COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

4 tecnologias para otimizar a gestão de processos hospitalares

Por Equipe Pixeon em 11 de maio de 2022

gestão de processos hospitalares, 4 tecnologias para otimizar a gestão de processos hospitalares

Investir em novas tecnologias tem sido a estratégia mais adotada por gestores para otimizar a gestão de processos hospitalares. Em 2020, a maioria das instituições (68,42%) vinculadas à Associação Nacional de Hospitais Privados – Anahp, por exemplo, relatou aumento no uso de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) — automação, analytics, Inteligência Artificial e eletronic medical records. Isso reforça o crescimento da importância de dados atualizados para obter mais controle sobre os processos e otimizar a tomada de decisões.

Se o seu objetivo é aperfeiçoar a gestão de todos os setores do seu hospital, continue acompanhando este artigo. Você vai entender como a tecnologia pode apoiar seu trabalho e conhecer 4 ferramentas que devem fazer parte do portfólio da sua instituição.

 

A importância da tecnologia na gestão de processos hospitalares

O setor de saúde sempre esteve atento ao desenvolvimento da tecnologia, porém, se até pouco tempo atrás o foco era a atualização tecnológica de materiais, produtos e equipamentos médicos, hoje os gestores estão olhando para TI com mais atenção, pois perceberam que é preciso gerir bem seus dados para se manterem competitivos.

O investimento em tecnologia na saúde pode ser visto como uma resposta às demandas do mercado — muito mais digital, dinâmico e centrado na experiência do paciente. As instituições que incorporam ferramentas digitais otimizam e controlam melhor seus processos, e oferecem aos seus pacientes um atendimento mais eficiente e próximo

Ao cuidar melhor das pessoas, você aumenta sua receita não só com a atração de novos pacientes, mas também através de uma melhor negociação com convênios. A padronização de processos favorece a obtenção de acreditações e certificações, algo muito bem visto pelos planos de saúde, que têm grande interesse em contar com instituições de excelência.  

Confira nosso material sobre acreditações: as principais acreditações e certificações hospitalares.

4 tecnologias para otimizar a gestão de processos hospitalares

 

Ferramentas digitais para otimizar a gestão de processos

Aumentar a eficiência e a segurança no controle de dados, definir melhor os processos de todos os setores e analisar indicadores hospitalares para tomar decisões estratégicas mais assertivas são benefícios que a tecnologia pode proporcionar na sua instituição. 

Saiba quais ferramentas digitais contribuem para otimizar a gestão de processos hospitalares:

 

1. Gestão do atendimento

A jornada do seu paciente deve se tornar totalmente digital. Por exemplo, o agendamento pode ser feito on-line pelo próprio paciente. Com o registro em ferramentas digitais, você pode otimizar com sucesso os seus processos e reduzir uma série de problemas, como: 

  • Tempo de espera por atendimento e autorização de exames;
  • Vazamento de dados;
  • Erros de preenchimentos de informações; 
  • Taxas de no-show; 
  • Índice de glosas. 

Com isso, fica mais fácil aumentar sua receita.

 

2. Gestão de compras 

Sistemas digitais de gestão de compras vão ajudá-lo a não desperdiçar recursos físicos e financeiros e ter mais agilidade na aquisição de insumos, materiais e medicamentos. 

A ferramenta pode encontrar qual produto está com o melhor preço — entre fornecedores espalhados por todo país que, inclusive, podem ser pontuados de acordo com a qualidade do serviço prestado —, saber o prazo de entrega e demais condições. A solução ainda pode gerar relatórios para você analisar os gastos.

 

3. Gestão e rastreamento de medicamentos e materiais

Gerir bem o seu estoque também é importante para evitar desperdícios. Uma ferramenta eficiente pode rastrear cada medicamento e material desde o momento em que ele sai da farmácia ou estoque, assim como registrar o responsável pela retirada

A mesma solução ainda avalia os medicamentos necessários a um paciente, notifica sobre as dosagens adequadas e interações medicamentosas, e fornece os detalhes de administração do medicamento validando os “9 certos da administração de medicamentos”.

 

4. Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Implantar um PEP é uma das primeiras medidas a serem tomadas por hospitais que almejam a saúde 5.0. Isso porque, mais do que eliminar o uso de papel, essa solução permite que os médicos ofereçam um atendimento mais preciso, já que todas as informações clínicas do paciente são armazenadas num único lugar — mais acessível e seguro. 

Assim, diferentes médicos podem atender com mais facilidade uma mesma pessoa. Você também pode extrair dados clínicos e gerar indicadores a partir dos dados do PEP.

Saiba como reduzir custos eliminando o papel e digitalizando sua instituição! Baixe o material!

4 tecnologias para otimizar a gestão de processos hospitalares

 

Integração entre as ferramentas: sua gestão hospitalar mais eficiente

As ferramentas digitais, quando integradas, podem entregar resultados ainda melhores para a gestão de processos hospitalares. Isso pode ser feito com implantação de um único software que garanta a interoperabilidade entre as soluções. Com isso, você evita falhas na comunicação, retrabalho e perda de produtividade.

A solução da Pixeon registra todas as informações de um hospital e também gera indicadores de desempenho de processos, para que você identifique problemas e pontos de melhorias e, com isso, aperfeiçoe sua gestão. 

Saúde 5.0: você sabe como esse conceito impacta na saúde? Entenda mais neste material: 

4 tecnologias para otimizar a gestão de processos hospitalares

 

Conte com tecnologias Pixeon e tenha uma gestão mais completa e eficiente! Fale conosco!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *