem como nos esforços de expansão da carteira de clientes.

 

David Thomas é Diretor Executivo da Intel Capital, sendo responsável por todas as atividades de investimento da Intel Capital na América Latina. O time da Intel Capital na região inclui os profissionais Alexandre Villela, Fábio de Paula e Ricardo Arantes, todos eles situados em São Paulo. Alexandre é o Diretor de Investimentos responsável pela Pixeon Medical Systems. A Intel Capital possui um intenso histórico de atuação na região, com presença local desde 1999.

 

Sobre a Pixeon Medical Systems

A companhia, que atua no desenvolvimento e comercialização de soluções nacionais em PACS, RIS e LIS, é resultante da fusão das empresas Pixeon e Medical Systems, consolidada em agosto de 2012. Os sistemas da empresa estão presentes em hospitais, clínicas e centros de diagnóstico de todos os Estados brasileiros e, de forma integrada, oferecem uma solução completa, nacional e adaptada à realidade de estabelecimentos de saúde de todos os portes. A empresa possui sedes em Florianópolis (SC) e São Bernardo do Campo (SP), com unidades de negócios distribuídas pelo País. No total, são mais de 1200 clientes nas soluções de digitalização, armazenamento e distribuição de imagens médicas, e de informatização dos principais processos de operação de um centro de medicina diagnóstica.

 

 

Sobre a Intel Capital

A Intel Capital, a organização de investimentos estratégicos da Intel, concentra seus investimentos em novas empresas que busquem a inovação tecnológica em todo o mundo. A Intel Capital investe em uma ampla gama de empresas que ofereçam hardware, software e serviços para os segmentos empresarial, doméstico, mobilidade, saúde, Internet, manufatura de semicondutores e tecnologias limpas. Desde 1991, a Intel Capital já investiu mais de USD 10.4 bilhões em mais de 1212 empresas em 51 países. Nesse período, 196 empresas do portfólio tornaram-se públicas em várias bolsas de valores de todo o mundo e 291 foram adquiridas ou participaram de fusões. Em 2011, a Intel Capital investiu cerca de USD 526 milhões em 89 investimentos, com aproximadamente 51 por cento da verba sendo investida fora dos Estados Unidos e Canadá. Para mais informações sobre a Intel Capital e suas vantagens diferenciadas, favor visitar www.intelcapital.com.

 

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em https://newsroom.intel.com/community/pt_br.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *