COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Santa Casa de Porto Alegre implanta sistema PACS

Por Pixeon em 28 de abril de 2011

Todas as unidades hospitalares da instituição começarão a utilizar sistema digital de comunicação e processamento de imagens médicas. Contrato será assinado durante a JPR 2011.

 

O centenário Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre (RS) passará a adotar o sistema PACS (Picture Archiving and Communication Systems) de gestão de imagens médicas digitais, com 65 aparelhos de diagnóstico das sete unidades hospitalares da instituição conectados ao sistema. Dessas, cinco são especializadas, principalmente nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, neurocirurgia, pneumologia, oncologia, pediatria e transplantes. A solução permite digitalizar, armazenar e transmitir imagens geradas em qualquer equipamento de diagnóstico por imagem digital, como ultrassonagrafia, endoscopia, tomografia, ressonância magnética, raio-x, mamografia etc.

 

Fundado em 1898, atende principalmente através do Sistema Único de Saúde (SUS) – 60% dos pacientes. A solução adotada pelo Complexo Hospitalar é desenvolvida pela catarinense Pixeon e composta por sistemas de gestão, comunicação e processamento de imagens (PACS Aurora) e gerenciamento de laudos (Med Report). “Para o hospital, adotar esse tipo de tecnologia significa melhorar a qualidade das imagens captadas nos exames, otimizar o trabalho dos profissionais, além de reduzir o tempo de espera para o diagnóstico e despesas operacionais e com insumos”, destaca Iomani Engelmann, diretor executivo da Pixeon.

 

Com o MedReport é possível gerenciar o laudo dentro da instituição, desde sua geração até a digitação, revisão e liberação. É o único do país a oferecer controle completo do fluxo do laudo e pesquisa de exames por patologia, que permite otimizar a precisão do diagnóstico, pois é possível comparar informações do histórico do paciente com outros exames. Ele é integrado ao PACS Aurora, que conta com a ferramenta de análise de volume, para exames de hipocampo. Com ela é possível fazer de forma facilitada o cálculo de volume, sem a necessidade de o médico se deslocar até uma estação de trabalho dedicada para realizar a análise, economizando tempo e esforço dos profissionais que atuam nesta área.

 

Composto por diferentes módulos, o PACS Aurora oferece componentes que atuam desde a captação, armazenamento e manipulação de exames, até a interpretação, gestão, compartilhamento, comparação de laudos e reconstrução de imagens em duas ou três dimensões (2D ou 3D). As informações captadas são armazenadas em um único servidor Dicom, de onde o conteúdo é distribuído para qualquer ponto, dentro ou fora da instituição. Com o PACS Aurora é possível compartilhar laudos e exames entre computadores de uma mesma rede, através da Internet ou por meio de dispositivos móveis. Com o gerenciador de gravação é possível armazenar exames e laudos em CDS, DVDs, ou disponibilizá-los pela Internet.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *