COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

PACS na Radiologia Hospitalar: confira o case do Hospital Dona Helena

Por Wagner Valente, gerente de TI do Hospital Dona Helena em 1 de junho de 2021

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) é estratégico para muitos hospitais, pois grande parte das pessoas atendidas realizam algum exame de imagem. Para lidar com a alta demanda de maneira eficiente, é preciso contar com ferramentas de gestão robustas, como o PACS radiologia da Pixeon.

Neste artigo, conheça o case do Hospital Dona Helena, de Joinville/SC, parceiro da Pixeon há mais de dez anos, e que obteve vários benefícios com a nossa solução. 

Leia também: Radiologia hospitalar: como otimizar processos no CDI para atendimentos de urgência e internação

Hospital Dona Helena e Pixeon: uma parceria de sucesso com mais de dez anos

O Hospital Dona Helena trabalha pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas desde a sua fundação, em 1916 e, para cuidar melhor dos seus pacientes, adotou uma cultura inovadora, que permitiu, por exemplo, a sua informatização em 1992, ano da inauguração do seu CDI.

Em 2008, já com equipamentos avançados para exames de imagem, o Hospital foi um dos primeiros a adquirir o PACS radiologia da Pixeon. Desde então, ambas as organizações têm obtido ótimos resultados com a parceria.

“Pensou em imagem, pensou em Pixeon”

No Hospital Dona Helena, o PACS da Pixeon inicialmente contribuiu nas modalidades de tomografia computadorizada e ressonância magnética, pois eram equipamentos que já produziam um grande volume de imagens.

Posteriormente, a solução começou a ser usada em outras modalidades de exames — inclusive dentro do padrão DICOM — e passou a incorporar imagens de eletrocardiograma (ECG) e de outros equipamentos que antes não geravam imagens digitais. Atualmente o PACS recebe imagens de praticamente todas as modalidades, o que otimiza o trabalho da equipe médica. 

“Com o PACS da Pixeon, as equipes médicas podem manipular com facilidade as imagens em uma única interface. Isso aumenta a produtividade e ainda dispensa o treinamento dos profissionais em diversas plataformas para cada tipo de modalidade. Trata-se de uma plataforma completa e que também pode ser customizada às necessidades do cliente” — Marcos Sartori, Arquiteto de Soluções do Hospital Dona Helena.

Leia também: O que é DICOM e quais são os seus benefícios

Como o PACS radiologia da Pixeon otimizou processos e o fluxo de trabalho no Hospital Dona Helena

A radiologia hospitalar lida com um grande volume de exames e laudos, o que pode ser desafiador sem o uso do PACS. Dificuldades para localizar documentos, atraso na entrega de laudos e demora na liberação de resultados são alguns dos problemas mais comuns.

Por isso, o PACS se tornou fundamental para o CDI, pois permite capturar, armazenar e distribuir laudos e exames, e ainda atua como ponto de integração entre outros sistemas e equipamentos.

Veja os benefícios do PACS da Pixeon tem proporcionado ao Hospital Dona Helena:

Redução do tempo de exame

Antes da adoção do PACS, o paciente precisava aguardar a validação das imagens do exame, e caso contrário, era preciso refazê-lo gerando assim uma nova exposição radiológica. Agora, o técnico acompanha a imagem em tempo real e pode fazer ajustes. Isso não só dispensa a necessidade de espera do paciente, como aumenta a produtividade. No Hospital Dona Helena, o tempo em sala foi otimizado entre 60% e 70%.

Menor infraestrutura física para armazenamento de exames

Com o uso do PACS as imagens não precisam ser impressas, pois os profissionais podem visualizá-las na solução. Assim, não é mais preciso transportá-las, tampouco armazená-las fisicamente. No Hospital Dona Helena, o espaço destinado a arquivar os exames e laudos foi reduzido e agregado a outro departamento para entregas somente sob demanda.

Facilidade na distribuição e acesso aos exames

Como já dito, todos os documentos armazenados no PACS são acessados virtualmente, o que não apenas resulta numa alta disponibilidade, como também em facilidade para consulta e compartilhamento dos exames dentro da instituição, o que pode ser feito de qualquer estação de trabalho do hospital. Desta forma, o atendimento ao paciente se torna muito mais ágil.

Fim dos reprocessamentos por perda de documentos

Como os documentos estão disponíveis e seguros no PACS, as eventuais perdas de exames e laudos não geram problemas no fluxo de atendimento. Basta acessar o sistema para encontrar todos os documentos médicos do paciente. 

Consultas otimizadas

No modelo analógico, o paciente precisa aguardar o exame ficar pronto para então retomar sua consulta. Com o PACS os exames são rapidamente disponibilizados para o médico que os acessa no computador.

Equipe cirúrgica preparada com antecedência

A equipe cirúrgica não precisa mais aguardar a chegada do paciente com os exames e laudos em mãos para iniciar a preparação da cirurgia. Assim que as imagens são disponibilizadas no PACS, todos já podem acessá-las.

Resultados são entregues on-line

No Portal do Paciente, os pacientes podem visualizar e baixar seus exames e laudos de forma on-line, assim como autorizar o compartilhamento dos seus documentos médicos com qualquer profissional de sua segurança. Impressões são feitas apenas sob demanda e no momento da chegada do solicitante ao guichê do Hospital. 

PACS da Pixeon: o melhor da América Latina na sua instituição

Assim como o Hospital Dona Helena, sua instituição pode otimizar seus processos e fluxos de atendimento com o PACS radiologia da Pixeon, solução que venceu, pela terceira vez consecutiva, o Best in KLAS for Latin América 2021. 

Saiba mais: Pixeon Aurora é eleito o melhor PACS da América Latina pela terceira vez consecutiva pelo KLAS

Um dos nossos diferenciais é a lealdade e proximidade na relação, tanto que 91% dos nossos clientes entrevistados afirmaram que comprariam novamente nossa solução. 

“A relação com a Pixeon não é meramente comercial. Reconhecemos a qualidade dos seus produtos e o crescimento da empresa confirma seu potencial na entrega de soluções. Por isso, fazemos questão de manter essa parceria de sucesso”— Wagner Valente, gerente de TI do Hospital Dona Helena.

Entre em contato e aumente a eficiência da sua gestão radiológica com soluções Pixeon!

Fale conosco!

PACS na Radiologia Hospitalar: confira o case do Hospital Dona Helena

Sobre o autor

Wagner Valente é gerente de Tecnologia da Informação no Hospital Dona Helena.

 

 

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *