Capturando imagens e filmes no formato DICOM

, Capturando imagens e filmes no formato DICOM
Imagem destacada do artigo

O padrão DICOM rege as normas para o formato de imagens médicas geradas por equipamentos para serem analisadas por programas visualizadores, e também poder armazenar no PACS e usufruir dos benefícios destes sistemas. Estar de acordo com este padrão é necessário para você poder implementar as ferramentas de análise e otimizar sua clínica.

É possível que alguns equipamentos possam ser de um período anterior a regulamentação do DICOM como padrão e as imagens geradas estejam fora dele, ou ainda no momento da compra, a licença que transforma as imagens no padrão não tenha sido incluída. Através do Capta, produto da Pixeon, você consegue converter imagens captadas diretamente para o formato de DICOM.

No caso de imagens para exames dinâmicos como colonoscopia, endoscopia, cujas imagens são geradas por uma câmera inserida dentro do paciente pelo médico em video, o Capta os transforma e os salva diretamente no formato correto. O produto também é compatível em equipamentos de ultrassonografia. Quando é necessário armazenar o vídeo, ele separa por frames e os guarda convertidos dessa forma.

Além disso, pelo Capta, após ele transformar para o padrão DICOM ela armazena as imagens no PACS, é possível para o médico fazer alterações ou anotações, além de utilizá-las para compor o seu laudo, podendo facilmente resgatar um exame anterior para comparação. Lembrando que, sem estar dentro do padrão DICOM, não há como utilizá-las em conjunto com o PACS!

Escrito por:

Pixeon
Pixeon
A Pixeon é uma das maiores empresas de tecnologia para saúde da América Latina. Nossos sistemas para gestão de hospitais, clínicas, laboratórios e radiologia ajudam mais de 3 mil instituições de saúde a ganharem eficiência no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.