Por que é importante procurar por tecnologias confiáveis escaláveis em radiologia médica?

radiologia médica, Por que é importante procurar por tecnologias confiáveis escaláveis em radiologia médica?
Imagem destacada do artigo

radiologia médica, Por que é importante procurar por tecnologias confiáveis escaláveis em radiologia médica?

 

É preciso pensar a longo prazo. Isso vale para diversas ocasiões: em empresas de diferentes ramos, no planejamento pessoal e profissional, na área da saúde. Quando se fala em saúde, englobamos ainda mais especificidades: hospitais, clínicas, radiologia médica. Por qual motivo? Quando se deseja o crescimento é preciso estar preparado para quando ele acontece. Nem todos estão preparados para escalar, por mais que exista demanda de mercado ou que a instituição apresente um diferencial competitivo.

 

Quais são os impeditivos para escalar? No setor da radiologia médica, podem ser citados: desorganização interna, gestão sem processos, necessidade de capacitação e falta de ferramentas que acompanham o aumento de atendimentos sem perder a qualidade. Muitos são pegos desprevenidos quando acontece o “boom” do crescimento. Por isso, pensar a longo prazo é tão importante.

 

Na sequência, você encontrará algumas das principais dicas de como identificar qual tecnologia irá ajudar a organizar todos os processos acima. Também serão citados os motivos-chave que deverão fazer parte da sua decisão de aquisição.

 

A escalabilidade da tecnologia acompanha a da radiologia médica?

 

Um atendimento diferenciado é o fator número um. Ele também guiará a instituição para o caminho certo. Ou seja, nem sempre é preciso adquirir diversos softwares. Quando é possível opinar em relação ao desenvolvimento da tecnologia e ajudar no processo, fica mais fácil de programar o próprio crescimento. Se tiver o norte, um objetivo, de onde se quer chegar, a instituição pode optar por ir integrando as tecnologias até obter um produto final eficiente, que irá atender bem, estável e preparado para escalar.

 

A escalabilidade na radiologia médica, do ponto de vista tecnológico, pode começar com o básico, depois ir para o voice explorer, passar para digitalização e ir agregando vários componentes do software. Dessa maneira, a instituição faz a montagem de uma ferramenta personalizada, que pode atendê-la perfeitamente naquele momento e acompanhar as demandas.

 

Uma solução que funcione corretamente também depende da estrutura que possui por trás. Por exemplo, contar com uma rede confiável, estar atualizado na parte de firewall e proxy, conscientizar os usuários e colaboradores e contar com todos os componentes para manter o software funcionando. O importante é ter disponibilidade.

 

A estabilidade é um ponto a ser enfatizado. Não irá adiantar adquirir uma solução que promete atender completamente a radiologia médica, com um valor alto, excelentes componentes, mas que nem sempre está disponível. O sistema precisa funcionar integralmente. Além disso, para alcançar performance com a associação de componentes, fique de olho nas soluções integradas. A integração e a disponibilidades são duas características no processo de escolha de uma tecnologia.

 

Cresci! E agora? A importância do planejamento

 

Quando se observa muitas instituições fazendo a primeira aquisição de um software em radiologia médica, um dos principais componentes que falta é a preocupação a longo prazo, do gestor com relação ao software que está comprando. De forma direta, o profissional não está avaliando que caso exista necessidade de migração, o processo pode ser bem mais lento. Assim, se houver um crescimento e o software não atender mais haverá um momento de ruptura que afetará todos colaboradores.

 

Quando há uma ruptura de tecnologia, pode haver um quebra de paradigma. Se hoje, é usado o “software A” e ele não me atende por não ter laudo narrado, imagem disponível na internet, não permitir laudar remotamente ou fazer agendamento on-line, há um grande gargalo. O “software A” não resolve mais. O que fazer?

 

Quando o “software A” passa a ficar defasado em proporção ao atendimento da radiologia médica, o pensamento natural é: “agora preciso do software B”. O que acontece pela falta de planejamento para longo prazo. Nesse caso, a “empresa B” pode não conseguir importar os dados do “software A”, terá que haver nova capacitação interna e isso acontecerá na ocasião mais desfavorável que existe: que é quando está em fase de crescimento e precisa melhorar a gestão, além de outras necessidades.

 

6 dicas finais: o que é importante acompanhar em radiologia médica

 

1. Averiguar a escalabilidade do software, se oferece integração e se poderá atender demandas futuras, que virão com o crescimento da instituição.

 

2. Saber se a empresa está sempre alinhada com as novas exigências: fiscais, contábeis e de outros meios. E se oferece atualizações da ferramenta para que a instituição esteja de acordo com os requisitos legais.

 

3. Participar de simpósios, cursos de gestão clínica e eventos com o objetivo de verificar o que as clínicas de vanguarda estão fazendo.

 

4. Verificar também o concorrente. Saber o que ele está usando e que está dando certo.

 

5. Entrar em contato constante com o departamento comercial, como está sendo a usabilidade, o reconhecimento do software.

 

6. Ler todas as novidades em revistas especializadas, acompanhar blogs, como o da Pixeon, sites de notícias médicas e estar sempre trocando ideias com outros gerentes de tecnologia.

 

Com essas dicas, ficará mais fácil de constatar quando uma tecnologia é a correta para a radiologia médica da sua instituição. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo.

 

radiologia médica, Por que é importante procurar por tecnologias confiáveis escaláveis em radiologia médica?

Escrito por:

Pixeon
Pixeon
A Pixeon é uma das maiores empresas de tecnologia para saúde da América Latina. Nossos sistemas para gestão de hospitais, clínicas, laboratórios e radiologia ajudam mais de 3 mil instituições de saúde a ganharem eficiência no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.

Veja outros conteúdos do mesmo assunto

Veja os conteúdos que preparamos para impulsionar você.

radiologia médica, Pixeon apresenta novidades no ClickVita durante JPR 2016

Pixeon apresenta novidades no ClickVita durante JPR 2016

Em 2016, a Pixeon reformula o ClickVita, o que mostra seu entendimento de mercado e a maturidade de suas soluções. O sistema de agendamento de exames on-line fica muito mais amigável para o paciente e traz inúmeros benefícios para instituições. O sistema já é utilizado por 38% do número total de médicos cadastrados pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil e tem como destaque, entre suas novas funcionalidades, o envio de SMS com lembretes para os usuários e a possibilidade de inserção de documentos e pedidos de exames na plataforma, tornando o agendamento mais prático e seguro.

radiologia médica, Mais mobilidade para médicos com o visualizador web

Mais mobilidade para médicos com o visualizador web

A popularização dos dispositivos móveis avança ano a ano. Apenas no Brasil, mais de 244 milhões desses aparelhos já circulam conectados à internet, segundo um estudo anual realizado pelo GVcia – um número maior do que o de computadores tradicionais.

Essa evolução no comportamento digital se reflete também em mudanças e benefícios para as instituições de saúde, permitindo que a mobilidade seja empregada em atividades de rotina, como a visualização de exames pelos médicos.