COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como o filtro ósseo pode auxiliar no diagnóstico

Por Pixeon em 10 de junho de 2014

sistema de imagem médicaAs radiografias digitais chegaram à medicina diagnóstica para permitir a alteração das imagens e tornar visíveis alguns aspectos que não eram possíveis de serem analisados em sua forma original. Mesmo assim, algumas imagens podem não ter a qualidade desejada, com pontos que atrapalham a sua observação. Nesses casos, faz-se a aplicação de filtro ósseo – neste post, vamos apresentar esse conceito e suas funcionalidades.

 

O filtro ósseo auxilia o diagnóstico pois remove da imagem digital os aspectos indesejados, melhorando a visibilidade de pontos específicos que contribuem para a análise de fraturas suspeitas. A sua utilização gera maior nitidez e definição da imagem, realçando bordas, margens ou estrutura anatômica.

 

Para aplicar o filtro ósseo, é preciso que o seu sistema de gestão de imagem, o PACS, conte com esse recurso. Geralmente, essas ferramentas contam com os chamados janelamentos: teclas de atalho para selecionar qual filtro o médico deseja aplicar. Filtros de realce funcionam para suavizar ou granular a imagem quando ela não tem a qualidade ideal para o diagnóstico. Eles deixam os pixels de uma imagem mais homogêneos, resultando em limites mais suaves entre as estruturas.

 

A possibilidade de utilizar filtro ósseo nas imagens contribui de fato para o processo diagnóstico, tornando essa ferramenta fundamental para o trabalho do profissional de saúde. Outro benefício é a acurácia diagnóstica, que é a chance de se acertar o diagnóstico. É importante destacar que, quanto mais precisa e melhor for a imagem, mais clareza o médico tem da área que está sendo analisada.

 

O uso de filtros possibilitam ainda que se tenha mais certeza na identificação de lesões. Todos esse fatores contribuem para que seja reduzido o número de biópsias desnecessárias, processos que costumam ser invasivos.

 

Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

laudo ditado

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Aplicações da inteligência artificial na radiologia

Aplicações da inteligência artificial na radiologia

Em plena e rápida expansão no mundo todo, a inteligência artificial é uma tecnologia com potenciais e funcionalidades inimagináveis. Ela irá impactar profundamente todos os setores da sociedade. Não é exagero dizer que, na área da saúde a IA deve […]

O que você deve saber sobre um sistema de gestão hospitalar

O que você deve saber sobre um sistema de gestão hospitalar

É comum que as instituições médicas estejam mais preocupadas com a aquisição de equipamentos para otimização de atendimento, procedimentos, etc. Porém, uma questão que nem sempre é levada em consideração é a necessidade primordial de um sistema de gestão hospitalar […]

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A onda de especializações na área da medicina, como fisioterapeutas, neurologistas, cardiologistas, permite atender com mais profundidade determinados problemas e males. No entanto, o excesso de expertise acabou deixando um pouco de lado a humanização. Nesse sentido, a saúde do […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias