COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Os benefícios da pesquisa por patologia no PACS

Por Pixeon em 16 de setembro de 2014

pesquisa por patologia no PACSAs instituições de saúde atendem dezenas de pacientes por dia. Isso influencia o trabalho dos médicos, que precisam diagnosticar um grande número de doenças diferentes de forma precisa. Nesses casos, buscar referências ou casos parecidos sobre um quadro clínico pode demandar tempo, seja uma pesquisa na internet ou nos arquivos de casos internos . Por isso, é importante que os médicos possam realizar a pesquisa por patologia no PACS.

 

Se for encontrado um paciente com uma doença que o médico tenha diagnosticado, ele pode fazer a pesquisa por patologia no PACS, que funciona como uma busca indexada por termos através de uma palavra chave, como por exemplo Esclerose Tuberosa, auxilia a busca de laudos de outros pacientes que apresentaram esta patologia. Mesmo se o médico não tiver atendido o caso, ele pode digitar o nome da doença no campo de busca para pesquisar laudos de outros médicos.

 

A pesquisa por patologia no PACS também contribui para o diagnóstico de doenças raras. Como essas doenças atingem um número muito pequeno de pessoas, é difícil encontrar referências de estudos sobre o assunto. Por isso, é importante que os médicos possam consultar nos sistemas se houve outra ocorrência da doença em questão na instituição. Assim, é possível comparar os casos e realizar um laudo mais preciso.

 

Nem todo PACS permite a busca por patologias, mas as instituições que fazem o uso dessa ferramenta conseguem gerar uma base de conhecimentos a partir do histórico da instituição. Essa medida contribui principalmente para a qualidade do diagnóstico, já que é possível comparar os casos dos pacientes. Em alguns PACS este serviço está associado ao programa de laudos do mesmo.

 

Ficou com alguma dúvida? Conte nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

clinica de diagnostico por imagem

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

  O termo inteligência artificial (IA) refere-se à ciência e capacidade de programar habilidades cognitivas às máquinas, computadores. Como em muitos filmes de ficção científica que assistimos, computadores dotados de IA são capazes de realizar tarefas antes apenas desempenhadas pelo […]

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Não há apenas uma forma de avaliar a saúde no Brasil. Há diversas variáveis que podem e devem ser levadas em consideração. Falar sobre crise, por exemplo, está bastante relacionado com uma combinação entre o cenário do produto interno bruto […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias