COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Lembrete de consulta: como automatizar a confirmação de agendamentos?

Por Equipe Pixeon em 5 de janeiro de 2023

Lembrete de consulta: como automatizar a confirmação de agendamentos?

O lembrete de consulta é uma estratégia que as instituições de saúde vêm adotando para evitar prejuízos com a ausência de pacientes. As confirmações de presença, inclusive, auxiliam muito na gestão da agenda dos médicos, o que contribui para a agilidade nos atendimentos, pois os médicos já estarão de prontidão para atender no horário marcado.

Hoje em dia, devido aos avanços trazidos pela transformação digital, o envio dos lembretes para confirmação de consulta é feito de forma automática. Muitas instituições de saúde já utilizam sistemas inteligentes que contam com esse recurso, enviando os lembretes sem precisar sobrecarregar as equipes para isso.

Neste conteúdo, vamos explicar como funciona essa estratégia e quais as vantagens de investir em sistemas inteligentes de lembrete de consulta. Confira!

 

Lembrete de consultas: como funciona?

O lembrete de consulta nada mais é do que aquela notificação que o paciente recebe, geralmente por SMS, lembrando que há um horário agendado para ele na instituição.

Como muitas consultas são agendadas com bastante antecedência, esse recurso é essencial para evitar esquecimentos que acabam comprometendo a agenda do médico e dificultando a remarcação para o próprio paciente.

Junto do lembrete, é comum solicitar a confirmação de presença, de modo que os colaboradores do setor administrativo possam organizar as agendas médicas com mais antecedência. O envio do lembrete de consulta, no entanto, é feito de forma automática. Caso contrário, os colaboradores perderiam bastante tempo operacional ligando para cada paciente. É por isso que o uso de sistemas digitais é tão importante.

Atualmente, existem diversos softwares especializados para a área de saúde. Essas ferramentas contam com recursos integrados que enviam automaticamente os lembretes conforme a agenda da instituição e o cadastro dos pacientes.

Vale lembrar que esse recurso também é muito útil no agendamento das teleconsultas, otimizando ainda mais o tempo dos pacientes e das equipes médicas no atendimento remoto.

 

Saiba mais sobre a experiência on-line dos pacientes e veja como os sistemas inteligentes ajudam a aprimorar essa jornada!

 

Por que utilizar lembrete de consulta?

Vimos que a utilização do lembrete de consulta é essencial do ponto de vista da organização das agendas e diminuição da taxa de ausências. Isso tudo se reflete na redução de custos operacionais nas instituições de saúde, já que os horários de cada médico estarão devidamente preenchidos e a continuidade do trabalho estará garantida.

A seguir, falaremos dos demais benefícios da estratégia de lembrete de consulta.

 

Humaniza o relacionamento com os pacientes

Quando a clínica envia uma mensagem ao paciente relembrando a data da consulta ou exame, é natural que os pacientes se sintam mais acolhidos. Afinal, vão notar que existe uma preocupação da clínica em otimizar o tempo de espera de todos os envolvidos, determinando horários para cada consulta e evitando atrasos nos atendimentos.

Isso é muito positivo do ponto de vista da humanização do relacionamento, até porque, caso o paciente tenha algum imprevisto e precise cancelar a consulta, ele poderá fazer com certa antecedência ao responder o lembrete de confirmação. Desse modo, fica mais fácil de a clínica reagendá-lo em uma data mais próxima.

 

Favorece o engajamento dos pacientes

Além de otimizar o tempo do paciente e ajudá-lo a se lembrar do compromisso médico, o envio do lembrete de consulta ajuda a mantê-lo engajado com as ações da clínica de saúde.

Um exemplo são as notificações sobre campanhas preventivas, chegada de novos profissionais e especialistas, pacotes promocionais, lembretes pós-consulta, entre outros informativos que podem ser úteis para os pacientes.

Ou seja, essa é uma forma econômica e acessível de manter o engajamento dos pacientes com as instituições de saúde, impulsionando até mesmo a fidelização. Afinal, o paciente estará sempre por dentro das ações institucionais e terá fácil acesso aos canais de comunicação da clínica para agendar novos procedimentos.

 

Otimiza o fluxo de trabalho e evita prejuízos

As ausências e cancelamentos em cima da hora trazem prejuízo financeiro para a instituição e comprometem a fluidez na rotina de trabalho. O envio do lembrete de consulta evita esses inconvenientes porque permite reorganizar a agenda com antecedência, se necessário. Assim, as equipes médicas não ficam com tempo ocioso.

Para os pacientes, as vantagens incluem a agilidade no atendimento e a facilidade de comunicação com a clínica, caso surja algum imprevisto que impeça o comparecimento no horário marcado.

Podemos dizer então que os ganhos da estratégia de lembrete de consulta se resumem em redução de custos, eficiência na rotina corporativa, melhor aproveitamento do tempo operacional das equipes e mais comodidade para os pacientes – seja no atendimento presencial, seja nas teleconsultas.

 

Falando em teleconsulta, entenda como se deu a virada para o atendimento remoto e veja tudo o que você precisa saber para adotar de vez essa modalidade! 

lembrete de consulta, Lembrete de consulta: como automatizar a confirmação de agendamentos?

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

2 respostas para “Lembrete de consulta: como automatizar a confirmação de agendamentos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *