Geral

Resultado de exames online: vantagens de utilizar um sistema para a sua instituição

O uso de ferramentas digitais para dispositivos móveis e desktop é uma tendência crescente nas instituições de saúde. Além de agilizar processos e aumentar a mobilidade dos profissionais, o uso de sistemas proporciona uma série de benefícios aos pacientes, tais como:

– maior mobilidade;
– maior organização da clínica;
– melhor planejamento da agenda do médico e da instituição;
redução de custos para a administração da instituição de saúde, etc. 

Outros benefícios são percebidos quando a clínica adota uma solução para facilitar o processo de entrega de exames online. Neste artigo, vamos mostrar quais são as vantagens de disponibilizar um serviço específico para a sua instituição fazer esse processo e como a Pixeon pode te ajudar. Confira!

5 vantagens de adotar a entrega de resultado de exames online em sua clínica

1. Reduz as filas de atendimento

O paciente pode retirar o resultado de exames online não precisa ir até à clínica. Basta acessar a ferramenta e fazer como achar mais conveniente: baixar o PDF, imprimir, enviar para o e-mail do médico etc. Outro recurso importante, é o acesso aos resultados de exames online no momento da consulta, por meio da integração com outros sistemas. 

Isso reduz consideravelmente o volume das filas de atendimento, que acabam se tornando gargalos para as instituições. Quando o paciente chega até a clínica, um profissional precisa localizar seus exames, baixar os arquivos e colocar em fila de impressão. Todo esse processo pode atrasar outros procedimentos que estão em andamento, como um pré-atendimento, por exemplo.

2. Diminui os custos administrativos

A impressão de resultados de exames gera custos com papel, tinta, energia elétrica e manutenção de equipamentos. Isso sem falar no tempo que é dedicado a essa atividade. Esses custos são invisíveis que, muitas vezes, não são colocados na ponta do lápis na hora de avaliar o orçamento da instituição. 

Além disso, algumas clínicas criam áreas só para a retirada de exames, com o objetivo de reduzir as filas de atendimento na recepção. Entretanto, o que parece uma economia ou otimização no início, torna-se mais um custo no longo prazo. Afinal é necessário contratar ou realocar um profissional para essa atividade. 

As instituições que utilizam sistemas para o acesso aos resultados dos exames podem reduzir a maior parte desses custos. 

3. Aumenta a eficiência no atendimento ao paciente

Não é incomum ocorrer situações em que o paciente vai até à clínica, solicita a retirada de seus exames, mas na hora da consulta acaba esquecendo ou até perdendo a impressão. Quando isso acontece, o paciente pode ir até à clínica solicitar mais uma impressão ou acaba indo para a consulta sem os exames. 

Situações como essa prejudicam muito o atendimento ao paciente, pois sem os exames o médico não pode avaliar seu quadro clínico. 

Com o acesso online, o paciente tem os resultados dos exames sempre à mão. Pode enviar antecipadamente para que o médico faça uma avaliação e vá para o atendimento mais preparado. Quando o médico tem acesso à mesma plataforma, pode consultar os exames antecipadamente e avaliar se o paciente precisa começar algum tratamento imediato.

4. Resultados de exames online disponíveis na nuvem

Os resultados dos exames do paciente ficam hospedados na nuvem. Assim, mesmo que o paciente apague a ferramenta ou perca o acesso, suas informações e os resultados de seus exames não serão perdidos. Basta acessar novamente para recuperar os dados. 

Se preferir, o paciente também pode baixar os laudos e manter os arquivos salvos em seu smartphone, e-mail ou computador. Como for mais conveniente.

5. Reduz o volume de documentos físicos

Muitas clínicas usam como estratégia a impressão antecipada dos resultados de exames do paciente. O paciente é informado sobre a data em que os resultados estarão disponíveis e, para evitar filas no atendimento, todos os exames que estão previstos para serem retirados naquele dia são impressos. 

Se o paciente não vai buscar o resultado, os documentos permanecem ali por alguns dias ou até semanas, aguardando a retirada. Além de gerar um custo desnecessário, há um acúmulo de papéis no setor e as informações ficam expostas para outros profissionais que não deveriam ter acesso. 

O sistema digital elimina esse problema. Nenhum profissional de pré-atendimento precisa ter contato com o resultado do exame e a clínica não precisa ter um espaço físico para armazenar esse volume de papel.

Soluções de entrega de exames online da Pixeon


A Pixeon oferece diversas soluções personalizadas para clínicas e laboratórios de exames, com recursos que ajudam a otimizar a gestão de saúde e entrega do resultado de exames. As ferramenta atendem às necessidades das clínicas, facilitando a entrega de resultados e aumentando a mobilidade dos profissionais e pacientes. 

Quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas e verifique a disponibilidade do serviço para a sua instituição.

Luana

Recent Posts

O que é e como obter a Acreditação Laboratorial?

O processo de obtenção da Acreditação Laboratorial está relacionado a melhorias contínuas na gestão institucional.…

25 de abril de 2024

Relatório Hospitalar: Saiba como elaborar as instruções e regulamentações de forma prática

Um bom relatório hospitalar fornece ao gestor dados relevantes para implementar mudanças e aproveitar oportunidades.…

18 de abril de 2024

IoMT: o que você precisa saber sobre Internet das Coisas Médicas

A Internet das Coisas Médicas (IoMT) está revolucionando o setor de saúde. O uso de…

11 de abril de 2024

20 exemplos de texto para propaganda de clínica médica

Cada vez mais as pessoas estão atentas aos profissionais que as atendem e aos estabelecimentos…

4 de abril de 2024

30 nomes de clínicas médicas: Saiba como se destacar no mercado!

Os nomes de clínicas médicas são o primeiro ponto de contato com os pacientes, ou…

28 de março de 2024

Inteligência artificial na saúde para transformar a jornada do paciente

A inteligência artificial na saúde tem sido usada como um recurso tecnológico para ampliar o…

21 de março de 2024