COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Marketing para laboratório: como fazer?

Por Pixeon em 23 de junho de 2023

Conhecer bem o público-alvo, estudar os concorrentes diretos e investir em uma boa presença nas redes são algumas estratégias eficazes de marketing para laboratório. Hoje em dia, é praticamente impossível obter sucesso e conseguir visibilidade sem recorrer ao marketing e sem priorizar a experiência do paciente. 

Quer saber como fazer isso na prática? Continue a leitura e veja o que considerar para fazer um marketing eficiente!

 

Como planejar o marketing para laboratório?

Um planejamento de marketing envolve diversos critérios que vão desde o alinhamento das equipes até a busca por soluções inteligentes que priorizem a satisfação do paciente. Assim, o “boca a boca” será sempre positivo. A seguir, falaremos dessas táticas de aperfeiçoamento do seu plano de marketing para laboratório.

Estude seu público-alvo

A primeira coisa que o gestor deve pensar é: a quem se destina esse planejamento de marketing? Qual é o perfil dos meus clientes em potencial e o que eu devo fazer para cativá-los? Com estratégias bem direcionadas e que dialoguem com as necessidades e desejos dos seus pacientes, você não corre o risco de perdê-los para a concorrência.

Portanto, comece analisando criteriosamente o perfil do público-alvo do seu laboratório de análises clínicas. O serviço que sua instituição oferece é capaz de suprir as demandas desse público? Se sim, você está no caminho certo. Se não, é hora de redesenhar as estratégias para atrair pessoas que representem o tipo de público que vai usufruir dos serviços que você oferece, criando, assim, um ciclo de indicações positivas.

Contudo, se você não consegue ter dados que tragam uma visibilidade do perfil dos pacientes atendidos, talvez seja hora de considerar a troca do sistema de gestão utilizado. Afinal, a gestão baseada em dados é uma necessidade, e a falta de informações claras deixa os gestores no escuro para traçar estratégias de crescimento.

Analise seus concorrentes

Saber o que os seus concorrentes diretos têm feito é primordial para diferenciar sua estratégia e oferecer aquele “algo a mais” no seu laboratório. 

Um bom marketing para laboratório deve contemplar não só as vantagens do laboratório em si – como a ausência de filas e agilidade na entrega dos resultados, por exemplo – mas também os diferenciais do atendimento para que o cliente tenha certeza de que está escolhendo a melhor opção.

Só é possível enxergar essas características com clareza se você prestar atenção na concorrência. Jamais feche os olhos para ela. Procure entender o que determinado laboratório faz de melhor e, a partir daí, ajuste os gargalos da sua operação visando gerar um atendimento de primeira, personalizado e humanizado, pois é isso o que cativa o cliente ao longo da jornada na sua instituição.

Vale lembrar que não é porque um concorrente está fazendo algo que você deve fazer também. A diferenciação é um fator chave em estratégias de marketing, portanto, identifique não só os pontos fortes dos concorrentes, mas também os seus e, a partir disso, trace um caminho diferente do dos concorrentes. 

Faça campanhas sazonais

Cuidar da saúde é um ato contínuo, e as campanhas sazonais são formas de lembrar seus pacientes que está na hora de se cuidar (e que o seu laboratório pode ajudar com isso).

Alguns exemplos de campanhas que você realizar: 

  • Semana da saúde da mulher, com um pacote de exames específicos para saúde feminina;
  • Campanhas de vacinação contra gripe ou outras doenças sazonais;
  • Mês da saúde masculina;
  • Campanha do idoso;
  • Programa de atenção à saúde da gestante;
  • Mês do cuidado para toda a família, com pacotes de exames e vacinas para 3 ou mais pessoas.

Note que cada uma dessas ideias considera um público específico, por isso salientamos no começo deste artigo a importância de conhecer bem o perfil de quem já é seu cliente.

Faça parcerias com empresas e clínicas 

É comum que grande parte da demanda de laboratórios venha de pacientes que passaram por uma consulta médica antes, portanto, hospitais, clínicas e consultórios próximos ao seu laboratório podem ser grandes aliados. 

Mapeie e procure essas instituições da sua região para estabelecer uma parceria de indicação do seu laboratório para os pacientes que necessitarem de exames diagnósticos. A proximidade geográfica é um dos seus diferenciais para essa negociação, além das acreditações laboratoriais que atestam a sua qualidade e as tecnologias que podem facilitar a rotina dos médicos solicitantes, como a entrega online de resultados. 

Outra parceria que pode trazer vantagens é no fornecimento de vacinas para empresas no geral, as quais podem oferecer as campanhas de vacinação como um benefício para seus funcionários. 

Invista em marketing digital

Como dissemos na introdução do conteúdo, o mercado atual exige trabalhar com os dispositivos virtuais para ganhar visibilidade – inclusive diante da concorrência. Por isso, desenvolva uma estratégia de marketing para laboratório o quanto antes, considerando não só uma boa presença nas redes sociais, mas também ações que podem ser aplicadas no próprio laboratório para impulsionar a fidelização.

No ambiente virtual, além das redes sociais da instituição, é importante ter um site amplo e bem executado. A navegação deve ser intuitiva e permitir que os clientes encontrem todas as informações que necessitam, incluindo o agendamento online (tanto de exames, quanto de coletas domiciliares e vacinas), informações de preparo de exames e acesso aos  resultados.

Outros canais também merecem atenção, como o WhatsApp. Realizar agendamentos pelo aplicativo de mensagens e fazer a entrega de resultados são algumas das possibilidades que ampliam a experiência do paciente. E essa forma de atendimento pode ser automatizada com inteligências artificiais, de forma que nenhum paciente precise ficar aguardando a resposta de um humano e nem as equipes de atendimento fiquem sobrecarregadas.

Cultive um bom relacionamento

Favorecer a experiência do paciente – seja no ambiente virtual ou no ambiente físico – é imprescindível para que ele fique satisfeito com o serviço e considere até mesmo indicar para outras pessoas. Como sabemos, por mais que a instituição invista em ações de marketing, o bom e velho “boca a boca” ainda é o que gera mais confiança.

Por isso, procure manter a eficiência dos processos internos do laboratório para que o cliente tenha uma jornada satisfatória no laboratório desde o primeiro contato. 

Uma gestão eficaz é aquela que investe no treinamento das equipes para garantir a fluidez na rotina corporativa, evitando problemas clássicos como filas de espera, demora no preenchimento dos cadastros, falhas na coleta de dados, necessidade de reconvocação ou atraso na entrega dos resultados.

Quer saber mais sobre a experiência do paciente e como aprimorá-la? Baixe nosso e-book gratuito e veja como favorecer a jornada online dos seus clientes!

Marketing para laboratório: como fazer?

Como conquistar pacientes

Vimos que um marketing bem elaborado é um dos caminhos mais promissores para conquistar e fidelizar pacientes. No entanto, o marketing para laboratório de análises clínicas vai além das ações de publicidade e propaganda ou da presença nas redes sociais, por exemplo. 

É preciso cuidar dos processos internos para que isso se reflita na qualidade dos serviços prestados, caso contrário, as ações de marketing serão apenas um atalho para arruinar a imagem do laboratório.

Assim, é garantido que os pacientes terão uma experiência positiva, recorrendo ao serviço novamente sempre que necessário e indicando a instituição para demais conhecidos. O investimento em tecnologia é um ponto-chave nesse processo, pois os recursos inteligentes ajudam a aprimorar a gestão laboratorial para oferecer uma experiência diferenciada.

Melhore a experiência do paciente com sistemas digitais

O uso de softwares de gestão que contam com recursos de agendamento e entrega de resultados online, central de laudos, interfaceamento com equipamentos, entre outras funcionalidades que otimizam o dia a dia das equipes e evitam falhas operacionais que poderiam gerar atrasos e insatisfação.

 

Trabalhar com o apoio de ferramentas tecnológicas é, portanto, tão importante quanto investir no marketing para laboratório. Até porque, hoje em dia, o trabalho com a inteligência de dados é um dos grandes pilares do atendimento personalizado e humanizado. Afinal, atender com empatia e acolhimento demanda conhecer bem as demandas dos seus clientes e o que os levou até o laboratório.

Os sistemas para laboratórios fazem esse registro de forma automatizada, criando uma base de dados unificada, integrada e de fácil acesso por todos os membros da equipe. Assim, a gestão deixa de se basear no improviso e passa a contar com indicadores sólidos nos processos decisórios. 

Tudo isso para que seu cliente tenha a melhor experiência possível no laboratório e, assim, retroalimente um fluxo sempre positivo de ações de marketing.

 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratório, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *