COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A importância da rastreabilidade no laboratório de análises clínicas

Por Pixeon em 12 de outubro de 2023

O fluxo de atendimento nos laboratórios costuma se dar da seguinte forma: o paciente chega ao local, realiza o cadastro e é encaminhado para a coleta. Após esse procedimento, cada amostra recebe uma numeração que, além de identificar o paciente e os exames a serem feitos, também serve para fazer a rastreabilidade no laboratório de análises clínicas.

Esse processo é primordial para garantir a segurança das análises e a confiabilidade dos resultados. Por isso, contar com um sistema digital avançado se tornou uma prioridade nos laboratórios, de modo a otimizar a rastreabilidade das amostras e evitar falhas humanas na condução dos procedimentos.

Quer saber como fazer isso na prática? Continue a leitura e veja 3 dicas para aprimorar a rastreabilidade no laboratório!

 

Por que fazer a rastreabilidade em laboratório de análises clínicas

Fazer a rastreabilidade das amostras nada mais é do que monitorar os locais pelos quais a coleta passou dentro do laboratório. Esse controle é importante principalmente quando surge alguma ocorrência, como atraso nos resultados, para que seja possível verificar em qual setor a amostra ficou parada (triagem, análise, liberação) e resolver o problema.

Também pode acontecer de a amostra se “perder” entre os encaminhamentos, quando os profissionais não sabem em qual etapa ela está. Sem a rastreabilidade, seria preciso chamar o paciente novamente ao laboratório para realizar uma nova coleta, o que gera inconvenientes e prejuízos.

Apesar de ser possível fazer a rastreabilidade das amostras de forma manual, essa prática não é muito comum dentro de laboratórios pois é bastante trabalhosa. Nesses casos, o indicado é utilizar um sistema de gestão para laboratórios (LIS), que controla todas as amostras pela leitura da numeração e mostra em qual setor elas se encontram.

Também é possível localizar a amostra mesmo depois de o exame ter sido finalizado. Nesse caso, o laboratório precisa armazenar as coletas por um determinado período, a depender do tipo de exame. Por meio do número de identificação, o sistema informa em qual depósito, prateleira e posição que o tubo se encontra na bandeja.

A rastreabilidade das amostras também é importante na centralização de informações, pois a mesma numeração é utilizada por todos os sistemas da instituição. Assim, as informações ficam integradas, facilitando a análise de resultados e acelerando a entrega para os pacientes.

É por esses motivos que é tão importante contar com mecanismos avançados de rastreabilidade no laboratório de análises clínicas, de modo a manter o controle de qualidade e a eficiência nos processos desde a recepção até a liberação dos resultados.

Falando nisso, você sabe qual é o grau de eficiência do seu laboratório? Faça nosso quiz e descubra!

 

3 dicas para garantir a rastreabilidade em laboratórios

A seguir, listamos 3 dicas que vão ajudar você a aprimorar o processo de rastreabilidade no laboratório, aliando controle de qualidade, satisfação do paciente e produtividade das equipes.

1. Mantenha sua equipe bem alinhada

Cuidar do alinhamento do seu time é imprescindível para a fluidez do trabalho. A implementação de sistemas digitais robustos auxilia muito nesse processo. Isso porque, além de automatizar a rastreabilidade, esses sistemas organizam os dados clínicos e a jornada do paciente desde a recepção até a liberação dos resultados. 

Assim, não haverá erros de cadastros relacionados à digitação incorreta ou dados duplicados, por exemplo.

2. Certifique-se da segurança dos procedimentos

O uso de sistemas digitais para evitar falhas humanas nos cadastros é importantíssimo. Mas as vantagens das ferramentas inteligentes vão muito além disso.

Um software com recursos avançados de rastreabilidade ajuda o gestor a cumprir devidamente todos os protocolos de segurança que envolvem o encaminhamento e transporte das amostras. Dessa forma, evitam-se erros graves como contaminação, perda ou outras interferências.

3. Conte com um sistema digital especializado

Hoje em dia, com os avanços trazidos pela transformação digital, existem uma série de ferramentas inteligentes no mercado da saúde. No entanto, é preciso estar muito atento na hora de escolher o software ideal para o seu laboratório.

Nesse sentido, o primeiro aspecto que você precisa considerar é que a ferramenta precisa ser especializada no segmento laboratorial. Afinal, estamos falando de um setor minucioso, onde circulam diversos dados sensíveis diariamente. Portanto, é importante se certificar também de que a ferramenta em questão opera com mecanismos robustos de segurança de dados.

Outro aspecto decisivo na escolha do software é que a ferramenta precisa atuar de forma integrada com os outros sistemas digitais da instituição, de modo a proporcionar total controle da jornada dos pacientes e da rastreabilidade no laboratório de análises clínicas.

Observando esses fatores, você certamente encontrará a ferramenta certa para a sua instituição e poderá aprimorar a rastreabilidade das amostras, bem como melhorar a  experiência do seus pacientes e otimizar o dia a dia de seus colaboradores.

Quer saber mais a respeito? Veja o que não pode faltar em um sistema para laboratório e aprenda a escolher o melhor software para sua organização!

A importância da rastreabilidade no laboratório de análises clínicas

Sobre a Pixeon  

Pixeon é a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratórios, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *