COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Inovações tecnológicas na saúde: qual a relação entre sistemas e produtividade em laboratórios?

Por Paulo Pontes (Pixeon) em 24 de abril de 2018

inovações tecnológicas na saúde, Inovações tecnológicas na saúde: qual a relação entre sistemas e produtividade em laboratórios?

 

Como as inovações tecnológicas na saúde podem transformar rotinas? Em primeiro lugar, irão resolver muitas das necessidades dos pacientes e de pontos que podem ser otimizados na instituição. Entre eles, os mais comuns são a organização na recepção, a demora no atendimento e a falta de informações sobre a preparação para a execução de certos exames, o que acaba impedindo que aconteçam.

A frustração do paciente por ter que esperar além do esperado e, pior, não poder realizar o procedimento é apenas uma das dores que podem ser solucionadas por inovações tecnológicas na saúde. Da parte dos laboratórios, há muito que ser resolvido com extravio de guias de convênios e preenchimentos correto das informações neste documento. Também as glosas entram na lista, é preciso garantir a autorização imediata do exame. E, caso arrisque a realização, não há garantia de que o convênio irá autorizar o pagamento deste exame.

Quando se leva em consideração atividades operacionais, há um grande gargalo gerado pelo retrabalho no preenchimento das informações fundamentais para o faturamento. Por fim, a rotatividade dos profissionais de atendimento das instituições requer treinamentos constantes para novos colaboradores utilizarem as ferramentas. Nem todas são intuitivas e chegam a exigir mais do que três meses na chamada “curva de aprendizado” do sistema. O que pode ser facilmente resolvido pelas inovações tecnológicas na saúde, pois permitem mitigar erros humanos, pois são intuitivas.

A área de atendimento em laboratórios é um exemplo de como inovações tecnológicas são aliadas importantes no aperfeiçoamento de processos.

 

Inovações tecnológicas na saúde: benefícios no atendimento

 

A área de atendimento é um dos órgãos vitais dos laboratórios. Garantir produtividade, automatização e satisfação dos clientes passa muito pelo que acontece ali. Um sistema eficaz deve ser capaz de evitar as situações acima e gerar oportunidades de crescimento e organização. Por isso, regras de pré-cadastro são tão importantes. De forma simples, o atendente conseguirá conduzir a interação de acordo com perguntas-chaves que irão identificar o paciente, os exames e também questões financeiras, como meio de pagamento e autorizações de convênios.

Sem registros confiáveis e completos, o faturamento irá sofrer mais adiante, pois existirão falhas que começam no cadastro, passam pela conferência do setor de faturamento e precisam ser trabalhadas para evitar glosas. Num laboratório, há uma série de desafios na rotina, por isso, o sistema é tão relevante. As dificuldades mais relatadas:

 

  • Identificar a quantidade de pacientes que estão esperando pelo atendimento na unidade;
  • Mensurar o tempo de atendimento e conseguir se preparar previamente para construir uma equipe que possa atender as demandas;
  • Checar as informações registradas e protocolos manuais, como a solicitação de assinatura em guias;
  • Precisão no recebimento de valores, na conferência de caixa e guias e, por fim, na apresentação de relatório de fechamento condizentes com a realidade;
  • Conseguir autorização com a operadora de exames que precisam de autorização prévia, seja manualmente ou online.

 

Como inovações tecnológicas na saúde podem auxiliar em cada tópico? Na sequência, separamos propostas para cada item:

 

  • Fazer uso de senhas preferenciais ou que ofereçam personalização pela instituição. Dessa forma, consegue-se organizar melhor as demandas, priorizar e acompanhar métricas como o tempo de atendimento. Por consequência, os laboratórios podem fazer previsões para finalização de filas;
  • Utilizar o tempo médio de atendimento por colaborador, a partir de um dashboard por unidade que permita calcular e prever o término do processo. O que permitirá aumentar a equipe conforme a demanda e período de espera;
  • Estabelecer parâmetros do que é obrigatório ser preenchido, obedecendo as regras e particularidades dos convênios;
  • Aplicar a conferência de caixa por atendente e direcionar para a gerência imediata a conferência antes da transferência de valores para o financeiro. Replicar o processo nas guias;
  • Empregar autorizador online integrado com o convênio, dispensando a busca manual feita por colaboradores.

Os benefícios das inovações tecnológicas na saúde

 

Aplicar sistemas eficazes faz com que os atendimentos aumentem em quantidade e excelência. Também permite extrair dados estratégicos e métricas como tempo médio e fluxo de trabalho, o que traz satisfação para equipe interna e pacientes. Afinal, possibilita pensar e criar processos que facilitem rotinas e diminuam erros, evitando retrabalho ou processo operacional desnecessário. Reduz extravios, glosas e período de espera. Três vantagens que fazem toda diferença na produtividade dos laboratórios.

Qual sua opinião sobre as inovações tecnológicas na saúde? Quão é importante nos laboratórios?

 

inovações tecnológicas na saúde, Inovações tecnológicas na saúde: qual a relação entre sistemas e produtividade em laboratórios?

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *