COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O que é Near Miss e quais incidentes podem ser evitados com o Beira Leito?

Por Pixeon em 19 de outubro de 2023

É comum que no dia a dia das instituições de saúde as equipes se mantenham bastante atentas ao risco de ocorrência de eventos adversos que possam comprometer a segurança dos pacientes.

O near miss, ou “quase-erros” em tradução literal, é um ponto-chave nesse contexto, pois sinaliza a ocorrência de falhas internas que, se não fossem identificadas precocemente, causariam algum tipo de dano ao paciente.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo que explica em detalhes o que é near miss e o que as instituições de saúde podem fazer para mitigar esses riscos potenciais. Continue a leitura e descubra por que a tecnologia Beira Leito é sua maior aliada contra falhas e negligências no ambiente hospitalar.

 

O que é near miss?

O near miss é, segundo a taxonomia definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um incidente que não chegou a atingir o paciente, por isso o conceito foi denominado de “quase-erro” ou “quase-falha”. Vale lembrar que, se a ocorrência chegou a gerar algum tipo de dano ao paciente, a OMS classifica o fato como “evento adverso”.

Em linhas gerais, podemos dizer que o near miss se classifica como um quase-erro porque alguém da equipe detectou a falha precocemente, tomando medidas corretivas para evitar o evento adverso. No entanto, sabemos o quanto é desafiador para os profissionais de saúde estarem atentos a tantos detalhes em meio à rotina atribulada de um centro hospitalar.

É por isso que não é tão fácil assim detectar o near miss apenas no olho humano. Tanto é que o investimento em tecnologia se tornou a medida mais eficaz para se antever às falhas e mitigar as chances de near miss.

O uso de recursos tecnológicos avançados, como a solução Beira Leito da Pixeon, possibilita um controle mais rigoroso dos processos internos para que as equipes médicas e de enfermagem estejam sempre atentas à rotina do paciente. Isso inclui a rápida identificação de pacientes, checagem de itens prescritos e doses de medicamentos, aferição de sinais vitais e  monitoramento contínuo dos quadros clínicos.

Ao contar com o suporte desse tipo de ferramenta, as equipes conseguem reduzir consideravelmente as chances de erros operacionais que possam colocar o paciente em risco, pois o Beira Leito reduz as chances de falhas humanas e impulsiona a produtividade dos colaboradores.

Quer saber mais sobre como a tecnologia garante a segurança do paciente? Conheça as ferramentas que possibilitam um olhar clínico acurado e veja quais recursos ajudam a promover o bem-estar do seu paciente.

 

Near miss e a segurança do paciente

Lendo até aqui, você já compreendeu que a relação entre near miss e segurança do paciente é bastante próxima. Afinal, se esse tipo de incidente for algo comum no centro hospitalar, a preservação da saúde e da integridade física de seu paciente pode se tornar um grande desafio na sua gestão clínica.

Nesse sentido, o investimento em soluções que promovam a segurança do paciente se tornou indispensável não só para as instituições de saúde reduzirem o near miss, mas também para ganharem credibilidade enquanto organizações que se preocupam com o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.

Diversos incidentes podem ser evitados quando as equipes contam com tecnologias como o Beira Leito no dia a dia de trabalho, por exemplo:

  • Erros no cadastro/identificação dos pacientes internados;
  • Falhas na leitura de embalagens de medicamentos;
  • Alterações nas dosagens, horários e frequência da administração de medicamentos;
  • Negligências relacionadas à antecipação de riscos e prevenção de deterioração nos quadros clínicos;
  • Atraso nos processos decisórios, o que pode acabar afetando a evolução dos tratamentos.

 

Como o Beira Leito ajuda a evitar o near miss?

O Beira Leito se tornou um grande aliado na redução do near miss porque essa tecnologia foi especialmente desenvolvida para rastrear processos de checagem interna e, assim, promover a segurança dos pacientes nas instituições de saúde.

Essa ferramenta possui uma série de recursos que aprimoram a rotina de administração de medicamentos, evitando esquecimentos e outros erros clássicos que podem comprometer o estado de saúde do paciente.

Além disso, o Beira Leito otimiza as tarefas da Enfermagem para que as equipes ganhem fluidez no dia a dia e, assim, possam redefinir suas prioridades, voltando o olhar para o acolhimento ao paciente.

 

Funcionalidades do Beira Leito 

Por meio da tecnologia do Beira Leito, as equipes conseguem verificar informações detalhadas, como horário da medicação de cada paciente; se o medicamento já foi administrado no dia; se houve alterações na dosagem ou nos quadros clínicos; entre outros dados essenciais para garantir a segurança do paciente e um atendimento completo.

Nesse sentido, podemos dizer que os principais objetivos da tecnologia Beira Leito são:

  • Mitigar as chances de erros relacionados à administração de medicamentos;
  • Otimizar a checagem dos pacientes e proporcionar assistência individualizada;
  • Dar mais segurança às equipes da Enfermagem para processos decisórios ágeis e precisos.

 

Vantagens do Beira Leito

Os benefícios do uso do Beira Leito vão além da preservação da segurança dos pacientes. Como vimos, contar com essa tecnologia também é muito importante do ponto de vista administrativo e operacional, pois aumenta a produtividade das equipes e, em longo prazo, a credibilidade da instituição.

Afinal, um centro hospitalar que prioriza o bem-estar do paciente, minimiza a ocorrência do near miss e proporciona atendimento humanizado se torna referência no segmento. Esses valores naturalmente se refletem na motivação das equipes, que estarão sempre engajadas para prestar a melhor assistência possível aos pacientes.

A seguir, resumimos as principais vantagens do Beira Leito considerando-se todas essas frentes de atuação, desde a jornada do paciente até as tarefas administrativas do centro hospitalar:

  • Redução de near miss e de outras não conformidades no dia a dia das equipes médicas e de enfermagem;
  • Total controle da jornada dos pacientes quanto aos dados clínicos relacionados à prescrição e administração dos medicamentos;
  • Uso racional de medicamentos, o que ajuda a evitar desperdícios e a reduzir custos;
  • Fácil acesso ao histórico dos pacientes;
  • Ganho em agilidade e sustentabilidade, pois a centralização de dados na ferramenta dispensa o uso de papel e facilita o acesso rápido pelas equipes;
  • Antecipação aos eventos adversos, correção imediata de gargalos e replicação de padrões de sucesso para melhorias contínuas.

Para os pacientes em si, os benefícios do Beira Leito também são amplos, considerando-se principalmente a aproximação com as equipes médicas. Afinal, a tecnologia permite que as equipes se aprofundem mais nos quadros clínicos, o que contribui para o estreitamento da relação médico-paciente e consequentemente do engajamento do paciente.

Dessa forma, os pacientes se sentem mais confiantes quanto ao atendimento que estão recebendo e, naturalmente, acabam se comprometendo mais com os tratamentos. Isso também interfere no bem-estar do próprio paciente e em sua qualidade de vida no ambiente hospitalar, o que tende a interferir positivamente na evolução dos quadros clínicos.

Portanto, se você se preocupa em fazer uma gestão hospitalar bem-sucedida, em manter sua equipe sempre alinhada e em garantir a melhor experiência possível para o seu paciente, saiba que a tecnologia Beira Leito já é a sua maior aliada nesse processo, equilibrando inteligência artificial e fator humano para uma gestão diferenciada.

Se você deseja saber mais sobre essa solução, entre em contato conosco e descubra por que o Beira Leito é uma grande revolução em tecnologia hospitalar.

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

O software HIS/CIS para hospitais e clínicas, Pixeon Smart, é completo e integra toda a instituição em um só sistema, além de ser certificado no mais elevado nível de maturidade digital pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde). 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia e milhões de pacientes atendidos anualmente por meio das nossas plataformas.  

Quer saber se as tecnologias da Pixeon fazem tudo que você sempre quis para o seu hospital ou clínica? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão é capaz!

O que é Near Miss e quais incidentes podem ser evitados com o Beira Leito?

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

2 respostas para “O que é Near Miss e quais incidentes podem ser evitados com o Beira Leito?”

    • Olá, Rodrigo!
      Ficamos felizes com o seu interesse em conhecer melhor nossas soluções. Com certeza podemos ajudá-lo nos desafios do seu hospital.
      Vamos entrar em contato pelo email informado.

      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *