COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Gestão de clínicas de oftalmologia: 5 dicas para um gerenciamento eficaz

Por Pixeon em 14 de dezembro de 2023

A gestão de clínicas de oftalmologia exige atenção a muitos detalhes para que o paciente receba um tratamento humanizado. Como a clínica de oftalmologia geralmente tem uma rotina mais fluida do que em clínicas de outras especialidades, pode acontecer de o paciente se sentir desamparado em alguma parte do processo.

Nesse sentido, contar com um sistema para clínicas para fazer essa gestão é algo que favorece o dia a dia das equipes médicas e dos demais colaboradores. Afinal, esse tipo de ferramenta automatiza o fluxo de tarefas mais mecanizadas e, assim, permite que os profissionais tenham mais tempo para estreitar a relação com os pacientes.

É disso que falaremos neste conteúdo, citando os principais desafios da clínica de oftalmologia e mostrando como a tecnologia te ajuda a superá-los para atender de forma mais humanizada e eficiente. Vamos lá!

 

Principais desafios da gestão de clínicas de oftalmologia

Existem desafios peculiares no segmento de oftalmologia. Por ser uma área especializada — embora lide com procedimentos de menor complexidade — é necessário ser criterioso na estruturação dos processos internos para aprimorar a jornada do paciente.

Erros como glosas no contato com as operadoras de saúde, por exemplo, podem acabar atrasando o recebimento pelos procedimentos feitos e até prejudicar a realização de operações simples que poderiam ser realizadas rapidamente, como as operações de catarata. Esses atrasos atrapalham o fluxo dos atendimentos, desperdiçando o tempo das equipes médicas e dos próprios pacientes.

Além do desafio de driblar as glosas de faturamento, outro impasse comum na gestão de clínicas de oftalmologia é o erro no registro dos pacientes, o que pode gerar cadastros duplicados, troca de resultados de exames, ausência de dados importantes nos prontuários, entre outros inconvenientes.

Esses erros que a princípio parecem simples acabam impactando fortemente na experiência clínica dos pacientes, fazendo com que os tratamentos sejam mais demorados e as pessoas se sintam desamparadas e até inseguras quanto ao uso de seus dados pessoais pela clínica.

Por isso, pensar na cultura de segurança do paciente se tornou algo tão importante quanto oferecer um atendimento de excelência em termos de diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

Todos esses aspectos fazem parte do que chamamos de humanização de processos em saúde, numa perspectiva que dialoga bastante com o cenário da saúde 5.0 e que tem a tecnologia como sua maior aliada.

Quer entender melhor como a tecnologia garante a segurança do paciente? Baixe nosso infográfico e conheça as ferramentas que possibilitam um olhar mais acurado para os pacientes.

 

5 dicas para gerenciar uma clínica de oftalmologia

Agora que você já compreendeu a importância de aliar serviço eficiente e atendimento humanizado na clínica de oftalmologia, vamos às cinco dicas práticas para otimizar a sua gestão nesse setor.

1. Aprimore a gestão financeira da clínica

É impossível fazer uma gestão efetiva se o controle de caixa for falho. Nesse sentido, otimizar a gestão financeira é essencial para garantir o uso adequado dos recursos, tanto em termos administrativos quanto operacionais.

O controle de entradas e saídas de suprimentos do estoque, previsões de faturamento, contas a pagar, repasse médico… tudo isso precisa estar muito bem documentado para não haver prejuízos financeiros, de recursos ou atrasos nas operações.

2. Faça um bom controle de glosas

Esse item está relacionado ao anterior, uma vez que o sucesso da gestão financeira passa necessariamente pelo controle de glosas. A comunicação com as operadoras de saúde precisa estar muito alinhada para minimizar atrasos nas solicitações e aumentar o faturamento da instituição.

Um bom sistema digital disponibiliza recursos avançados nesse sentido, favorecendo o controle financeiro, fiscal e contábil da instituição, além de documentar bem os relatórios para que nenhuma informação importante se perca no fluxo de dados da clínica.

3. Trabalhe com indicadores sólidos

Falando em dados, trabalhar com indicadores sólidos deve ser uma preocupação constante em uma clínica de oftalmologia integrada. Os softwares especializados em clínicas médicas têm um papel essencial para fazer esse tipo de gestão, pois eles contribuem não só para a integração entre os departamentos e demais ferramentas digitais da clínica, mas também para a organização da base de indicadores.

4. Priorize a segurança dos dados

Um bom trabalho com a inteligência de dados é aquele que garante a segurança das informações em primeiro lugar. Por isso, ao escolher um sistema para fazer a gestão da sua clínica oftalmológica, certifique-se de que a ferramenta conta com mecanismos robustos para proteção de dados, como controle de pessoas que podem acessar a base e mecanismos para evitar vazamentos.

5. Personalize os atendimentos

Por fim, avalie de ponta a ponta como anda a jornada clínica do seu paciente. Tenha empatia pelas pessoas atendidas e busque oferecer um atendimento humanizado e acolhedor em todas as etapas dessa jornada.

Afinal, quando o paciente é bem acolhido desde a recepção, ele se sente mais confiante no tratamento e provavelmente recorrerá novamente à instituição ao precisar de outro serviço. Isso favorece a fidelização e ajuda a construir a credibilidade da sua clínica nesse mercado segmentado que é a oftalmologia.

Saiba mais sobre saúde conectada e entenda a importância de contar com dispositivos tecnológicos para aprimorar a jornada do seu paciente.

Sobre a Pixeon  

Pixeon é a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

O software HIS/CIS para hospitais e clínicas, Pixeon Smart, é completo e integra toda a instituição em um só sistema, além de ser certificado no mais elevado nível de maturidade digital pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde). 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia e milhões de pacientes atendidos anualmente por meio das nossas plataformas.  

Gestão de clínicas de oftalmologia: 5 dicas para um gerenciamento eficaz

Quer saber se as tecnologias da Pixeon fazem tudo que você sempre quis para o seu hospital ou clínica? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão é capaz!

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *