COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Por que os agendamentos online são menos cancelados?

Por Pixeon e Boa Consulta em 6 de janeiro de 2022

Por que os agendamentos online são menos cancelados?

As faltas e os cancelamentos de consultas médicas são fatores importantes que levam a prejuízos nas instituições de saúde. Mesmo sabendo que deixar de comparecer ou avisar com pouca antecedência que não poderá ir à consulta leva a clínica a perder aquele horário, é comum que pacientes façam isso. No entanto, os agendamentos on-line e as confirmações realizadas previamente estão contribuindo para mudar essa realidade.

Uma pesquisa mostrou que, após confirmação de comparecimento em consulta por SMS, apenas 4% dos pacientes não apareceram. Quando a confirmação é realizada por ligação telefônica, o índice de não comparecimento é de 9,4%. Já quando os pacientes não recebem nenhum contato de confirmação, o absenteísmo chega a 10,5%.

Desde que os agendamentos on-line passaram a ser realizados pelas clínicas, as faltas e os cancelamentos foram bastante reduzidos. Essa forma de agendamento mais prática e eficiente têm contribuído significativamente para a administração da clínica com melhores números de comparecimento às consultas médicas.

Neste artigo, entenda os motivos que levam os pacientes a serem mais comprometidos quando realizam agendamentos on-line, o que auxilia a gestão da instituição no equilíbrio financeiro. Siga com a leitura e descubra qual é a relação entre a marcação de consulta on-line e um alto índice de comparecimento.

 

Agendamentos on-line e redução de cancelamentos: qual é a relação?

Em pesquisa realizada pela Universidade do Texas, Zuhair Siddiqui decidiu examinar profundamente a relação entre os cancelamentos de consultas e os agendamentos tanto on-line  quanto por telefone. Foi realizado um estudo de seis meses, comparando um total de 130 consultas feitas on-line e por voz.

Os resultados foram publicados no periódico Dermatology Online Journal. Eles mostraram que o não comparecimento foi de 6,9% entre os pacientes que fizeram agendamentos on-line. Por outro lado, as taxas de não comparecimento às consultas feitas por telefone variaram de 17% a 31%.

 

Mas por que os agendamentos on-line são cancelados com menos frequência?

Uma explicação para esse comportamento dos pacientes é que, quando eles fazem agendamentos on-line, tendo acesso a avaliações, informações práticas e todos os horários e médicos disponíveis de uma só vez (como fazem ao realizar reservas de hotéis on-line, por exemplo), eles podem escolher o melhor horário e o médico para suas necessidades específicas, imediatamente. 

Dessa forma, são reduzidos alguns comportamentos problemáticos comuns ao agendamento por telefone, como fazer um compromisso de “backup” com uma clínica com a qual os pacientes não estão 100% satisfeitos, apenas para cancelar ou ignorar esse compromisso quando um ajuste melhor for encontrado em uma chamada subsequente.

Na pesquisa, também foi observado que, quanto mais rural a localização da clínica, menor a probabilidade de os médicos usarem o agendamento on-line. Em outras palavras, nos lugares onde mais pacientes estão lutando por menos médicos, cancelamentos e não comparecimentos são os mais altos.

Isso sugere que os agendamentos on-line podem ser um ativo, mesmo para os médicos muito ocupados. E, do lado do paciente, a migração contínua para as teleconsultas pode ajudar a aliviar as frustrações de sentir que é muito difícil encontrar um bom médico, especialmente quando o paciente mais precisa de um.

Outra conclusão importante do estudo é que quanto mais as pessoas têm a chance de pesquisar e ganhar informações sobre os assuntos, menores são as chances de cancelarem a consulta em cima da hora.

 

Os agendamentos on-line podem ser ainda mais vantajosos para a clínica

Além de contribuírem para manter alto o índice de comparecimento dos pacientes às consultas, os atendimentos on-line oferecem outros benefícios. A fidelização dos pacientes, a ocupação da agenda e um maior alcance e visibilidade dos profissionais são algumas das vantagens de ter um recurso com informações da clínica na internet com a possibilidade de agendamento sem precisar ligar.

Tanto o agendamento quanto a consulta em si, realizados on-line, podem ser bastante vantajosos para a clínica. Mas, para realizar teleconsultas, é indispensável um sistema que tenha sido desenvolvido especificamente para essa função. Ou seja, não é recomendado fazer teleconsultas usando plataformas de videoconferência comuns.

Isso porque é necessário tomar muitos cuidados com a segurança dos dados do paciente. Portanto, contar com uma solução criada exatamente para teleconsultas garante mais proteção e praticidade para esse processo.

Quer saber mais sobre como um sistema para teleconsultas pode ajudar a sua clínica a garantir uma boa experiência do paciente? Temos um conteúdo completo sobre esse tema, em que apresentamos também os recursos da solução da Pixeon. Baixe agora e conheça as facilidades de ter um sistema como esse na sua instituição.

Teleconsulta Pixeon: sistema completo para o atendimento a distância com segurança

Por que os agendamentos online são menos cancelados?

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.