COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

4 dicas para redução de custos em laboratório de análises clínicas

Por Pixeon em 15 de junho de 2023

A redução de custos em laboratórios de análises clínicas sempre foi um grande desafio no setor de saúde. Como sabemos, esse segmento não permite negligências, tendo em vista que certos erros podem até mesmo comprometer a segurança dos pacientes. Mas isso não quer dizer que, para prestar um serviço de alto nível, o gestor precise extrapolar os recursos da instituição.

Hoje em dia, com as inovações trazidas pela transformação digital, ficou mais fácil adotar estratégias de redução de custos sem abrir mão da qualidade da assistência prestada aos pacientes. É disso que falaremos neste conteúdo. Continue a leitura e veja 4 práticas certeiras para enxugar o orçamento a partir da otimização de processos operacionais e administrativos.

 

Por que adotar estratégias para redução de custos em laboratórios de análises clínicas?

O controle orçamentário é fundamental para o funcionamento de qualquer instituição. Até porque não há como falar em margem de lucro sem que haja equilíbrio entre as receitas e despesas da organização. 

No caso dos laboratórios de análises clínicas, esse controle envolve um trabalho ainda mais minucioso, pois a redução de custos não pode interferir na segurança dos pacientes.

Sendo assim, as instituições vêm inovando cada vez mais seus processos internos para otimizar recursos e, ao mesmo tempo, investir na qualidade dos serviços prestados aos clientes. Um exemplo é a adoção de sistemas de gestão que automatizam tarefas manuais para que os colaboradores ganhem mais tempo operacional. Assim, poderão aprimorar o relacionamento com os clientes visando a fidelização.

A automação de tarefas, o uso racional do tempo de trabalho e a fidelização dos pacientes são, portanto, meios importantes para reduzir custos e aumentar a lucratividade. Esse processo blinda o gestor de riscos relacionados a crises econômicas e ajuda a manter a instituição competitiva no mercado. 

Além desses benefícios, podemos citar também a consolidação de uma imagem sólida e positiva da empresa.

Quer saber mais sobre automação em laboratórios e outros ganhos resultantes das inovações tecnológicas? Conheça o conceito de Saúde 5.0 e veja quais tecnologias têm retorno garantido nesse segmento!

 

4 dicas para reduzir custos em laboratórios

Agora que você já está ciente da importância da redução de custos em laboratório de análises clínicas, vamos às 4 dicas práticas para enxugar o orçamento a partir da diminuição de glosas e de outras falhas administrativas e operacionais.

1. Automatize processos internos

Como vimos, a automação de tarefas é um catalisador da redução de custos em laboratórios. Afinal, os processos automatizados favorecem a produtividade das equipes. Assim, os colaboradores conseguem otimizar o tempo em operação e poderão focar em outras prioridades na empresa.

Além disso, o uso de um sistema inteligente que automatiza tarefas manuais evita uma série de falhas dos colaboradores, as quais poderiam gerar prejuízo financeiro no futuro. Um exemplo é a otimização dos cadastros de pacientes e do processo de etiquetação das amostras na realização dos exames.

Com o auxílio de um software especializado, as equipes não terão mais que fazer essas tarefas manualmente. Isso evita erros clássicos que poderiam culminar em recoletas de exames, trocas de resultado, entre outros inconvenientes que geram gastos extras e desperdício de recursos.

2. Faça uma boa gestão de fornecedores

É fundamental caprichar na gestão de compras nos laboratórios para reduzir custos em curto, médio e longo prazo. Um planejamento minucioso ajuda muito nessa tarefa, pois permite padronizar certos procedimentos para não haver compras desnecessárias. 

Do mesmo modo, uma tabela indicativa das melhores parcerias também facilita as operações de compra, podendo inclusive ser retroalimentada com novos dados.

Assim, a cada experiência positiva com fornecedores, o gestor poderá sinalizar os responsáveis no departamento de compras para priorizar os produtos de qualidade garantida, aliados ao melhor custo-benefício da aquisição.

A terceirização de serviços também pode contribuir para a redução de custos. Portanto, vale a pena avaliar a possibilidade de terceirizar determinadas tarefas para ganhar tempo e escala no negócio.

3. Mantenha suas equipes alinhadas

Uma comunicação fluida ajuda a manter as equipes alinhadas, o que também é essencial para evitar falhas de operação e, assim, controlar gastos desnecessários. É dever do gestor capacitar as equipes para que todos os colaboradores saibam utilizar os sistemas adotados e, a partir deles, alavancar a própria performance individual.

Novamente, destacamos a importância dos sistemas digitais para que as equipes trabalhem de forma fluida e assertiva. Um software especializado em gestão laboratorial organiza os fluxos corporativos e estrutura a base de dados do laboratório para evitar glosas, troca de informações ou mesmo perda de documentos importantes, entre outros inconvenientes que poderiam trazer grande prejuízo financeiro.

É nesse momento que um software intuitivo mostra sua vantagem: treinar a equipe em novas atividades ou mesmo um novo colaborador se torna uma missão simples e ágil de ser cumprida pelos gestores.

4. Invista em Business Intelligence

Hoje em dia é praticamente impossível falar em redução de custos nas empresas sem falar em Business Intelligence e na gestão baseada em indicadores sólidos. Não à toa, os sistemas digitais para laboratório de análises clínicas também têm como objetivo promover um acurado trabalho com a inteligência de dados, de modo que o gestor possa basear suas decisões em indicadores de confiança.

Além disso, mais do que a compilação dos dados administrativos em si, essas ferramentas fazem o registro das informações dos pacientes de forma segura e totalmente integrada à prontuários eletrônicos e a outros recursos digitais. Isso estreita a relação entre os pacientes e os profissionais de saúde, promovendo uma assistência mais acolhedora e personalizada.

Ou seja, contar com sistemas digitais é o primeiro passo para aliar redução de custos e atendimento de excelência no seu laboratório. O resultado é um clima organizacional positivo, equipes motivadas e pacientes sempre satisfeitos.

Você sabe o que buscar nesse tipo de ferramenta? Veja a checklist do que não pode faltar na hora de escolher o melhor software para a sua instituição!

4 dicas para redução de custos em laboratório de análises clínicas

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *