Florianópolis foi eleita a melhor cidade para empreender no Brasil, segundo uma pesquisa inédita de empreendedorismo da Endeavor, apresentada na Revista Exame, na última semana. A pesquisa comparou a capacidade que as 14 principais capitais brasileiras têm de atrair e gerar empresas consideradas de alto potencial – as que crescem mais de 20% ao ano em número de funcionários. Hoje, 35 mil empresas estão nesta categoria. Representando 1,5% do universo total de empresas que geram 50% de novos empregos e são responsáveis por 15% do PIB brasileiro.
Entre diversos critérios, a matéria aponta que não é possível construir um ambiente empreendedor sem gente qualificada. Essa é uma condição essencial para startup nasçam e cresçam, e por isso os indicadores que têm maior peso no ranking de capitais mais empreendedoras pela ONG Endeavor são relativos à qualidade do capital humano – junto com infraestrutura e qualidade de vida. Florianópolis destaca-se principalmente por ter pessoal de alto nível como ponto forte. E o caso da Pixeon ilustra ter pessoal qualificado reunido. O diretor comercial e sócio-fundador da Pixeon, Iomani Engelmann, contou ao jornalista da Exame, os pontos em que a equipe catarinense e Florianópolis foram importantes para o crescimento da Pixeon.
A matéria completa está disponível na edição impressa da Revista Exame. A matéria no site da editora apresenta os números sobre empreendedorismo nas 14 principais capitais brasileiras.


![, [Health Talks] José Antônio de Barros fala sobre acreditação hospitalar e qualidade em Saúde](https://www.pixeon.com/wp-content/uploads/2019/09/post-entrevista-3-02.png)



