COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

Por Pixeon em 3 de julho de 2018

saúde do futuro, A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A onda de especializações na área da medicina, como fisioterapeutas, neurologistas, cardiologistas, permite atender com mais profundidade determinados problemas e males. No entanto, o excesso de expertise acabou deixando um pouco de lado a humanização. Nesse sentido, a saúde do futuro terá como foco ainda maior o indivíduo. O que isso significa? Imagine o que vai além da doença em si. Muitas vezes, um diagnóstico ou tratamento tem um impacto enorme na vida pessoal do paciente. É uma visão macro que o médico precisa ter.

Uma ação que será cada vez mais relevante na saúde do futuro é examinar os demais pormenores da rotina pessoal. Um tratamento ortopédico não irá cuidar apenas da coluna do paciente:o profissional deverá avaliar quais condições a pessoa trabalha, se é preciso uma reeducação na forma em que desenvolve suas atividades profissionais, se é preciso orientações alimentares, para perder peso e evitar dores, etc. A saúde do futuro preza por uma visão global e trata mais o indivíduo e as consequências de sua saúde do que somente a doença.

 

A tecnologia na saúde do futuro

 

Há diversos meios no qual a tecnologia pode se inserir na saúde do futuro e trazer mais eficácia a todos os processos de tratamento e diagnósticos. Um cenário atual bastante discutido nacional e globalmente é a eficácia da droga medicada. Por isso, as informações medicamentosas integradas ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) são tão importantes. O protocolos clínicos têm evoluído continuamente para que os dados fiquem à disposição e online, de forma que o médico possa requisitá-los quando necessário e de forma automatizada.

As automatizações são um ponto-chave na saúde do futuro. A partir dos dados clínicos capturados pela equipe da instituição médica, será possível que uma ferramenta voltada para o setor consiga oferecer sugestões de medicamentos que podem ter uma eficácia otimizada de acordo com o histórico da pessoa e durante aquela situação clínica específica. Também poderá recomendar exames e processos que podem auxiliar o profissional na tomada de decisão mais precisa.

Um outro ponto da utilização da tecnologia na saúde do futuro está em garantir a segurança da administração da droga, seja na dosagem ou para evitar possíveis trocas do que foi realmente medicado e o que está sendo ministrado no paciente. Quando esse processo é inteiramente feito manualmente numa instituição, é possível que ocorram erros humanos, numa confusão dos itens acima: dosagem e tipo de medicamento.

 

O Beira-Leito faz parte da saúde do futuro

 

Atualmente, uma tecnologia que tem se destacado por oferecer mais segurança e precisão no tratamento do paciente é o Beira-Leito. Os cuidados possibilitados pela tecnologia fazem com que os processos ocorram de forma correta e que não exista brechas para ocorrerem confusões. Com a capacidade de automatização, pode-se obter uma certeza maior de que o que foi indicado está sendo administrado corretamente. O Beira-Leito ainda consegue reduzir custos, trazer mais dinamismo ao atendimento com foco na pessoa e aumentar a produtividade de todos os profissionais.

Aqui, você pode conferir como o Beira-Leito tem sido uma revolução na área e por quais motivos é considerado uma das tecnologias da saúde do futuro. Faça o download do material educativo!

 

Saúde do futuro está na integração entre profissionais

 

Voltando para a relevância do PEP, durante um tratamento clínico de um episódio de saúde, é bastante normal que vários profissionais estejam envolvidos e em contato com o paciente. O médico que está tratando a enfermidade pode precisar de interações com enfermeiras, técnicos de enfermagem, nutricionistas, etc. É fundamental que todos estejam na mesma página e que as informações consigam fluir adequadamente em todo o processo.

Nisso, o PEP é uma forma de assegurar que a equipe inteira consiga colocar sua percepção, de acordo com a especialidade, e que todos consigam consultar de forma fácil para promover um tratamento completo. A visão multidisciplinar da saúde está bastante relacionada com o foco no paciente, pois permite que as observações dos profissionais possam ser acessadas por aqueles que estão atuando no caso. Com isso, podem ter a visão globalizada e a segurança destacadas anteriormente.

O futuro da saúde está, por fim, relacionado com a facilitação do tratamento e o engajamento do paciente. Há inúmeras formas sendo desenvolvidas para que o médico possa trazer todos os pontos citados anteriormente com mais rapidez, produtividade e automatização. O objetivo é que as pessoas fiquem sempre em primeiro lugar.


Quer saber mais sobre a saúde do futuro? Deixe seu comentário!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *