COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como elaborar um planejamento estratégico hospitalar

Por Equipe Pixeon em 3 de maio de 2022

planejamento estratégico hospitalar, Como elaborar um planejamento estratégico hospitalar

A administração de um hospital é desafiadora. Garantir a eficiência de todos os setores, equilibrar gastos e ainda planejar a oferta de novos serviços exige bastante organização. Em um cenário tão imprevisível como o atual, elaborar um planejamento estratégico hospitalar eficiente ganha mais relevância , especialmente para a sua gestão financeira. Cobrir custos e encontrar novas fontes de receita é fundamental para a sustentabilidade dos hospitais.

Mas como elaborar um bom planejamento estratégico? Continue acompanhando o texto para saber o que considerar na hora de estruturá-lo e qual sua importância para os hospitais. 

Entenda como a tecnologia está transformando o setor de saúde:

Como elaborar um planejamento estratégico hospitalar

 

O que é o planejamento estratégico hospitalar e qual sua importância

O planejamento estratégico deve fazer parte de qualquer tipo de organização. Refere-se a um conjunto de práticas, ferramentas e técnicas que permitem às empresas avaliar capacidades, definir e mensurar objetivos estratégicos e alocar recursos. Quando bem elaborado, fornece um roteiro de ações a serem tomadas com o objetivo de atingir as metas do negócio. 

Em instituições de saúde não é muito diferente. O planejamento estratégico hospitalar leva em conta como a organização deseja crescer em categorias específicas. Objetivos e metas são pautadas para cada área, assim como as iniciativas a  serem tomadas para concretizar as metas.

 

A importância do planejamento estratégico para hospitais

O sistema de saúde está se expandindo ano a ano, mais convênios surgiram, hospitais estão com setores mais especializados e mais pessoas estão procurando os serviços de saúde, o que torna o planejamento estratégico imprescindível.

O planejamento estratégico hospitalar norteia a gestão da organização, orientando quais ações devem ser tomadas para que os objetivos sejam cumpridos. Permite, por exemplo, a identificação e a redução do desperdício de insumos e materiais, o controle de processos e a implementação de novos protocolos para aumentar a produtividade dos colaboradores, o que impacta diretamente na experiência do paciente.

A gestão de hospitais também precisa estar atenta aos requisitos da LGPD. Saiba quais cuidados tomar:

Como elaborar um planejamento estratégico hospitalar

 

Como elaborar um planejamento estratégico hospitalar

Uma gestão hospitalar eficiente requer processos bem definidos, comunicação e transparência para que os gestores tenham ciência sobre o caminho percorrido pela instituição e controle sobre recursos.

 

Veja o que incluir no seu planejamento estratégico hospitalar:

1. Siga o fluxo do processo definido

Todo planejamento estratégico deve seguir um fluxo em consonância com a missão, visão, valores, objetivos, estratégias e métricas estabelecidas. Lembre-se que o planejamento fomenta a execução de ideias. 

 

  1. Missão, visão e valores: raramente mudam e direcionam a gestão hospitalar;
  2. Objetivos: são revisados periodicamente para verificar a conformidade com valores e metas estabelecidas;
  3. Estratégias: devem ser elaboradas levando em conta a meta estabelecida;
  4. Métricas: são criadas para acompanhar o andamento dos processos em direção aos objetivos e identificar se as estratégias adotadas estão resultando como esperado.

 

Ao seguir esse fluxo, seu hospital se mantém fiel à visão e à missão da instituição, sem perder a flexibilidade para alterar estratégias no futuro.

 

2. Inclua toda sua equipe no planejamento estratégico

Instituições de sucesso são aquelas que abrem espaço para todos os colaboradores atuarem no desenvolvimento e implementação de planos de ação. É uma maneira também de responsabilizá-los pelos processos e mantê-los engajados. 

Ao comunicar as metas e estratégias de forma clara para as pessoas que vão executar o plano estratégico, a eficiência e as chances de sucesso aumentam.

 

3. Estabeleça metas realistas

Mesmo que você entenda que mudanças profundas precisam ser empreendidas no seu hospital, seja realista e estabeleça metas atingíveis. Metas com exigências financeiras muito altas acabam atrapalhando.

Uma meta realista é aquela que permite a formulação de estratégias e projetos finitos, além de entregar resultados mensuráveis para que você avalie, inclusive, a possibilidade de definir metas mais avançadas.

 

4. Seja objetivo na definição de metas

Não tenha muitas metas no seu planejamento estratégico hospitalar, pois isso pode consumir muitos recursos, confundir seus colaboradores e limitar os resultados.

O ideal é que você não passe de cinco metas. Organize o tempo e o esforço à medida que as necessidades de cada objetivo evoluem. Assim, você pode, progressivamente, deslocar recursos de metas já atingidas para aquelas que ainda precisam ser alcançadas. 

 

5. Defina métricas e indicadores de alto impacto

Cada meta geralmente precisa de no máximo dois KPIs para medir o progresso. Assim, você garante que as métricas acompanhadas sejam relevantes para os resultados que você espera obter.

É importante, no entanto, considerar a frequência de acompanhamento de cada métrica. Na maioria das vezes, métricas de curto prazo exigem monitoramento mais frequente, enquanto aquelas de longo prazo, menos.

 

Sistemas de gestão para hospitais: mais eficiência no seu planejamento estratégico

Na “Era da Informação”, é fundamental contar com soluções tecnológicas na sua gestão. Um sistema para hospitais pode ajudá-lo a ter mais eficiência no seu planejamento estratégico hospitalar e a obter controle em tempo real dos seus indicadores estratégicos, como ocupação de leitos, volume de procedimentos e até glosas.

Conheça melhor o software e entenda como seus recursos ajudam a eliminar as glosas:

Como elaborar um planejamento estratégico hospitalar

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

O software HIS/CIS para hospitais e clínicas, Pixeon Smart, é completo e integra toda a instituição em um só sistema, além de ser certificado no mais elevado nível de maturidade digital pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde). 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia e milhões de pacientes atendidos anualmente por meio das nossas plataformas.  

Quer saber se as tecnologias da Pixeon fazem tudo que você sempre quis para o seu hospital ou clínica? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão é capaz!

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Uma resposta para “Como elaborar um planejamento estratégico hospitalar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *