COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

5 ideias criativas para laboratórios de análises clínicas

Por Pixeon em 14 de setembro de 2023

A jornada do paciente é um fator decisivo para a fidelização no laboratório. Isso significa que, se a experiência não for agradável, é bastante provável que o paciente vá para a concorrência numa próxima oportunidade. Nesse sentido, pensar em ideias criativas para laboratórios de análises clínicas é essencial para estreitar esses laços com o público e impulsionar a fidelização.

Uma infraestrutura de qualidade aliada a processos internos bem organizados é o que permite um atendimento diferenciado desde a chegada do paciente até a entrega dos resultados. Junto disso, o gestor pode aprimorar o relacionamento com os pacientes por meio de ações de Marketing com propostas atrativas para nichos específicos do segmento.

É disso que falaremos neste conteúdo, mostrando como a implementação de ideias criativas fortalece os vínculos não só com o público, mas também internamente, estreitando a relação com os colaboradores para que possam sempre prestar um serviço de excelência. Estas são as dicas que você verá neste conteúdo:

  • Conte com equipamentos de primeira linha
  • Capriche no treinamento das equipes
  • Proponha pacotes para públicos específicos
  • Aproveite a sazonalidade para fazer ofertas
  • Invista em tecnologia para cultivar o relacionamento

 Falando em relacionamento e tecnologia, aproveite e veja como oferecer uma experiência diferenciada para o seu paciente também na jornada on-line!

 

5 ideias criativas para laboratório de análises clínicas

Vamos agora às dicas criativas que você pode implementar o quanto antes na sua instituição para fortalecer os laços com os pacientes.

 

1. Conte com equipamentos de primeira linha

Um laboratório de análises clínicas precisa transmitir credibilidade desde a recepção até a entrega dos resultados. Afinal, quando o assunto é saúde, não pode haver negligências. Nesse sentido, disponibilizar os melhores equipamentos para a realização dos exames é crucial para a percepção que o paciente terá da clínica.

Além disso, uma aparelhagem moderna, funcional e em excelentes condições de conservação e limpeza faz muita diferença na condução dos procedimentos. Isso vale não só para o paciente, mas também para as equipes internas, que poderão trabalhar de forma mais eficiente e produtiva.

 

2. Capriche no treinamento das equipes

Um time alinhado é garantia de sucesso nas operações de um laboratório de análises clínicas. Como os procedimentos exigem uma comunicação efetiva entre todos os setores – recepção, coleta, análise e entrega – é essencial que os profissionais estejam bem treinados e conheçam a fundo todos os trâmites entre um departamento e outro.

Mais especificamente em relação às coletas, o gestor precisa estar atento à configuração do laboratório para que os procedimentos se deem de forma prática e segura. Os equipamentos devem ser utilizados seguindo à risca as instruções do fabricante.

Quanto à organização do espaço físico, procure instalar a aparelhagem em um local que não interrompa a circulação de pessoas, mantendo também os demais itens de apoio por perto. Durante os treinamentos, as equipes podem validar quais as melhores estratégias nesse sentido.

 

3. Proponha pacotes para públicos específicos

O público-alvo de um laboratório é bastante vasto. O gestor deve enxergar isso não como um desafio, mas sim como uma oportunidade de atrair cada vez mais clientes em potencial. Criar pacotes para públicos específicos, por exemplo, é uma ótima estratégia de Marketing.

Campanhas para mulheres, homens, idosos, adolescentes, gestantes, casais, entre outros nichos atraem muitos pacientes para o laboratório. Uma dica é que o gestor pode avaliar nos indicadores do laboratório quais são os públicos mais frequentes no estabelecimento e, a partir daí, focar em ações personalizadas para as demandas desses públicos.

 

4. Aproveite a sazonalidade para fazer ofertas

Outra dica de Marketing bastante efetiva quando falamos em ideias criativas para laboratórios de análises clínicas é a elaboração de ofertas sazonais. Sabe aqueles compromissos que as pessoas assumem consigo mesmas na virada de ano? “Este ano vou cuidar mais da minha saúde”, por exemplo.

Que tal explorar essa época sazonal para criar ações que atraiam esse público, mostrando que o seu laboratório compreende a importância do cuidado com o cliente e que está devidamente preparada para isso?

O mesmo vale para aquelas épocas em que as pessoas costumam fazer check-ups, como no inverno (quando aumenta a incidência de doenças respiratórias, por exemplo) ou nas campanhas de saúde como Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras.

 

5. Invista em tecnologia para cultivar o relacionamento

Sem dúvida, a tecnologia é uma grande aliada para colocar todas essas ideias criativas em prática e impulsionar a atração de novos clientes. Afinal, quando o laboratório dispõe de boas ferramentas tecnológicas, a comunicação com os pacientes fica mais fluida e personalizada, sobretudo no que diz respeito ao agendamento online, encurtamento de filas e agilidade na entrega dos resultados.

Portanto, se você quer implementar práticas inovadoras no seu laboratório, saiba que o investimento em tecnologia é sempre um ótimo começo para estreitar laços e aprimorar o relacionamento com os clientes.

Ainda não sabe como escolher esse tipo de ferramenta? Veja a checklist do que não pode faltar em um software para laboratório e faça uma escolha inteligente!

 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratórios, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *