COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Odontograma on-line: a melhor ferramenta para dentistas

Por Pixeon e Boa Consulta em 18 de novembro de 2021

O odontograma on-line é uma ferramenta essencial para orientar o dentista e oferecer mais qualidade de atendimento aos pacientes. Nesse diagrama gráfico armazenado na nuvem, existe a demarcação de todos os dentes da arcada dentária, onde são registrados os tratamentos odontológicos aos quais o paciente foi submetido. Dessa forma, há mais segurança tanto para o próprio paciente quanto para o trabalho dos profissionais.

Essa é uma ferramenta fundamental para o controle dos tratamentos odontológicos de maneira geral, especialmente se for usada on-line. Como se trata de um documento importante na elaboração do plano de tratamento indicado ao paciente, é importante tê-lo armazenado de maneira segura, podendo acessá-lo sempre que necessário e sem o risco de perder informações.

A sua clínica ainda não conta com um odontograma on-line? Você conhece os benefícios de ter o apoio de uma ferramenta como essa e as informações dos pacientes armazenadas de forma segura na nuvem? Neste artigo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre essa solução e algumas dicas para você escolher o melhor odontograma on-line para a sua clínica. Confira!

 

Como o odontograma on-line pode ajudar a sua clínica?

Para que uma clínica seja moderna e eficiente e, assim, se destaque da concorrência, deve dedicar-se a se manter sempre atualizada. O odontograma on-line é parte disso e beneficia os profissionais no dia a dia.

Graças a essa tecnologia, os pacientes podem observar de forma clara a sua condição oral, ficando cientes da importância e da urgência dos tratamentos prescritos, enquanto o dentista pode explicar cada passo do procedimento, o que traz mais segurança e tranquilidade.

A grande vantagem de manter a documentação on-line é a segurança. O armazenamento na nuvem oferece alta proteção, já que consiste em um diretório protegido e criptografado na internet. Dessa forma, problemas físicos e estruturais são prevenidos e, mesmo se algo acontecer com o computador da clínica, é possível acessar as informações de qualquer lugar ou aparelho.

Dessa forma, a clínica economiza espaço físico, antes necessário para depósito de documentações e fichas de pacientes. Além disso, é possível reduzir o tempo gasto na busca pelas informações, já que a pesquisa através de bancos de dados é muito mais prática e ágil.

Além disso, é comum que softwares que oferecem odontograma on-line possibilitem integração com outras tecnologias, como com o prontuário eletrônico (PEP) e com o cadastro do paciente, como é o caso do PEP do BoaConsulta, que também oferecem uma grande vantagem para os profissionais da clínica.

Leia também: Jornada do paciente: o que muda no fluxo de atendimento com as teleconsultas

 

Além do odontograma on-line, quais são os benefícios oferecidos por um software de gestão odontológica?

Conheça alguns dos benefícios de contar com um sistema desenvolvido especialmente para clínicas odontológicas.

 

Auxílio na administração e no controle financeiro

Lidar com as questões administrativas e financeiras, além de se preocupar com a qualidade dos serviços prestados e com os cuidados com cada paciente, é realmente desafiador. Tendo um sistema, o profissional pode direcionar mais a sua energia ao que realmente importa: o atendimento ao paciente.

Dependendo da plataforma implementada, podem estar disponíveis funcionalidades para auxiliar na administração e no controle financeiro, como: agendas, cadastros, contas, orçamentos, prontuário eletrônico e relatórios com demonstrativos de resultados.

Toda a rotina do consultório fica mais fácil, os pagamentos são realizados em dia e é possível identificar ações necessárias para a melhoria da gestão clínica.

 

Centralização das informações

Quanto tempo você conseguiria economizar se tivesse acesso fácil a todas as informações sobre seus pacientes? Todos os dados e processos de gestão podem ser centralizados, o que permite acesso a agenda, controle financeiro e pastas dos pacientes, onde estarão prontuários e até mesmo o próprio odontograma.

Optando por um sistema voltado para serviços em saúde, ficará mais fácil padronizar e automatizar processos, facilitando a rotina do consultório e tornando a gestão mais efetiva e organizada.

 

Análise de desempenho

A sua clínica tem atingido as expectativas? Qual era a sua meta para o último ano? Quais são seus pontos fortes e fracos? Fica mais fácil responder todas essas perguntas contando com um software de gestão odontológica.

Grande parte dessas ferramentas fornecem demonstrativos de desempenhos e relatórios da gestão, além de uma avaliação completa da parte comercial do consultório.

Com todas essas informações em mãos, fica mais fácil realizar melhorias e correções, o que te ajudará não só a se manter no mercado, como também a se destacar em meio à concorrência.

 

Segurança das informações

As informações do sistema ficam todas armazenadas na nuvem, ou seja, podem ser acessadas em qualquer hora ou lugar, desde que você tenha os dados para acesso.

Todo o conteúdo é arquivado com total segurança, protegido com criptografia, o que impede que sejam acessados por terceiros ou hackers.

Além disso, geralmente esses programas trabalham com backups automáticos, evitando o risco de perdas e danos.

 

Otimização do tempo

Os softwares também ajudam na redução das tarefas, já que otimizam a gestão administrativa e financeira, assim tanto os funcionários como os próprios dentistas podem se dedicar mais aos pacientes.

Essa economia de tempo aparece especialmente quando falamos sobre o odontograma, que seria um processo muito mais demorado se realizado manualmente.

 

Como escolher o melhor software de gestão odontológica para a sua clínica?

A tecnologia pode ser um grande diferencial para a clínica, desde que seja escolhida a ferramenta adequada. Existem diversas boas opções no mercado, contudo, nem todas são ideais para as necessidades específicas da sua instituição.

Preparamos algumas dicas do que você precisa considerar para escolher o software de gestão odontológica que melhor atenda a sua clínica.

  • Conheça as funcionalidades oferecidas pelo sistema;
  • Descubra o que o sistema oferece em relação a facilidades de uso;
  • Avalie como é feito o preenchimento do odontograma on-line e se está de acordo com os padrões atuais;
  • Analise se é possível realizar modificações nas informações, em especial em casos de erros ou falhas;
  • Procure saber onde ficam salvas as informações e opte por um sistema que tenha armazenamento em nuvem;
  • Avalie como é o acesso e se as informações são protegidas, como criptografia e barreiras de login e senha;
  • Veja se são oferecidos outros benefícios além do odontograma on-line, como prontuário eletrônico, ficha cadastral, e quais deles podem ser interessantes para a clínica;
  • Confira se os odontogramas são 3D, que são melhor apresentáveis para explicar intervenções e dados aos pacientes;
  • Verifique se o sistema pode ser acessado via mobile, como por meio de tablets e smartphones;
  • Avalie se o sistema oferece espaço para incluir informações mais detalhadas;
  • Cheque se o odontograma on-line possui versões para crianças e adolescentes;
  • Procure por feedbacks de outras clínicas que usem o sistema e veja o que dizem sobre os pontos fracos e fortes dele.

Todos esses benefícios estão disponíveis no PEP do BoaConsulta, que possui os recursos necessários para gestão e atendimento odontológico.

Agora que você já sabe como escolher o sistema de gestão odontológica mais adequado para a sua clínica, não deixe de acompanhar também outros conteúdos sobre inovação e gestão em saúde no nosso blog.

Leia também Como as plataformas de apoio à decisão clínica contribuem com a cultura de inovação?

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários