COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Perspectivas para o uso de PACS na medicina brasileira: avanços e possibilidades

Por Pixeon em 6 de agosto de 2014

PACS radiologiaUma pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos sobre a Tecnologia da Informação e da Comunicação (Cetic) revelou que 94% dos hospitais utilizam computadores. Entretanto, apenas 49% utilizam a tecnologia para administrar informações clínicas, como registro de diagnósticos. Nesses casos, utilizar sistema de gestão de imagens é uma das soluções. Para melhorar esse índice, separamos neste post as perspectivas para o uso de PACS na medicina brasileira.

 

Fazer o uso de PACS e de outras tecnologias contribui para a modernização dos processos e dos serviços da instituição. Essa informatização gera diversos benefícios em todos os níveis: médicos, pacientes e administração do hospital. Com o acesso rápido às imagens de diversos pontos da instituição, há otimização na qualidade do diagnóstico e na produtividade e melhora no workflow da instituição.

 

O médico radiologista tem ainda praticidade e agilidade na realização do laudo. Sem o uso de PACS, o exame era realizado em um equipamento enquanto a manipulação das imagens e o laudo em outro. Nesse caso, era preciso se deslocar de sala para outra para completar o procedimento. Com o sistema de gestão, tudo é feito com uma maior rapidez, ou seja, logo que o exame termina, já esta disponível no PACS para visualização e manipulação, assim o medico já pode iniciar o laudo, tornando o processo muito mais rápido.

 

Os recursos com o tratamento de imagens que o PACS proporciona também facilita o diagnóstico. Os recursos disponíveis para o tratamento de imagens possibilitam que o radiologista tenha informações mais precisas sobre patologias, o que favorece um diagnóstico preciso.

 

Para a instituição, há ainda um impacto e avanço no campo competitivo do mercado diagnóstico, pois haverá a adequação do padrão internacional de linguagens médicas, além de ter um controle total dos processos relacionados à realização de exames. Outro ponto relevante é a diminuição no tempo de entrega do exame e laudo para o paciente, que se torna um diferencial para as clínicas de diagnóstico por imagem.

 

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

distribuição de exames pela internet

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

  O termo inteligência artificial (IA) refere-se à ciência e capacidade de programar habilidades cognitivas às máquinas, computadores. Como em muitos filmes de ficção científica que assistimos, computadores dotados de IA são capazes de realizar tarefas antes apenas desempenhadas pelo […]

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Não há apenas uma forma de avaliar a saúde no Brasil. Há diversas variáveis que podem e devem ser levadas em consideração. Falar sobre crise, por exemplo, está bastante relacionado com uma combinação entre o cenário do produto interno bruto […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias