COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

ERP hospitalar: aplicação e vantagens

Por Equipe Pixeon em 3 de novembro de 2022

erp hospitalar, ERP hospitalar: aplicação e vantagens

Um dos maiores desafios dos centros de saúde é oferecer assistência de qualidade aos pacientes e, ao mesmo tempo, não comprometer o equilíbrio orçamentário da instituição. O ERP hospitalar atua nessa frente, visando reduzir custos administrativos e operacionais a partir da otimização de processos e do trabalho com a inteligência de dados. Continue a leitura e conheça as vantagens desse dispositivo tecnológico!

 

ERP hospitalar: o que é?

 O ERP hospitalar é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo aperfeiçoar a rotina das instituições de saúde por meio de processos mais analíticos e inteligentes. A sigla ERP (Enterprise Resource Planning), em tradução livre, significa Planejamento de Recursos Empresariais, ou seja, o equilíbrio orçamentário da instituição é peça-chave na atuação desse tipo de software.

Trata-se de um conjunto de sistemas para gerenciamento de negócios que funciona por meio do trabalho com dados. Esses dados correspondem às mais diversas áreas de atuação do centro hospitalar, como folha de pagamento dos funcionários, gerenciamento de estoque, aquisição de suprimentos e, sobretudo, informações sobre os pacientes – a exemplo dos indicadores da jornada hospitalar desde o primeiro contato com a instituição.

O sistema atua de modo a integrar e estruturar essas informações, correlacionando dados para gerar insights que vão aprimorar a tomada de decisões na instituição. Os resultados vão desde uma gestão de recursos mais eficiente até uma assistência mais humanizada para o paciente. Afinal, o sistema tecnológico permite às equipes conhecê-los a fundo para prestar um atendimento cada vez mais personalizado.

 

Implementação de um ERP hospitalar

Embora traga diversas vantagens para a rotina corporativa, a implementação de um ERP hospitalar exige um planejamento estratégico muito bem definido. Isso porque estamos falando de processos inovadores, os quais demandam equipes bem treinadas e que se mantenham atualizadas quanto ao funcionamento do sistema.

Nesse sentido, o primeiro passo do gestor para implementar o ERP de forma bem-sucedida é conscientizar as equipes sobre a importância da transformação digital no setor da saúde. Apesar de parecer complexo à primeira vista, com a prática do dia a dia os colaboradores logo estarão familiarizados com os dispositivos tecnológicos.

Reforçamos também a necessidade de contar com fornecedores especializados para que a implementação do software se dê de forma ágil e facilitada. O suporte em treinamentos e atualizações, por exemplo, é essencial para que as equipes consigam explorar ao máximo os benefícios do sistema.

Saiba mais sobre a cultura da inovação no setor da saúde e como funciona o controle avançado de dados nesse setor!

 

Quais as vantagens de um ERP hospitalar?

Vamos agora às principais vantagens de trabalhar com um sistema de gestão inteligente.

 

Aprimora os processos decisórios

Um ERP hospitalar permite que as instituições de saúde trabalhem com a confiabilidade dos indicadores de desempenho. As funcionalidades de Business Intelligence do sistema potencializam a análise de dados para que os gestores possam tomar decisões mais assertivas – o que influencia, inclusive, na precisão dos diagnósticos pelas equipes médicas.

 

Melhora a gestão orçamentária 

O controle de despesas é uma das preocupações mais latentes nas instituições de saúde. Até porque, quando os processos não são guiados por sistemas inteligentes, existem erros comuns que podem comprometer a gestão orçamentária do hospital. Um exemplo são as falhas de faturamento nos procedimentos por convênio, o que gera glosas.

O ERP hospitalar impede esse tipo de erro porque a ferramenta possui funcionalidades específicas para a gestão de faturamento, as quais incluem todos os dados do fluxo financeiro envolvendo as coberturas dos planos de saúde. Assim, evitam-se cobranças inadequadas ou desperdício de recursos.

Falando em desperdício, já conhece a tendência do paperless na saúde? Entenda como os sistemas inteligentes ajudam a reduzir os gastos com impressões nos centros hospitalares!

ERP hospitalar: aplicação e vantagens

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Uma rotina hospitalar mais organizada naturalmente vai impactar no rendimento dos colaboradores. Como os processos estarão mais inteligentes e confiáveis, não haverá retrabalho nem perda de tempo operacional com processos exaustivos e manuais.

A automatização de tarefas administrativas, por exemplo, possibilita o melhor aproveitamento do tempo das equipes, que poderão redirecionar seus esforços para o que é mais importante: atender o paciente com qualidade, agilidade e eficácia.

Portanto, se você deseja aprimorar os processos hospitalares de ponta a ponta, saiba que contar com um ERP é essencial para garantir uma rotina corporativa mais fluida, uma experiência de atendimento mais satisfatória e uma gestão livre de falhas.

Para saber mais detalhes, baixe nosso e-book gratuito e entenda como os sistemas inteligentes ajudam a dar um fim nas glosas!

erp hospitalar, ERP hospitalar: aplicação e vantagens

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *