COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Entenda a terceirização de laboratórios em um sistema automatizado

Por Fabíola Souza em 12 de janeiro de 2023

Na visão do paciente, o processamento do exame laboratorial é feito dentro da instituição escolhida para realização do procedimento, mas este é um engano comum. Por trás de um laboratório, existem empresas que colhem as amostras, fazem a análise e depois enviam esses resultados para que o ponto inicial faça a autenticação e entrega aos pacientes. Essa prática é denominada de terceirização de laboratórios.

 É comum que esse processo aconteça no setor laboratorial por dois motivos principais: otimização da rotina de trabalho e o alto custo de equipamentos médicos. É daí que vem o termo laboratório de apoio, bastante conhecido pelas pessoas do ramo.

 No entanto, para fazer uma terceirização bem-sucedida, é necessário contar com ferramentas tecnológicas para dar acurácia e fluidez aos processos laboratoriais. É disso que falaremos neste conteúdo, explicando como funciona uma estrutura de terceirização e como um software especializado viabiliza esse processo. Confira!

 

Por que fazer a terceirização de laboratórios?

Sabemos que são muitas as demandas de um laboratório de análises clínicas. A terceirização de tarefas é uma maneira inteligente de evitar sobrecarga de trabalho e exaustão das equipes. Além disso, ao contar com laboratórios terceirizados, o laboratório consegue otimizar o fluxo financeiro, pois não precisará investir em certos equipamentos ou materiais muito específicos.

 A iniciativa de contar com parceiros terceirizados no setor da saúde é um dos desdobramentos da cultura da inovação nas empresas. Não à toa, essa prática só é bem-sucedida quando existe o suporte de ferramentas digitais inovadoras por trás da operação. 

Esse apoio tecnológico é decisivo para a segurança do fluxo de informações, para o processo de tomada de decisão e para o alinhamento entre as empresas parceiras.

 Quer saber mais sobre essa relação? Entenda como as plataformas digitais de suporte às decisões clínicas contribuem com a cultura de inovação e veja como modernizar o seu laboratório!

 Outro ganho da terceirização é em relação à fluidez da rotina corporativa. Afinal, como os colaboradores terão uma carga de trabalho mais enxuta, os esforços podem ser redirecionados para outras prioridades, como o cuidado focado no paciente. Isso favorece a credibilidade do laboratório e impulsiona a fidelização. Pontuamos os benefícios mais evidentes da terceirização de laboratórios:

  • Dia a dia de trabalho mais fluido e organizado;
  • Equipes engajadas, motivadas e produtivas;
  • Otimização do fluxo de tarefas e definição assertiva de prioridades;
  • Mais agilidade na entrega dos resultados aos pacientes;
  • Atendimento mais humanizado e acolhedor;
  • Melhoria na experiência dos pacientes no laboratório.

 

Como é o fluxo de trabalho com um laboratório terceirizado?

O fluxo de trabalho na terceirização de laboratórios segue os pontos básicos do processo de coleta, análise e entrega dos resultados. A principal diferença é que, no trabalho com parceiros terceirizados, o suporte de sistemas digitais é ainda mais necessário para garantir a confiabilidade e segurança nas operações.

 Afinal, como o fluxo de informações é mais amplo, o cuidado com a rastreabilidade e registro dos dados precisa ser redobrado para que nenhum dado importante se perca no caminho. 

Com o auxílio de sistemas inteligentes, todo o percurso das amostras fica devidamente registrado e o processo de realização dos laudos também se dará de forma mais criteriosa, a partir das funcionalidades da plataforma automatizada.

 A seguir, resumimos as principais etapas do fluxo de trabalho com um laboratório terceirizado:

Cadastro dos laboratórios de apoio

As instituições que decidem utilizar laboratórios de apoio precisam de um sistema automatizado funcional para o gerenciamento da saída e entrada das amostras e dos resultados de exames, similar ao controle de produtos das fábricas. 

A matriz deve cadastrar todos os laboratórios de apoio, a precificação do serviço e o código da empresa para que exista um mapeamento efetivo e rápido das unidades distribuídas por ele.

Execução da amostra

Para o envio de amostras aos laboratórios de apoio, o sistema matriz precisa da requisição completa do procedimento para ajudar na realização do processo de execução do exame nos equipamentos da instituição terceirizada.

 Depois disso, o laboratório solicitante cria um mapa de trabalho com os exames terceirizados e, através do módulo de exportação, gera um arquivo XML, que é enviado via sistema ao laboratório de apoio.

 Após os exames serem executados, o laboratório solicitante entra no sistema do laboratório de apoio e gera um novo arquivo XML, que é exportado via módulo para a validação do bioquímico.

 Esse profissional tem a autonomia de liberar, pedir repetição com ou sem nova amostra, mediante consultas feitas em relação a resultados anteriores, valores de referência ou histórico clínico do paciente.

Finalização do resultado

Quando as etapas anteriores se dão de forma adequada, a finalização do resultado ocorre de maneira ágil, segura e confiável. Isso garante uma entrega mais rápida para o paciente e evita inconvenientes, a exemplo da recoleta de exames. 

Como vimos, o grau de precisão dos laudos e de agilidade nas entregas está diretamente relacionado à eficiência dos sistemas laboratoriais disponíveis.

 Portanto, se você pretende praticar a terceirização de laboratórios em conformidade com o controle de qualidade laboratorial, saiba que o apoio das ferramentas tecnológicas é indispensável. Esse suporte favorece não só a rotina corporativa, mas também a satisfação dos pacientes na clínica.

 Você sabe qual o grau de eficiência do seu laboratório? Faça nosso quiz e descubra qual o nível de controle de qualidade na sua instituição!

Entenda a terceirização de laboratórios em um sistema automatizado

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratório, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.