COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Uma gestão eficiente da farmácia hospitalar pode dar retorno garantido para sua instituição

Por Marília Paraíso em 21 de março de 2017

gestão da farmácia hospitalar, Uma gestão eficiente da farmácia hospitalar pode dar retorno garantido para sua instituiçãoA gestão da farmácia hospitalar é algo de suma importância e deve ser tratada também como uma prioridade na saúde.  Além de ser um setor, dentro do hospital, que precisa garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente, por meio do uso seguro de medicamentos, é uma área que demanda elevados valores orçamentários.

 

Para as instituições de saúde, ter a garantia da segurança do paciente, com total controle dos custos, é essencial. No ciclo da assistência farmacêutica, a gestão de aquisição de medicamentos é uma das principais atividades e vem exigindo, cada vez mais, que os farmacêuticos estejam preparados para grandes desafios. Além de assumir as atividades clínico-assistenciais, o profissional precisa contribuir para a eficiência administrativa sempre levando em consideração a redução de custos da Instituição.

 

Medicamentos e outros insumos utilizados para realização de exames, como contraste, são altamente perecíveis e precisam de atenção especial quanto à data de vencimento. Nesse cenário, é fundamental controlar validades e lotes nos estoques das clínicas e hospitais. A gestão do uso de OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) também tem bastante relevância, pois representa um alto custo nas unidades de saúde. Sendo assim, é preciso ter uma simetria na compra destes materiais, com controles rigorosos de estoque, seguindo as regras comerciais definidas possibilitando uma autonomia ao profissional de saúde.

 

A RDC nº 54/2013 da Agência de Vigilância Sanitária, padroniza a rastreabilidade dos medicamentos da seguinte forma:

 

“Rastreamento de Medicamentos: conjunto de procedimentos que permitem traçar o histórico, a aplicação ou localização de medicamentos, através de informações previamente registradas, mediante sistema de identificação exclusivo dos produtos, prestadores de serviço e usuários, a ser aplicado no controle de toda e qualquer unidade de medicamento produzido, dispensado ou vendido no território nacional”

 

Com um bom sistema de gestão da farmácia hospitalar, fica mais fácil e rápido controlar validades e lotes dos insumos. É possível saber exatamente de qual fornecedor o produto foi adquirido, com total controle das informações básicas da empresa, prazos de pagamentos e medicamentos mais vantajosos com melhor relação custo benefício, além de controlar qual lote foi dispensado e se o mesmo foi administrado no paciente correto.

 

O sistema também avisa quem retirou o medicamento do almoxarifado e se algum insumo está acabando, chamado de ponto de ressuprimento, ajudando a monitorar a movimentação no estoque, para que nenhum produto fique em falta ou permaneça armazenado com a validade vencida.

 

Também são emitidos alertas para o dia e horário que será utilizado determinado produto, a fim de evitar que o insumo esteja em falta no estoque quando for necessária a sua utilização.

 

Ainda é possível verificar os vencimentos, para que sejam usados os insumos dos lotes que têm a validade mais curta. O controle por lotes também contribui para os casos em que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pelo controle de todos os medicamentos e materiais hospitalares fabricados, através do número de lote, data de validade e código de barras, exige que algum lote de medicamento seja retirado de circulação devido algum problema. Por meio do sistema, a instituição pode verificar se ainda tem alguma quantidade no estoque.

 

Definitivamente, um software de gestão eficiente traz mais segurança aos processos e é possível ter total controle dos insumos da sua clínica, com uma precisão e uma praticidade de alto nível, cruzando as informações em tempo real.

 

Confira outros benefícios encontrados na gestão da farmácia hospitalar:

– Aumento do controle em relação ao uso dos medicamentos;

– Redução de custos;

– Diminuição dos erros de administração de medicamentos;

– Registro da validação farmacêutica no prontuário do paciente com informações das interações medicamentosas;

– Aumento da segurança para o paciente e para a instituição.

 

Ficou interessado e está pronto para adotar essas práticas? Entre em contato com nossa equipe especializada.

 

gestão da farmácia hospitalar, Uma gestão eficiente da farmácia hospitalar pode dar retorno garantido para sua instituição

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *