COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O impacto das novas tecnologias nos laboratórios de análises clínicas

Por Paulo Pontes em 8 de janeiro de 2019

A transformação digital tem impulsionado o desenvolvimento de novas práticas para gestão e a realização de exames. A inclusão de inovações tecnológicas na saúde torna possível aumentar a eficiência dos processos clínicos, ampliar a produtividade, e reduzir os desperdícios de recursos financeiros nos laboratórios de análises clínicas. Esse processo é essencial para manter a competitividade de mercado e a sobrevivência dos negócios.

Em instituições de pequeno porte, onde não há uma grande infraestrutura para atender demandas de exames específicos, é cada vez mais comum a realização de parcerias com outras unidades para terceirizar esses procedimentos. Por meio de sistemas digitais os exames são compartilhado entre os laboratórios, distribuindo entre si a produção e a realização de laudos específicos. Esse processo otimiza também a contratação de profissionais e a aquisição de equipamentos.

laboratórios_de_análises_clínicas

Como a inovação transforma a rotina dos laboratórios de análises clínicas

Contar com tecnologias inovadoras permite que todos os sistemas atuem de forma integrada, conectando diferentes setores de um laboratório e outras unidades para o encaminhamento de demandas. Esses sistemas unificados permitem gerenciar todas as atividades realizadas na rede e delegar funções para os laboratórios de análises clínicas especializados.

Assim a conectividade entre os laboratórios ocorre de forma instantânea, o que significa uma redução considerável no tempo de espera para efetuar os exames, sendo especialmente importante em casos de pacientes com patologias graves ou necessidades cirúrgicas. Todos os ganhos em eficiência com os sistema digitais de saúde refletem diretamente na qualidade dos serviços e na segurança para os pacientes e administradores das instituições.

O processo de implementação dessas novas tecnologias torna-se cada vez mais rápido devido ao uso de plataformas online e serviços que dão prioridade à experiência do usuário. Isso significa que os períodos de adaptação para o uso desse tipo de tecnologia é menor, viabilizando o acesso quase instantaneamente!

 

Porque a análise de dados é importante

Devido à alta quantidade dos exames que são efetuados diariamente, torna-se necessário tomar medidas para que esses processos sejam feitos de forma mais rápida e precisa. Por meio de novos recursos como a análise de dados com sistemas de gestão avançada, os laboratórios podem verificar de forma compreensiva todos os dados gerados pelo tratamento do paciente e tomar decisões estratégicas, levando em conta as principais necessidades dos usuários.

O histórico médico completo de um usuário acessível no PEP, por exemplo, é um recursos vital para um atendimento eficiente. Esse aspecto é ainda mais importante nos casos de doenças crônicas, onde tratamentos contínuos devem ser realizados e adaptados de acordo com o processo de evolução do paciente. Usar um sistema que disponibiliza esses dados de forma rápida e segura é um passo importante para o aumento da qualidade nos laboratórios de análises clínicas.

solucao para gestao de laboratorios


Automação de exames e seus benefícios

Automatizar processos é uma prática adotada em todos os setores do mundo corporativo. Ao emitir os resultados de forma automatizada, a instituição de saúde pode usufruir de três benefícios principais:

  • redução de custos: o uso de sistemas automatizados e a exibição dos resultados em formato eletrônico elimina a necessidade de impressão de documentos e o envio para os médicos responsáveis, reduzindo grande parte dos custos envolvidos no processo de emissão de resultados;

  • maior agilidade: com a integração dos sistemas, os resultados são disponibilizados instantaneamente em todos os pontos da unidade. Tanto os médicos responsáveis quanto os órgãos reguladores que auditam as atividades, podem obter e transmitir as informações dentro de segundos;

  • redução de erros: com uma redução na quantidade de processos que devem ser realizados manualmente nos laboratórios, a quantidade de erros é reduzida drasticamente.


Como os laboratórios de análises clínicas podem melhorar sua comunicação com os pacientes?

Atualmente, o uso de diferentes ferramentas e plataformas de comunicação é um dos focos dos laboratórios e redes credenciadas de saúde. Porém, devemos ter em mente que apenas a digitalização dos processos não é o suficiente para dar aos pacientes um atendimento de qualidade, é necessário que esse tratamento seja feito de forma humanizada, levando em conta as necessidades específicas de cada paciente.

Para facilitar essa interação com o paciente, os laboratórios de análises clínicas devem disponibilizar diferentes canais de contatos como aplicativos, páginas nas redes sociais, telefones, e-mail e atendimento presencial. Todos esses canais devem ser administrados por profissionais capacitados que irão agir de modo eficiente e ter empatia com o paciente.

Gostou do artigo? Acompanhe nossas publicações sobre tecnologias na saúde no Blog.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inovações no laudo radiológico para aumentar a produtividade

Inovações no laudo radiológico para aumentar a produtividade

A análise de imagens para a emissão do laudo radiológico exige o máximo de eficiência, velocidade e precisão. Para isso, é fundamental contar com ferramentas digitais avançadas que apoiam a realização de diferentes atividades, eliminando o retrabalho e reduzindo pequenas […]

Os benefícios do interfaceamento com equipamentos laboratoriais

Os benefícios do interfaceamento com equipamentos laboratoriais

A integração entre sistemas digitais e equipamentos é cada vez mais importante nos laboratórios, pois amplia a produtividade e a segurança no atendimento. É com um sistema de interfaceamento laboratorial automatizado, que as máquinas para a realização de exames são […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias