COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Pesquisa Teleconsulta: a transformação no atendimento médico

Por Pixeon e Boa Consulta em 7 de outubro de 2021

teleconsulta, Pesquisa Teleconsulta: a transformação no atendimento médico

A teleconsulta, modalidade que permite atendimento de saúde à distância, foi recentemente regulamentada no Brasil. Após anos sendo discutida pelo Conselho Federal de Medicina, foi com a pandemia que a aprovação veio. Afinal, é uma maneira de evitar aglomerações nas instituições de saúde, tornando o atendimento mais seguro em relação à proliferação do vírus.

A modalidade vem sendo adotada aos poucos por hospitais, centros médicos e clínicas em todo o país, mas o crescimento ainda esbarra em alguns desafios, como a falta de investimento em tecnologia especializada.

Diante desse cenário, Pixeon e BoaConsulta se uniram na realização de uma pesquisa para entender como a teleconsulta está sendo vista por instituições de saúde e pacientes. Ouvimos 179 pessoas sobre os benefícios, os desafios e a experiência com a consulta remota.

Percebeu-se que as instituições que decidiram adotar a teleconsulta ainda não estão atuando da maneira mais adequada. De acordo com a pesquisa, apenas 14,4% utilizam um sistema específico para área da saúde com integração ao prontuário eletrônico do paciente.

No lugar desse sistema, 38,9% das instituições usam soluções convencionais de videoconferência, como Zoom, Skype, Facetime ou WhatsApp. Uma prática que não é recomendada, uma vez que a realização da teleconsulta exige segurança de dados. Quando o profissional usa um sistema inapropriado, pode correr o risco de perda ou vazamento de informações.

Já uma plataforma desenvolvida especificamente para teleconsultas garante não apenas segurança de dados, mas auxilia a instituição também em agendamento e pagamento da consulta, elegibilidade do paciente, solicitação de exames e prescrição de medicamentos on-line. Além disso, possibilita integração com o prontuário eletrônico e com farmácias. É uma maneira mais prática para realizar consultas remotas.

Mesmo sendo algo ainda novo, 54% dos pacientes e profissionais que tiveram contato com a teleconsulta consideraram uma experiência positiva.

Você pode conferir os resultados dessa pesquisa em um material exclusivo. Baixe agora e fique por dentro do atual cenário da teleconsulta no Brasil.

Pesquisa Teleconsulta: a transformação no atendimento médico

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *