Gestão hospitalar

Gestão de Medicamentos Hospitalar: tudo o que você precisa saber

​​Gerenciar de forma adequada a farmácia de um hospital é algo bastante desafiador para os profissionais da área. Afinal, o trabalho nesse setor envolve grandes responsabilidades que vão além do controle de estoque. A tarefa envolve também a garantia da segurança do paciente, considerando-se que a gestão de medicamentos hospitalar precisa ser efetiva para que as substâncias sejam ministradas corretamente.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo que explica a importância de fazer a gestão adequada nesse setor e quais as vantagens desse processo para a instituição. Continue a leitura e entenda como os softwares de rastreabilidade podem ajudar você nessa tarefa!

 

Como fazer uma boa gestão de medicamentos hospitalar

O primeiro passo para gerenciar a farmácia hospitalar de forma bem-sucedida é ter o apoio de sistemas digitais. Como o fluxo de informações nesse setor é extenso, fica muito difícil para os colaboradores manterem o controle dos dados sem contar com suporte tecnológico.

Além de dar agilidade à gestão de medicamentos hospitalares, o uso de ferramentas digitais nessa tarefa torna os processos internos mais seguros. Isso porque uma série de tarefas podem ser inspecionadas com rigor a partir de sistemas inteligentes, tais como controle de estoque, controle de dispensação e administração de substâncias.

Uma gestão otimizada por soluções tecnológicas é muito vantajosa também do ponto de vista administrativo, pois ajuda a evitar desperdícios e a controlar com eficácia os recursos financeiros deste departamento. Ou seja, uma gestão eficiente de medicamentos é aquela capaz de aliar humanização do cuidado com o paciente, redução de falhas operacionais e controle orçamentário na instituição.

Quer saber mais sobre redução de custos na área hospitalar? Entenda como a rastreabilidade e o controle de dados ajudam a reduzir glosas orçamentárias nas instituições de saúde!

 

A importância da gestão de medicamentos hospitalar

Vimos que fazer uma gestão efetiva no setor de medicamentos é algo primordial para a saúde e o bem-estar dos pacientes. Em relação aos colaboradores, esse processo também traz diversos benefícios, pois permite que as equipes consigam aproveitar melhor o tempo em atuação e possam tomar decisões fundamentadas em dados.

Além disso, a rotina de trabalho fica muito mais fluida, pois os softwares especializados em gestão hospitalar automatizam tarefas para que as equipes consigam redirecionar seus esforços aos pacientes. Dessa forma, a assistência se torna mais humanizada e acolhedora, inclusive na administração dos medicamentos.

A seguir, listamos as principais vantagens de contar com o apoio de sistemas digitais na gestão de medicamentos hospitalar.

Permitem a rastreabilidade dos dados

Os softwares especializados rastreiam a administração dos fármacos de modo a garantir a segurança dos pacientes. Com esse recurso dá para saber, por exemplo, em quais pessoas determinado fármaco foi administrado, assim como a quantidade e data do procedimento. O nome do colaborador responsável pela tarefa também pode ser consultado na ferramenta.

Esses dados são de grande importância para reduzir eventuais falhas relacionadas à dosagem, uso de medicação incorreta ou combinação inadequada de fármacos.

Como todos os itens do estoque são rastreáveis por meio da ferramenta, os colaboradores conseguem ter acesso também às notificações que indicam quando um medicamento está acabando ou perdendo a validade – o que é fundamental para evitar desperdícios.

Controlam o armário de dispensação

As ferramentas digitais permitem a visibilidade eletrônica do armário da farmácia hospitalar e ajudam a controlar o acesso ao local, dando mais segurança às operações. O sistema faz esse controle por meio do acesso com biometria ou leitor de código de barras, de tal forma que somente pessoas autorizadas tenham acesso à farmácia do hospital.

Fornecem relatórios gerenciais

As ferramentas inteligentes fornecem relatórios que otimizam a gestão de medicamentos hospitalares. Esses relatórios podem ser acessados de forma remota para que o gestor tenha controle das operações mesmo à distância. As equipes também conseguem fazer a conferência de informações ou o monitoramento de fármacos mesmo se estiverem em outro setor.

Todos esses benefícios de uma gestão otimizada favorecem o cuidado centrado no paciente e uso racional dos recursos da área da saúde

Afinal, com um controle de dados efetivo, evitam-se prejuízos financeiros decorrentes de desperdício, compra de medicamentos desnecessários ou perda de medicações por administração incorreta. Ou seja, pacientes, equipes e gestores só têm a ganhar com o controle efetivo desse setor.

Saiba mais sobre controle de dados nas instituições de saúde e veja quais são os principais indicadores hospitalares que você precisa monitorar!

Comunicação Pixeon

Recent Posts

Hospitais do futuro: conheça os principais avanços tecnológicos aplicados à medicina

Apostar em tecnologia é uma tendência a ser aplicada a todo e qualquer setor. Os…

2 de maio de 2024

O que é e como obter a Acreditação Laboratorial?

O processo de obtenção da Acreditação Laboratorial está relacionado a melhorias contínuas na gestão institucional.…

25 de abril de 2024

Relatório Hospitalar: Saiba como elaborar as instruções e regulamentações de forma prática

Um bom relatório hospitalar fornece ao gestor dados relevantes para implementar mudanças e aproveitar oportunidades.…

18 de abril de 2024

IoMT: o que você precisa saber sobre Internet das Coisas Médicas

A Internet das Coisas Médicas (IoMT) está revolucionando o setor de saúde. O uso de…

11 de abril de 2024

20 exemplos de texto para propaganda de clínica médica

Cada vez mais as pessoas estão atentas aos profissionais que as atendem e aos estabelecimentos…

4 de abril de 2024

30 nomes de clínicas médicas: Saiba como se destacar no mercado!

Os nomes de clínicas médicas são o primeiro ponto de contato com os pacientes, ou…

28 de março de 2024