COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Entrega de exames on-line: mais eficiência para gestão de saúde

Por Alice Schmitt (Pixeon) em 31 de outubro de 2017

Muitos centros de medicina diagnóstica estão buscando tecnologias para entrega de exames on-line. Alguns motivos, como o custo dos insumos e o fato de nem todas as pessoas buscarem os exames, estão ocasionando essa procura por esta alternativa. Aqui, você descobre os 5 vantagens ao oferecer o acesso aos exames no meio online.

 

Preparamos também o infográfico abaixo que apresenta alguns dados significativos de como as instituições de saúde, médicos solicitantes e pacientes estão reagindo a entrega de exames on-line. Confira.

 

A evolução da entrega de exames

 

A rotina de entregas de exames evoluiu em produtividade e eficiência. Com as novas tecnologias, médicos, instituições de saúde e pacientes buscam uma mudança efetiva para esse processo que ainda representa um custo alto para todos os envolvidos. Hoje, felizmente, já existem boas soluções disponíveis no mercado para as entregas de exames on-line.

 

Como era antes da tecnologia

 

Com a ausência de soluções tecnológicas, assim se dá o procedimento: o médico entrega a solicitação de um exame, e o paciente se dirige a uma clínica para realizar o procedimento. Depois, o paciente precisa voltar até a instituição para retirar o exame e, por fim, marcar o retorno com o médico para saber o resultado. Tudo isso gera um gasto ao paciente com transporte, estacionamento e tempo. Ao contrário da entrega de exames on-line que permite mais conforto e agilidade nos processos.

 

Para as clínicas, o custo é ainda maior com a impressão dos exames (película de filme, pasta e papel) e estrutura de atendimento, colaboradores, espaço de armazenamento de exames, estacionamento, etc. Além disso, médico solicitante precisa esperar ter o resultados em mãos para realizar o diagnóstico e, só então, dar andamento ao tratamento. Em casos emergenciais, essa espera pode também causar forte ansiedade no paciente e uma demora para o início do tratamento. Sabemos que na área da saúde o tempo é precioso e pode ser um aliado da cura.

 

Como funciona a entrega de exames on-line

 

Com a implementação de novas tecnologias e sistemas integrados, no entanto, o médico solicitante e o paciente irão receber um e-mail informando da disponibilidade do exame na internet. O paciente pode criar sua própria conta e armazenar seu histórico de exames em um só local e ter mais tempo disponível do que se fosse realizar a retirada física dos exames. O que gera uma comodidade e rapidez ao paciente. Da mesma forma, o médico solicitante pode ter acesso aos resultados de seus pacientes agilizando seu trabalho e informando se é necessário uma nova consulta. Conheça mais sobre a solução ClickVita que permite entrega de exames on-line.

 

Muitos centros de medicina diagnóstica estão buscando tecnologias para entrega de exames on-line. Alguns motivos, como o custo dos insumos e o fato de nem todas as pessoas buscarem os exames, estão ocasionando essa procura por esta alternativa.

 

Eficiência para todos

 

Atualmente, 54,8% dos lares brasileiros já estão conectados ao mundo digital. No total, 95,4 milhões de pessoas no país acessam à internet, segundo dados do IBGE divulgados em 2016. E acesso à rede se torna cada dia mais universal, facilitando a disponibilidade dos resultados de exames em casa ou no consultório médico em todos os cantos do país. Não à toa, clínicas que já adotaram sistemas de entrega de exames on-line tem em média 25% dos resultados visualizados pelos pacientes via web.

 

Confira também o e-book sobre como sistemas de entregas de exames on-line trazem mais eficiência ao mercado de saúde

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

LGPD – Integridade, Privacidade e Inovação na Saúde

LGPD – Integridade, Privacidade e Inovação na Saúde

Um milésimo de segundo faz sim toda diferença nessa área. Agilidade, Inovação, Integridade e Privacidade, precisam estar em perfeita sintonia, focados no salvar vidas, aprimorar atendimento e transformar a saúde.   O Brasil está vivendo mais um marco legal, que […]

Como a gestão de custos hospitalares impacta na tomada de decisões

Como a gestão de custos hospitalares impacta na tomada de decisões

O gestor de uma instituição de saúde precisa ter em suas mãos a gestão de custos hospitalares de forma efetiva. A gestão de custos vai apontar os principais gargalos da instituição. Mais do que isso, a gestão de custos eficiente traz o questionamento: podemos fazer mais e melhor com os recursos que temos? É importante entender que a informação de custos pode ser aplicada como ferramenta de suporte à tomada de decisão gerencial e estratégica e não meramente como forma de controle e de cortes.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias