Gestão hospitalar

Jornada do paciente: o que muda no fluxo de atendimento com as teleconsultas

São muitas as tarefas que hoje estão disponíveis para fazer on-line. Desde o início da pandemia, foram intensificadas as atividades a distância: reuniões de trabalho, aulas diversas, pedir comida, pedir carro, entre outras facilidades. E essa virtualização também chegou à saúde, transformando a jornada do paciente.

Em março de 2020, o governo federal autorizou a modalidade de atendimento remoto, com a portaria nº 247, tendo como base a resolução nº 2228/19 do Conselho Federal de Medicina. Desde então, cresce a cada dia a busca pelas teleconsultas. A regulamentação desse tipo de atendimento contribui para que a jornada do paciente se torne ainda mais digital.

Até então, apenas o processo de agendamento de consultas poderia ser realizado on-line, por meio de aplicativos ou plataformas digitais. Hoje, com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de sistemas específicos para teleconsultas, o paciente tem a possibilidade de consultar um médico por videochamada, no conforto da sua casa ou onde estiver, bastando ter um smartphone ou computador e acesso à internet.

Sendo assim, percebe-se a necessidade de as instituições se adequarem a esse novo perfil de paciente digital. Para garantir uma jornada do paciente eficiente, segura e satisfatória, a adoção de uma solução tecnológica para apoiar as teleconsultas é indispensável.

O que um sistema precisa oferecer para essa nova jornada do paciente?

Para passar a realizar teleconsultas na sua instituição, é preciso entender que os sistemas tradicionais para videoconferências não são recomendados para o exercício da medicina. Afinal, é preciso garantir segurança tanto para o médico quanto para o paciente.

Portanto, é imprescindível que a instituição conte com um sistema que ofereça recursos para, por exemplo, gravar as videochamadas para que possam ser consultadas posteriormente. Além disso, é importante que o sistema também auxilie no processo de agendamento e possibilite a integração da teleconsulta com o prontuário eletrônico e da prescrição de medicamentos com farmácias parceiras.

Para saber mais, confira um infográfico que preparamos, mostrando como fica o fluxo de atendimento com as teleconsultas, as principais vantagens e outros pontos.


Janine Costa

Recent Posts

O que é e como obter a Acreditação Laboratorial?

O processo de obtenção da Acreditação Laboratorial está relacionado a melhorias contínuas na gestão institucional.…

25 de abril de 2024

Relatório Hospitalar: Saiba como elaborar as instruções e regulamentações de forma prática

Um bom relatório hospitalar fornece ao gestor dados relevantes para implementar mudanças e aproveitar oportunidades.…

18 de abril de 2024

IoMT: o que você precisa saber sobre Internet das Coisas Médicas

A Internet das Coisas Médicas (IoMT) está revolucionando o setor de saúde. O uso de…

11 de abril de 2024

20 exemplos de texto para propaganda de clínica médica

Cada vez mais as pessoas estão atentas aos profissionais que as atendem e aos estabelecimentos…

4 de abril de 2024

30 nomes de clínicas médicas: Saiba como se destacar no mercado!

Os nomes de clínicas médicas são o primeiro ponto de contato com os pacientes, ou…

28 de março de 2024

Inteligência artificial na saúde para transformar a jornada do paciente

A inteligência artificial na saúde tem sido usada como um recurso tecnológico para ampliar o…

21 de março de 2024